Preparação e PráticaSaude e Bem-Estar

Descanso como parte dos treinos de bike: Importância da recuperação do corpo/mente

Fazer um pedal intenso é ótimo, mas depois dele, o corpo pede descanso e precisa de um alívio. Por isso, é importante dar um tempo para si e dedicar-se a algumas atividades que vão trazer todos os benefícios do treino, além da total recuperação do seu organismo.

Depois de qualquer atividade física, o corpo e a mente ficam cansados. Mesmo que você seja mais treinado e tenha muita resistência a pedais mais fortes e competições, o organismo precisa de um tempo para se recompor. É no descanso que o seu corpo ganha mais resistência, te deixando ainda mais preparado para o próximo treino.

Para ganhar os benefícios dos treinos e recompor o seu corpo sem trazer prejuízos à sua saúde, confira este artigo com dicas para fazer um descanso ideal após o treino!

Invista na alimentação durante o descanso

Descanso depois do treino de bike, alimentação com quiche e salada

Um prato de quiche de batata com frango ou legumes, acompanhada de salada, é saudável e ótima para a recuperação

A alimentação é prioridade antes, durante e depois de qualquer pedal, já que é ela que supre toda a energia que o seu corpo exige na hora de pedalar. Para o descanso do pedal pós-treino e principalmente no dia seguinte, você deve focar em alimentos específicos para se recuperar rapidamente.

Invista em carboidratos logo após o seu pedal, para recuperar o glicogênio do corpo, substância que supre a energia para os pedais. Para isso, pratos com massas, pães e tortas são boas pedidas.

Outro ponto importantíssimo é a hidratação pós pedal. Beba bastante água e, além dela, você também pode incrementar sua recuperação com vitaminas, iogurtes e sucos.

Carnes também são muito indicadas, principalmente frango, já que a proteína do alimento reconstrói as fibras musculares que foram quebradas durante o pedal.

Mantenha um sono regular

Qualquer atleta e praticante de atividades físicas de alto rendimento, precisa levar a sério suas noites de sono.

Para isso, invista em um colchão confortável e no tamanho adequado ao seu corpo. Também, evite ao máximo barulhos e iluminação no quarto para preservar o silêncio e a escuridão, que favorecem o seu sono.

Certifique-se de que a temperatura do ambiente está agradável, para não acordar de madrugada para pegar um cobertor ou ligar o ventilador. Ainda, não beba café e outras bebidas estimulantes antes de dormir e nem use o celular na cama. A claridade da tela “informa” o seu cérebro de que é dia e te mantém despertado.

Alivie o estresse do copo e da mente com massagens

Linda loira recebendo uma massagem

Meia hora de massagem já é o suficiente para renovar o corpo e a mente pós-treino

Para deixar a circulação sanguínea do seu organismo muito ativa depois do pedal, e relaxar e recuperar os seus músculos, invista em massagens corporais.

Isso pode ser feito poucas horas depois do pedal ou no dia seguinte. A massagem estimula a circulação de sangue e alivia o corpo do estresse, além de reduzir o cansaço mental gerado pelo exercício.

Pratique o alongamento para relaxar os músculos

Alongamentos são imprescindíveis para “soltar o copo” e prepará-lo para o seu descanso pós-pedal. Esticar os braços, pernas e fazer movimentos suaves dará ao seu copo, o relaxamento que ele precisa.

Nessa hora, não faça nenhum tipo de alongamento de aquecimento, mas sim de relaxamento. Portanto, nada de pegar pesos, fazer flexões ou pular. No lugar, você deve apenas esticar os membros e ficar na posição por alguns segundos, até relaxar o músculo.

Faça um treino regenerativo

Sabia que parte da recuperação também envolve fazer um pedal no dia seguinte? Porém, esse tipo de pedalada não é feito como um treinamento de força, mas sim, é um pedal mais solto, que não exige esforço. É apenas girar as pernas para aliviar os músculos e melhorar a circulação de sangue.

Leia nosso post sobre treinos regenerativos, com várias dicas de como fazê-los!

Descanso depois do treino de bike, passeio na praia

Um passeio na praia, acompanhado ou mesmo só, é uma ótima forma de relaxar

Você também deve fazer atividades que proporcionem prazer durante o seu descanso. Ler, dar uma volta em uma área verde, passear com animais de estimação, assistir a um filme, ficar com a família ou amigos faz parte do descanso pós pedal.

Por fim, não é recomendado fazer nenhuma atividade que exija esforço ou alta concentração depois do treino, já que o seu corpo e mente estarão cansados. O ideal é ir sempre no sentido do relaxamento físico e mental, para ganhar os benefícios dos treinos e ficar mais resistente para os próximos.

Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que envolve treinos para bike, dicas para performance e muito mais sobre bicicleta!

Artigos relacionados
Classificados Bike RegistradaManutenção de BikePreparação e Prática

Até quando vale fazer um upgrade? Quando comprar uma bike nova?

Se você chegou até este artigo, é porque tem um dilema entre fazer um upgrade ou comprar uma…
Leia mais
DicasPreparação e PráticaSegurança do Ciclista

Peças falsas de bike: Realidade para se prevenir

Desde o início da pandemia, o mercado de bicicletas tem vivenciado um crescimento significativo…
Leia mais
DicasPreparação e Prática

6 erros frequentes de ciclistas iniciantes

Acabou de comprar uma bike nova ou resgatou a bicicleta que estava encostada na sua garagem? Seja…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *