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23 alimentos para ciclistas terem muita energia no pedal

A alimentação bem balanceada no ciclismo proporciona mais desempenho e menos cansaço. E para garantir um bom estoque de energia no corpo para pedalar sem preocupações, é preciso acertar na escolha dos alimentos.

Neste artigo, preparamos uma lista com seis alimentos para ciclistas, que vão te deixar preparado para pedalar com muita intensidade do começo ao fim sem sentir fome. Confira!

1. Batata doce é um dos melhores alimentos para ciclistas

alimentos para ciclistas

Quase como um ‘santo graal’ no mundo dos esportes, a batata doce tem seu lugar reservado no altar da alimentação para ciclistas. Por ser um alimento de baixo índice glicêmico, a batata doce fornece energia aos poucos ao seu corpo durante o treino. Assim, ela te ajuda a manter a potência por mais tempo no pedal sem você sentir falta de força!

Além dessa ótima vantagem, a batata doce também tem altos índices de vitaminas A, B1, B2 e C. Este conjunto de substâncias favorece o funcionamento do coração e sistema nervoso. Ou seja, seu organismo terá boa circulação sanguínea e a sua coordenação motora estarão em dia!

2. Queijo: escolha o seu preferido

Em fatias ou em pedaços, o que vale é incluir o queijo dentro dos alimentos para ciclistas! O queijo é uma fonte rica em proteínas que servem para recuperar seus músculos durante ou depois do pedal. Além disso é de fácil digestão, o que reduz a demanda de energia do seu corpo para processar esse alimento.

Seja quente, derretido, gelado, e de qualquer tipo, o queijo vai deixar seus músculos prontos para pedaladas cada vez mais intensas!

3. Pão integral para os pedais

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Muito conhecido pelo seu aspecto diferente do pãozinho francês convencional, o pão integral é uma boa pedida para cafés da manhã! Esse é um dos tipos de alimentos para ciclistas que tem muitos carboidratos e fibras. Essas substâncias combinadas vão trazer energia e boa digestão, o que garante pedais fortes e sem incômodos em seu estômago.

Experimente fazer um lanche de pão integral com queijo. Além de ter um sabor diferenciado, você vai ganhar muita disposição na hora de pedalar!

4. Água é a ‘rainha’ dos alimentos para ciclistas

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Tão importante para qualquer esporte que não poderia faltar nesta lista! Pra antes, durante e depois do treino, a água vai te manter hidratado e pronto para aguentar tudo, principalmente o calor do sol, quando sair para pedalar.

A água funciona como um catalisador no organismo para que as ações metabólicas aconteçam. Toda a absorção dos nutrientes de qualquer alimento que você ingere, é auxiliada pela famosa fórmula H2O. Viu como ela é essencial para o seu desempenho e recuperação?

5. Massas são suas fontes de recuperação

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Você ama lasanha? Ótimo! Porque para abastecer o tanque – mais conhecido como barriga – com muita quantidade de carboidratos, é bom gostar mesmo de massas. Seja um espaguete, canelone, ravióli etc., as massas devem ter seu lugar nos alimentos para ciclistas.

O motivo é que as massas são ricas em carboidratos que, no seu corpo, são transformados em glicogênio, uma substância que dá muita energia aos seus músculos. Uma dica aqui é optar também pela massa integral; já que falamos sobre os benefícios desses dois alimentos separados, imagine juntos?

Mas, escolha o horário certo para consumi-las: para sua recuperação muscular, é mais indicado comer massas depois do pedal do que antes. Estômago cheio e bicicleta não combinam!

6. Ovo, um alimento pra ficar resistente

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Para completar a lista de alimentos para ciclistas, não poderíamos deixar de falar sobre o ovo. O ‘branquinho’ é muito rico em albumina, que é um tipo de proteína bem completa e ideal quando o assunto é reconstrução muscular. Essa substância está em abundância na clara do ovo, enquanto que na gema estão concentrados colesterol, gorduras e vitamina E.

O cuidado aqui é não abusar do ovo se você tem diabetes, níveis altos de colesterol ou problemas cardíacos. Com equilíbrio no consumo do ovo dentro da sua dieta, você terá muitos benefícios na hora de pedalar!

7. Chocolate é perfeito

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Chocolate é um dos melhores alimentos para ciclistas terem energia o suficiente para pedalarem com mais explosão de força.

O motivo que faz do doce um dos favoritos para treinos de força, é porque ele é um alimento estimulante. Uma substância parecida com a cafeína, presente no chocolate, é a responsável por esse efeito.

Para garantir boas doses de força durante o pedal, prefira consumir a versão amarga do doce.

O critério para essa escolha é que os tipos mais doces de chocolate — ao leite, branco etc — são carregados em açúcares e gorduras. Isso prejudicam a digestão e não trazem o mesmo resultado energético.

8. Iogurte para os dias de calor

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O iogurte contribui tanto para o antes do treino como para o depois. E o que explica essa versatilidade do alimento é que ele é rico em carboidratos e proteínas de origem vegetal.

As duas substâncias são fundamentais para que os músculos sejam abastecidos de acordo com aquilo que eles precisam para ficarem fortes. Enquanto o carboidrato fornece a energia e repõe a massa perdida, a proteína repõe os tecidos musculares.

O iogurte ainda traz uma boa vantagem para ser consumido nos dias de calor, pois, ele é gelado e refresca das altas temperaturas.

9. Banana para ter resistência

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Banana para evitar câimbras. Esse é um mito, mas que essa fruta é um dos melhores alimentos para ciclistas ganharem energia, isso é verdade.

O fato que faz da banana uma poderosa aliada para a atividade física é que ela é bastante rica em potássio, cálcio e magnésio. Elementos que têm muita importância na manutenção do organismo e construção de massa muscular.

Outro ponto relevante dessa fruta é que ela é carregada em frutose, o açúcar natural das frutas. Por esse motivo, ela entrega boa dose de energia para você encarar pedais mais pesados.

Logo, incluir uma ou duas bananas por dia, que podem ser consumidas antes e depois dos treinos de bike, faz todo o sentido.

10. Maçã para o intestino

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A maçã faz parte da lista de alimentos para ciclistas terem bastante energia, por causa de seus vários nutrientes e benefícios. Mas, vamos nos ater a dois fatores que a fazem perfeita para a sua dieta para pedalar: a frutose e as fibras.

No primeiro item, a maçã ganha disparada em relação a várias frutas, pois, ela é bem “recheada” de frutose. O que a faz ideal para uma pedalada mais agressiva, por causa da reserva de energia que a fruta garante.

Já no segundo quesito, que são as fibras, a maçã vence como uma ótima fruta para a manutenção da saúde do intestino. Esses nutrientes ajudam com que a flora tenha mais equilíbrio, evitando desconfortos gástricos.

Mas, cuide para não exagerar na quantidade de maçãs ingeridas, pois a casca da fruta tem a pectina, um elemento que pode causar intestino preso.

De forma geral, consumir uma maçã por dia já é o suficiente para ter boa quantidade de energia para os pedais.

11. Beterraba é uma grande dose de açúcar

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A beterraba é uma raiz conhecida por sua cor roxa muito forte. Mas, nos alimentos para ciclistas ela vai além disso.

Esse alimento é rico em sacarina, um tipo de açúcar encontrado em vegetais. Para se ter uma ideia mais prática do quanto ela é abastada nessa substância, o açúcar refinado pode ser produzido a partir da beterraba.

Pelo motivo acima, e porque o alimento é natural e reserva nutrientes como a vitamina A, B1, B2, B5 e potássio, ela é perfeita para comer antes de pedalar.

Dica: você pode fazer um sucode laranja com beterraba, que o efeito energético será ainda mais potente.

12. Mel garante força

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O mel é o “açúcar das abelhas”. O ingrediente 100% natural pode ser usado tanto em receitas de bolos, doces e outras guloseimas, como ser saboreado in natura.

Além do sabor incrível que o mel tem, ele garante uma dose turbinada de energia para pedalar mais e melhor. A boa é que esse alimento ainda contribui para a saúde do coração, equilibra os níveis de colesterol e reforça o sistema imunológico.

Com tantos benefícios para além da energia, vale a pena tomar uma colher de chá de mel, antes de pedalar.

13. Suco de laranja para ter calorias

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Tomar um suco de laranja logo cedo pode não trazer a melhor sensação na boca. Mas, você pode adoçar um pouco a bebida só para disfarçar o azedo natural da fruta, sem medo de perder a energia que ela garante.

A laranja é rica em carboidratos e tem gordura em quantidade quase zero. Esse equilíbrio entre as duas substâncias potencializa os efeitos positivos do suco da fruta.

Mas, para aproveitar o melhor desse alimento para ciclista, beba o suco com o bagaço. O motivo é que nesta parte da laranja estão concentradas boas quantidades de nutrientes. Então, só retire os caroços e, bom proveito.

14. Café para despertar

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Nem precisaríamos dizer que o café é a bebida que desperta. Mas, como o assunto aqui é mostrar os melhores alimentos para ciclistas terem energia para pedalar, ele deve fazer parte do post.

A bebida é energética e consegue despertar você na medida certa para que o seu pedal logo no início da manhã nublada seja mais agitado.

15. Rapadura, um pedaço faz bem

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A rapadura é doce, mas é dura. Porém, vale a pena quebrar em pedacinhos esse açúcar em sua versão mais bruta e saudável.

O alimento tipicamente consumido em interiores de estados e na região nordeste brasileira tem sua importância para os esportes. Uma barrinha de rapadura é capaz de levantar o ânimo e fazer você pedalar por bons quilômetros.

16. Aveia ajuda a pedalar por mais tempo

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A aveia é um dos alimentos essenciais para ciclistas que garantem energia durante a prática do ciclismo. É a base para sopas e mingaus, sendo um alimento versátil e nutritivo. Bem como qualquer outro alimento, a aveia tem alguns benefícios para nosso corpo.

Primeiro, ela possui uma grande quantidade de fibras e nutrientes que ajudam a melhorar o sistema digestivo, além de melhorar o metabolismo de maneira geral. A aveia também reduz o colesterol, o que é ótimo para pessoas que praticam ciclismo, pois elimina a inflamação causada pelo esforço.

Por ser rica em ferro, ela contribui para a produção de energia, ajudando assim os ciclistas a pedalarem por muito mais tempo e melhorarem suas performances. Além disso, a aveia oferece carboidratos complexos que fornecem uma fonte de energia duradoura e saudável para os ciclistas.

17. Amêndoas são importantes fontes de energia e nutrientes

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As amêndoas são um dos alimentos essenciais para você ter energia enquanto pedala. Elas são ricas em minerais como cálcio, magnésio, fósforo e potássio, permitindo que você se sinta cheio de energia enquanto pedala.

Além disso, as amêndoas contêm grandes quantidades de gordura saudável, que é necessária para que você suporte as horas de pedalada. Elas também contêm proteínas, que são essenciais para a recuperação muscular.

Todo ciclista deveria garantir que sua dieta inclui essa importante fonte de energia e nutrientes. Portanto, certifique-se de consumir regularmente amêndoas como parte de sua rotina de alimentação para atingir o máximo de energia durante suas pedaladas.\”

18. Castanhas são ricas em gorduras saudáveis e vitaminas

Enquanto andar de bicicleta ou pedalar exige esforço físico e boas condições de saúde, é importante também se certificar de que estamos consumindo os alimentos certos para nos mantermos energizados durante o exercício.

O nosso corpo necessita de uma nutrição adequada para nos mantermos saudáveis. As castanhas são um alimento vital para os ciclistas que desejam ter energia durante as atividades.

Estes alimentos são ricos em gorduras saudáveis e possuem uma mistura de vitamina E, fibras, cobre, mangánes, magnésio e zinco. As castanhas são extremamente benéficas para os ciclistas, pois fornecem energia para que eles possam pedalar durante longas distâncias.

Além disso, o consumo destes alimentos pode ajudar a diminuir o risco de doenças cardíacas, reduzir o colesterol LDL e melhorar a resposta imunológica do organismo. Por isso, é uma ótima opção para quem está procurando alimentos saudáveis para ter mais energia e melhorar o desempenho no ciclismo.

19. Lentilha ajuda a controlar níveis de açúcar e aumentar a energia

alimentos para ciclistas

Quando você está pedalando, é importante que seus alimentos contenham nutrientes que o mantenham energizado. A lentilha é uma excelente opção para isso, pois é rica em proteínas e um dos alimentos mais nutritivos para quem faz ciclismo.

Além disso, a lentilha possui fibras que ajudam a controlar os níveis de açúcar no sangue e melhoram a digestão. Lembre-se de incluí-la na sua dieta para garantir que suas viagens de bicicleta sejam animadas e energizantes. Ela é uma das principais comidas que um ciclista precisa para ter energia o suficiente para pedalar por quilômetros.

20. Azeite de Oliva protege o coração do ciclista

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O azeite de oliva é um item-chave entre os alimentos essenciais para ciclistas. É rico em ácidos graxos monoinsaturados e poliinsaturados, tanto saturados quanto insaturados, que são considerados excelentes para a saúde.

O azeite de oliva também é rico em vitamina E, uma vitamina antioxidante importante que pode ajudar a proteger o corpo contra o estresse oxidativo. Além disso, é uma ótima fonte de vitamina K, que pode ajudar a prevenir o câncer e aumentar a elasticidade das artérias.

A ingestão de azeite de oliva por ciclistas também ajuda a melhorar os níveis de colesterol no sangue, aumentando assim os níveis de energia para pedalar. Você pode adicionar azeite de oliva a saladas, carnes e ricos em carboidratos ou usá-lo para cozinhar os alimentos saudáveis.

21. Quinoa é um superalimento para ciclistas

A quinoa é parte da lista dos alimentos essenciais para ter energia ao pedalar. Embora seja relativamente novo no mundo dos alimentos para ciclistas, muitos ciclistas profissionais já reconhecem os benefícios de incluí-la na dieta.

É um alimento saudável e versátil, apresentando um grande teor de nutrientes e, ao mesmo tempo, contribuindo para a melhor performance durante o ciclismo. A quinoa é uma ótima fonte de proteínas vegetais, carboidratos de liberação lenta, ferro, selênio, magnésio, fósforo, cálcio, vitamina B6 e outros antioxidantes.

Estudos mostram que estes nutrientes podem ajudar a disminuir o risco de doenças, melhorar o sistema imunológico e evitar o cansaço, os quais são essenciais aos ciclistas. Além disso, a quinoa é ainda uma boa fonte de fibras, que ajudam no bom funcionamento do intestino e evita problemas digestivos durante as compridas viagens de bicicleta.

22. Gengibre reduz inflamações e melhora o desempenho

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Quando se trata de rotina de exercícios e atividades ao pedalar, ter energia é fundamental!

Para ajudar você a obter mais energia e superar a fadiga, algumas mudanças na alimentação são essenciais. A inclusão de alimentos específicos em sua dieta pode ajudá-lo a aumentar a energia e obter o desempenho desejado ao pedalar.

Um dos alimentos mais importantes para um ciclista é o gengibre. O gengibre é uma raiz nutritiva e versátil que pode ajudar a melhorar o desempenho de um ciclista. Possui uma variedade de propriedades benéficas para a saúde, reduzindo a inflamação, mantendo os níveis de açúcar no sangue e promovendo a digestão.

Além disso, ajuda a fornecer energia extra às pessoas que praticam esportes. Por isso, comer gengibre diariamente é uma ótima opção para ciclistas que precisam alcançar seus objetivos de energia e desempenho.

23. Abacate potencializa o aproveitamento de energia do ciclista

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Andar de bicicleta não é somente um passatempo saudável, mas também uma forma de transporte que exige energia, principalmente em percursos longos. Por isso, é preciso ingerir alimentos ricos em nutrientes que possibilitem ao ciclista ter energia para pedalar.

O abacate é um dos alimentos fundamentais para quem pratica ciclismo pois contém carboidratos complexos, que fornecem energia durante o percurso. Além disso, possuí gorduras saudáveis e ajudam a manter níveis de colesterol saudáveis.

O abacate também tem vitaminas E e B6, cálcio, ferro, magnésio e fósforo, que auxiliam no bom funcionamento do metabolismo e na absorção de substâncias importantes para o corpo. Esse alimento é muito eficaz para potencializar o aproveitamento de energia do organismo do ciclista. É ideal para comer antes ou durante o pedal para que se tenha energia e resistência suficientes para o percurso.

24. Salmão protege o ciclista como um todo

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Se você é um ciclista, provavelmente sabe que a nutrição é fundamental para ter energia ao pedalar. E quando se trata de energia, nada supera o salmão. Ele é rico em proteínas, ômega-3, vitamina B-12 e muitos minerais importantes, tudo que o seu corpo precisa para ter energia para pedalar.

Além disso, a quantidade de gorduras boas que são encontradas no salmão ajudam a controlar a fome e a repor os níveis de nutrientes depois de um dia intenso de bike. O salmão é um dos principais alimentos para ciclistas, e consumir pelo menos duas vezes por semana é uma excelente forma de mantê-lo em forma e energizado.

Agora que você já preencheu sua lista de alimentos para ciclistas com as nossas dicas, que tal compartilhar esse artigo em suas redes sociais? Essas suges

ões não são exclusivas para ciclistas, elas valem pra qualquer atividade física!

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