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Dica de treino: como ganhar massa muscular pedalando

Cyclist sports on road. Sun Rays and shadows from the bike on the road. Outdoor cycling.

Caso a ideia de frequentar a academia para levantar peso ou se dedicar a outras atividades que promovam um aumento de forma física não seja do seu agrado, é interessante saber que é possível desenvolver músculos através do ciclismo. De fato, ao pedalar, você já está trabalhando sua musculatura, mas existem técnicas para potencializar esses efeitos.

Pedalar não é apenas uma atividade buscada por quem deseja reduzir medidas; ela também oferece excelentes oportunidades para o fortalecimento muscular. As pernas recebem os primeiros ganhos, contudo, outras partes do corpo também podem ser fortalecidas.

Então, está curioso para descobrir como ajustar seus treinos e adicionar práticas complementares para aumentar sua massa muscular e se transformar em um ciclista robusto? Continue lendo!

Como ganhar massa muscular pedalando, da forma certa?

Para obter a hipertrofia — aumento de massa muscular — na medida certa, você deve seguir alguns princípios de treino, como em outras atividades com esse fim.

Então, não basta apenas pegar sua bike e treinar loucamente por estradas ou trilhas, que talvez a consequência seja inversa — emagrecimento.

No ciclismo, os primeiros membros beneficiados com o ganho de massa muscular são as pernas. Elas são as que mais trabalham durante seus pedais, o que as faz engrossarem ligeiramente logo nos primeiros meses de pedal.

Outros membros, como o tronco, braços e antebraços, também recebem alguns ganhos de massa, porém, em uma quantidade muito menor. E não é à toa, essas são partes do corpo que, apesar de serem utilizadas durante os pedais, não são diretamente exercitadas como as pernas.

E então, como ganhar massa muscular pedalando, de forma mais equilibrada, para mais partes do seu corpo ficarem tonificadas? Ajudamos você com algumas dicas práticas, que incluem treinos, alimentação e descanso — a tríade de qualquer atleta.

Cumpra fielmente seus treinos

Os programas de treinamento para ciclismo devem ser definidos, seja por você mesmo ou por um profissional experiente na área. Neste cenário, você se concentrará em duas áreas principais: a primeira é melhorar seu desempenho para suportar as exigências da pedalada. A segunda é focada no aumento da massa muscular.

Portanto, treinos que envolvem rápidas explosões de energia se alinham perfeitamente com esses objetivos, pois eles não promovem a queima de calorias — e consequentemente de gordura ou até de massa magra — da mesma maneira que as pedaladas de longa distância, que são mais recomendadas para quem deseja perder peso.

Ganhar massa muscular pedalando

Treinos intervalados são ótimos nesse quesito, para ganhar massa muscular pedalando, já que combinam diferentes pedais de força. Treinos regenerativos também devem ser incluídos nesse pacote de aumento de massa muscular pedalando.

Priorize sua nutrição

A nutrição é sua grande aliada na jornada para ganhar massa muscular através do ciclismo. Afinal, qual ciclista consegue realizar uma boa pedalada sem se alimentar adequadamente antes, durante e após o exercício?

No entanto, é crucial escolher os alimentos certos. Consumir qualquer item sem critério não trará os resultados desejados no aumento muscular. Certos alimentos são mais recomendados para aqueles que desejam fortalecer os músculos enquanto praticam mountain bike, ciclismo de estrada, ou qualquer outra modalidade.

Vamos passar um cardápio variado que contém todas as substâncias que você precisará para ganhar massa muscular pedalando. O foco aqui são os elementos que irão ajudá-lo nessa empreitada, e não o sabor ou a aparência, portanto, siga firme nessa dieta:

  • oleaginosas — castanhas, nozes, amêndoas e outras;
  • iogurte natural — misture com mel e aveia também;
  • frango — de preferência assado ou grelhado;
  • massas integrais — pão, macarrão, etc;
  • batata-doce;
  • ovo cozido;
  • espinafre;
  • banana;
  • feijão;
  • aveia.

Mantenha o descanso

Grande parte do seu rendimento virá depois de bons treinos em cima da bike, bons pratos em cima da mesa, e também, boas noites de sono e momentos de descanso.

O corpo se recupera e age em favor dele mesmo no crescimento muscular, durante o descanso. É nesse momento que o metabolismo fará o serviço pesado depois de você ter pedalado forte.

A proteína, substância que é matéria-prima para a construção de músculos, e o glicogênio, elemento que o corpo produz por meio da alimentação, serão repostos durante o descanso.

Portanto, ter um corpo mais resistente não só na aparência como também no funcionamento, demanda horas de sono tranquilas.

Por fim, você deve repetir essa dose sempre, afinal, a massa muscular pode ser perdida quando um desses três elementos está em desequilíbrio. Mais do que ter um ganho, você deve mantê-lo.

Além de todas essas dicas, acrescentamos aqui uma parte importante para bons treinos e resultados na hora de ganhar massa muscular pedalando. Invista no seu lazer e cuide da sua saúde mental e espiritual, se é praticante de alguma religião!

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