AtletasEsporte e Fitness

Quem é Van der Poel? Conheça a história desse prodígio

Hoje contaremos um pouco da história de um dos maiores ciclistas da atualidade, o Mathieu Van der Poel, um competidor neerlandês das modalidades estrada, montanha e ciclocross, tendo um grande sucesso nas três especialidades.

Então se você está precisando de uma inspiração, veja esse conteúdo e conheça um pouco mais sobre essa promessa do ciclismo.

Aproveite!

A história de Van Der Poel

Antes de começarmos a história de Van Der Poel, precisamos entender a história de outros dois personagens fundamentais na criação do pequeno prodígio, mais conhecido como Poulidor.

Se você é um ciclista assíduo, com certeza deve saber o porquê deste apelido, se não, vamos começar a entender. Raymond Poulidor, também conhecido como Poupou pelo público, foi um grande ciclista francês dos anos 60.

Na sua época, se destacou entre diversos ciclistas, mas existiam duas feras do ciclismo, Jacques Anquetil e Eddy Merckx, dois ícones da Volta a França, com cinco vitórias cada um, que foram grandes pedras no sapato do Poupou.

Isso porque, nunca conseguiu ganhar a prova francesa, mesmo tendo subido no pódio final 8 vezes e conquistando sete vitórias de etapa, mesmo assim, não obteve sucesso em vestir a camiseta de líder do Tour.

Raymond casou-se com Gisèle Bardet, com quem teve duas filhas, Isabelle e Corinne. E por estar em diversas competições, mal tinha tempo de ficar em casa. Foi então que Gisèle fez suas filhas prometerem que jamais se casariam com um ciclista.

Mas Corinne não manteve sua promessa e teve um casamento com o holandês Adri Van der Poel, famoso ciclista dos anos 80 e 90, prestigiado na modalidade ciclocross, onde conquistou o campeonato do mundo em 1996.

E foi assim, que em 1995 nasceu Van Der Poel. E assim como seu avô e seu pai, o neto também recebeu o dom da família e começou desde cedo a viver o mundo do ciclismo.

Aos 26 anos, o Poulidor já conquistou diversos prêmios em sua carreira, tendo como destaques seis medalhas no Campeonato Mundial de Ciclocross, entre os anos 2015 e 2021, e quatro medalhas no Campeonato Europeu. Além disso, conquistou diversas vitórias na Copa do Mundo desde a temporada de 2013 e 2014.

Atualmente, está como atleta profissional da equipe belga, Alpecin-Fenix.

E não podemos deixar de citar uma conquista que durante muitos anos, o seu avô lutou para conquistar, a Volta a França, conseguindo finalmente vestir a camiseta amarela em apenas dois dias.

Desde o início de sua carreira, Van der Poel coleciona diversas vitórias e prêmios, como o próprio campeonato mundial, duas vezes campeão júnior nos mundiais de ciclocross. E há pouco tempo, conquistou a prova short circuit de Cross Country no mundial, vencendo grandes nomes do ciclismo como Nino Schurter e também o brasileiro Henrique Avancini.

Em 2021, disputou as olimpíadas de 2020, adiada devido à pandemia do covid-19, porém sua performance não foi como esperava. Devido a um acidente, acabou tendo que interromper sua participação. Após exames, foi constatado um inchaço no disco intervertebral.

Está muito claro que suas habilidades são superiores ao de seu avô, citando isso em uma de suas entrevistas, “O meu neto tem os genes do seu pai e do avô, mas é melhor do que nós alguma vez fomos”.

Agora que você conhece um pouco mais sobre a história do prodígio, vamos conferir algumas de suas premiações?

Ciclocross

Campeonato Mundial

  • Medalha de ouro em 2015.
  • Medalha de prata em 2017.
  • Medalha de bronze em 2018.
  • Medalha de ouro em 2019.
  • Medalha de ouro em 2020.
  • Medalha de ouro em 2021.

Campeonato Europeu

  • Medalha de prata em 2016.
  • Medalha de ouro em 2017.
  • Medalha de ouro em 2018.
  • Medalha de ouro em 2019.

Ciclismo em estrada

Campeonato Europeu

  • Medalha de prata em 2018.

Ciclismo de montanha

  • Campeonato Mundial.
  • Medalha de bronze em 2018.

Campeonato Europeu

  • Medalha de ouro em 2019.

E qual a fórmula do sucesso de Van Der Poel?

Claro que não existe uma receita de bolo para a preparação de um atleta, afinal, são muitos fatores externos que definem o dom de cada um. Se essa fórmula existisse, nós com certeza teríamos atletas no nível do Poel surgindo a cada ano.

Mas, podemos dizer que uma boa preparação está atrelada aos excelentes resultados que o garoto vem obtendo a cada ano. A começar pela genética, que como vimos, sua família possui o dom de competir no ciclismo.

Sabemos que o seu ambiente, o dia a dia, estava muito atrelado à prática desse esporte, desde pequeno ele acompanha o seu pai e ouvia os conselhos de seu avô.

Outro fator importante é a tecnologia, que vem evoluindo a cada dia mais e melhorando todos os equipamentos necessários para cada tipo de competição.

Um dos principais motivos de seus resultados é a sua mentalidade. Saber trabalhar a sua mente é muito importante nesses momentos, principalmente quando você possui grandes holofotes, como o caso da Simone Biles, que por conta de problemas psicológicos, desistiu de competir nas olimpíadas.

Porém, como citamos anteriormente, muitos fatores poderão contribuir para que o desempenho dele seja perfeito. Os fatores citados acima são na teoria, por trás, existem diversas pessoas que o auxiliam para o seu desenvolvimento.

A alimentação de Van Der Poel

A alimentação é um dos pontos cruciais para quem deseja competir em alto nível. Sem uma alimentação balanceada, o seu corpo pode sentir a falta de algumas substâncias que possam ajudá-lo no resultado.

E para entender um pouco mais, a Cycling Tip preparou um artigo com uma análise dos corredores da Tour de Flanders, inclusive de Van Der Poel. Nesse artigo, conseguimos ver uma foto da alimentação do atleta durante o percurso.

Alimentação de Van Der Poel durante um percurso

Percebemos que sua alimentação é baseada em hidratação e carboidratos, com barrinhas e géis. E essas substâncias são muito importantes para que você obtenha energia o suficiente para aguentar o longo tempo de prova.

Contudo, é importante ressaltar que para cada tipo de pessoa, existe um tipo de alimentação. Por isso, antes de copiar a alimentação de atletas profissionais, faça uma avaliação em um nutricionista, para que ele o auxilie a manter uma dieta balanceada.

E aí, gostou da história de um dos maiores atletas do ciclismo na atualidade? Então inspire-se em seus treinamentos, dedicação e trabalho para conseguir excelentes resultados nas suas performances!

Artigos relacionados
AtletasEsporte e Fitness

Marconi Ribeiro: Um ciclista que inspira qualidade de vida e paixão

Atleta multifacetado e apaixonado por esportes, Marconi Ribeiro se destaca por sua ampla…
Leia mais
Esporte e FitnessHistória

Shimano: Tudo sobre essa incrível marca do ciclismo

No coração do ciclismo, uma marca ressoa com inovação e qualidade inigualáveis: Shimano.
Leia mais
Esporte e FitnessMTB

Conheça o BMX: Categoria de ciclismo

O ciclismo é um esporte com inúmeras modalidades. E entre elas está o BMX, ou Bicicross, como…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *