Se você quer montar uma bike, comprá-la nova ou usada, é um bom sinal de que quer subir de nível no pedal. E se quiser começar a pedalar, melhor ainda. Nesse momento, algo que deve ser o primeiro ponto colocado antes de adquirir a bike é ver o grupo de peças que vem nela. Por isso, conhecer a hierarquia Shimano e seus respectivos grupos é o primeiro passo para ter as peças ideais para o seu objetivo.
Cada marca trabalha com peças de diferentes níveis que equipam bikes de entrada, intermediárias e de competição. Ou seja, o grupo de peças que envolve os freios, câmbios, trocadores, cassete e pedivela precisa ser alinhado com o perfil da bike.
Para ter uma bike mais leve ou para ganhar rendimento em treinos, conheça agora neste post, a hierarquia Shimano em seus diferentes grupos de mountain bike!
Novidades 2024
Confira as principais mudanças e novidades que a Shimano trouxe para seus grupos!
- Shimano Deore XT: Ainda está um passo abaixo do grupo XTR, conhecido pela sua configuração refinada. O grupo XT oferece uma cassete de 12 velocidades com uma gama de 10-51t e apresenta um sistema de trocadores de múltiplos cliques que permite uma troca de marchas mais rápida.
- Shimano XTR: Continua sendo o grupo de ponta para MTB, com configurações de 12 velocidades e uma cassete de 10-51t, além de ser mais leve e mais caro. Assim como o XT, o XTR tem a característica de múltiplos cliques nos trocadores e está disponível em configurações eletrônicas Di2.
- Shimano Zee e Saint: Ambos focados em downhill e freeride. O Zee é direcionado para pilotos de gravidade preocupados com o custo, enquanto o Saint é mais utilizado por profissionais de downhill e é conhecido por sua durabilidade e desempenho confiável em condições exigentes.
- Atualizações específicas do grupo:
- Tourney recebeu atualizações em 2020, incluindo novos mechs de 6 e 7 velocidades e melhorias nos trocadores, mechs frontais, pedivelas e cassetes.
- Altus M2000 agora tem uma cassete de 9 velocidades e um pedivela triplo, mantendo um design mais compacto e resistente a danos.
- Acera M3000 e Alivio M3100 apresentam materiais resistentes à corrosão e atualizações em componentes específicos, oferecendo uma relação de marchas mais ampla e desempenho aprimorado para MTB casual.
- Deore M6100, M5100, M4100 mantém a confiabilidade e introduz o desviador traseiro equipado com embreagem, oferecendo uma troca de marchas suave e durável.
Qual é a hierarquia shimano para os grupos de mountain bike? (atualizado 2024)
A hierarquia acontece de acordo com o nível de dificuldade da pedalada e do nível de conhecimento do ciclista. Ou seja, as primeiras peças são indicadas para quem está buscando praticar em trilhas fáceis, como é o caso dos praticantes casuais de MTB.
As segundas, já para o nível intermediário, é indicada para a prática de downhill, ou cross country em terrenos mais difíceis. Nesse nível, o praticante consegue uma bike adequada por um preço acessível, sem precisar de um equipamento profissional.
O terceiro nível é para aqueles que buscam o mais alto desempenho nas pistas, seja por lazer ou para competir. Peças mais refinadas e específicas para alcance de resultados são o foco dessas linhas. Existem casos em que o grupo de peças estão no mesmo nível hierárquico, porém são indicados para finalidades distintas.
A – Cross Country
TOURNEY
Créditos: Shimano
O primeiro grupo da marca japonesa entrega 18, 21 ou 24 velocidades para terrenos leves e um perfil de ciclista que quer mesmo é passear. Peças bastante duráveis e com bom acabamento são parte dessa linha da hierarquia Shimano.
São eles:
Touney TZ500 (mais básico);
Tourney Tx50 e Tx30;
Touney TY700 e TY500;
Torney TX800 (mais avançada)
CASSETE: 8 VELOCIDADES
PEDIVELA: 3 COROAS
A novidade aqui é o Manete de Trocador Ez Fire Plus, no modelo TX800. Similar ao Rapidfire Plus, esses trocadores tem 2 manetes, sendo o de cima responsável por aumentar a marcha. Aqui também há um visor de marcha, o que facilita o uso por ciclistas iniciantes.
Estes trocadores são mais adequeados para o ciclismo informal e estão presentes nos grupos mais básicos como Tourney e Acera.
Alguns diferenciais da linha são:
- pedivela FC- TX801 3×8
- velocidades 42-42-22 dentes ou 48-38-28
- cassete cs-hg200-8 com 8 coroas do 12 ao 32 dentes com tecnologia hyperglide, uma troca muito mais rápida e suave que possibilita o máximo desempenho em combinação com a sua corrente.
Preço médio do KIT: $470 a $850
ALTUS
Créditos: Shimano
Um dos grupos mais aclamados de bikes urbanas, funciona para passeios longos e mini treinos. Ou seja, é uma melhro opção para quem está iniciando no MTB casual por manter um bom desempenho em estradas. A relação inclui jogo de freios hidráulicos e 18 velocidades bem distribuídas.
Na versão M2000, a série Altus já permite a prática de MTB casual e urbano. Nessa versão, a oferece um rototor de freio muito diferenciado, chamado Center Lock. Este sistema permite uma instalação rápida, fácil e com um anel para bloqueio. Este tipo de montagem economiza horas que seriam gastas apertando parafusos e oferece rigidez e precisão. Ou seja, frenagens melhores. Este tipo de disco só vale com pastilhas de resina.
Cassete: 7, 8 e 9 velocidades
Pedivelas: 3 coroas
Diferenciais: tecnologia Shadow no câmbio traseiro.
Preço Médio do Kit: R$1692
ACERA
Créditos: Shimano
Para quem curte um cicloturismo, rodar bastante na cidade e em trilhas, a hierarquia Shimano tem o Acera.
Essa é uma linha mais robusta que oferece muita durabilidade e o mesmo design de câmbios de linhas superiores. Freios hidráulicos e relação de 27v ou de 18v são pontos altos.
Na versão M3000, mesmo sendo de entrada, já oferece um pouco mais de desenvoltura para o MTB casual. Aqui nessa versão também temos o manete de trocador Ez Fire Plus.
Cassete:7, 8 e 9 velocidades
Pedivelas: 2 ou 3 coroas
Diferenciais: tecnologia Shadow no câmbio traseiro.
Preço Médio do Kit: R$1850
ALIVIO
Créditos: Shimano
Um grupo dedicado para um mountain bike aventureiro em trilhas técnicas e trechos longos, cheios de barro, pedras e cascalho. Esse grupo conta com, entre outros diferenciais, pedivela integrado, 27 ou 18 velocidades e cassete padrão 11-36 dentes.
Como o próprio nome já diz, agora é hora de ficar tranquilo para uma prática mais radical de MTB. Atualmente na versão M3100.
Cassete: 9 velocidades
Pedivelas: 2 ou 3 coroas
Diferenciais: câmbio dianteiro com side swing.
Preço Médio do Kit: R$2899
DEORE
Créditos: Shimano
Para subidas íngremes e descidas rápidas! O grupo de entrada da categoria top de linha é páreo para qualquer desafio. Na hierarquia Shimano, o Deore passou a ter relação 1×11, 2×11, 1×10 e 2×10.
As versões 10 e 22 velocidades é para quem busca ou uma gama de marchas pequena ou muito grande. O câmbio traseiro passou por um redesign e está mais leve, continuando com a trava que o deixa mais rígido.
No mais, os freios a disco hidráulicos ganharam mais potência e um design discreto, permitindo maiores frenagens com um dedo só no manete.
O grande diferencial é o sistema Rapidfire Plus, que equipa grupos Deore e XTR com o recurso 2Way-Release que permite trocar rapidamente até três marchas com um único movimento. Além de aplicar menos força e operar com mais velocidade, também ajuda a manter um visual menos poluído próximo ao guidão.
Essa é a divisão atual em três versões:
M6100 (12s)
M5100 (11 s): 1X11 ou 2X11 Velocidades;
M4100 (10s) : 1X10 ou 2X10 Velocidades.
Cassete: 10, 11 e 12 velocidades
Pedivelas: 1 ou 2 coroas
Diferenciais: câmbio dianteiro com side swing – 15% mais eficiente, essa tecnologia aumenta a potência da frenagem em 100%, por acionar de uma forma macia e sem curvas.
Preço Médio do Kit: R$3180
SLX
Créditos: Shimano
A hierarquia Shimano definiu há alguns anos que o grupo SLX seria de 12 velocidades. E isso garantiu um grupo de alta performance ainda mais leve.
Destaques desse grupo são os cubos de eixo passante — boost — que seguem os padrões da maior parte das bicicletas aro 29 intermediárias de hoje.
No mais, o cassete da linha SLX permaneceu com pinhões de alumínio para reduzir peso. Além de ter ganho freios mais potentes também.
Bem como o XTR, o XT ainda está disponível em duas versões, uma para cassetes de 12 velocidades (M8100) e acionamento mecânico e outra para cassetes de 11 velocidades (M8050) e acionamento eletrônico Di2.
O mais recente modelo é o SLX M7000.
Cassete: 11 e 12 velocidades
Pedivelas: 1 ou 2 coroas
Diferenciais: acionamento eletrônico Di2
Preço Médio do Kit: R$6040
XT (2024)
Créditos: Shimano
O XT equipa discos do tipo com a tecnologia Ice Tech — esfriam mais rápido nas frenagens — e peças todas em alumínio, aliviando peso e gerando alto rendimento. Freios e pinças Ice Tech também fazem parte do XT, além de cubos para eixo boost. Aqui também contamos com o sistema Rapdfire plus.
Essas últimas versões também acompanham a tecnologia Ice Tech Freeza, que combina a tecnologia anterior com os discos Freeza, que possuem uma geometria específica e permite uma passagem maior de vento, resultando em um maior resfriamento.
A Shimano introduziu importantes atualizações para o grupo XT, especialmente para o uso em bicicletas elétricas (e-bikes). A nova série XT Di2 oferece tecnologias revolucionárias como FREE SHIFT e AUTO SHIFT WITH MANUAL OVERRIDE, projetadas para melhorar a experiência de pilotagem em e-MTBs.
Essas novidades permitem mudanças de marcha sem a necessidade de pedalar (FREE SHIFT) e ajustes automáticos de marcha com a possibilidade de mudanças manuais (AUTO SHIFT WITH MANUAL OVERRIDE), aumentando a interatividade e a eficiência durante o pedal .
Além disso, os novos freios de 4 pistões do XT foram revisados para proporcionar uma performance ainda mais consistente e poderosa em descidas longas, mantendo a característica firmeza e confiabilidade da Shimano. Os ajustes no ponto de mordida e a entrega de potência foram otimizados para garantir uma frenagem eficaz e constante em todas as condições.
Portanto, além das configurações de 11 e 12 velocidades com a tecnologia Ice Tech Freeza e os cubos para eixo boost, o grupo Shimano XT agora incorporam avanços significativos focados no desempenho eletrônico e na compatibilidade com e-bikes, solidificando ainda mais sua posição como uma escolha premium para ciclistas que buscam tecnologia e desempenho de ponta.
XT DI2 (2024)
A Shimano apresentou inovações significativas para o grupo XT Di2, especialmente focadas em bicicletas elétricas (e-bikes). A nova geração XT Di2, que inclui os modelos M8050 e M8100, agora integra as tecnologias FREE SHIFT e AUTO SHIFT WITH MANUAL OVERRIDE.
O FREE SHIFT permite trocas de marchas sem pedalar, otimizando a experiência de condução, especialmente em terrenos técnicos, enquanto o AUTO SHIFT WITH MANUAL OVERRIDE oferece mudanças de marcha automáticas baseadas na velocidade e cadência, com a possibilidade de intervenção manual pelo ciclista. Essas funcionalidades são integradas especificamente para uso com as plataformas e-bike da Shimano, como os motores EP6 e EP801.
Além disso, o grupo XT Di2 agora está disponível em duas variantes: Linkglide e Hyperglide+. A versão Linkglide foca em durabilidade e robustez, oferecendo uma cassete de 11 velocidades com um alcance de 11-50 dentes, enquanto a Hyperglide+ oferece 12 velocidades, otimizando a performance com um peso reduzido e maior gama de marchas. Essas inovações refletem o compromisso da Shimano em oferecer tecnologias avançadas que atendem às necessidades diversificadas dos ciclistas de e-MTB).
Portanto, o grupo XT Di2 evoluiu significativamente para 2024, especialmente com foco em e-MTBs, introduzindo tecnologias eletrônicas avançadas para melhorar a experiência de condução e oferecer maior adaptabilidade e controle nas trilhas.
XTR
O grupo mais avançado da hierarquia Shimano para MTB é uma versão ainda melhor de seu “irmão” XT. Essa versão do XTR é disponível em 12 ou 24 velocidades, enquanto a segunda é voltada para a categoria enduro e all mountain.
Trocas mais rápidas e os cassetes em padrões 10-51 e 10-45 dentes, para as respectivas 12 e 24 velocidades, entregam a alta performance do grupo.
Uma mudança trazida também para o grupo XTR é que ele tem freios a disco hidráulicos em pinças de dois ou quatro pistões.
O mais leve e o mais avançado do grupo, a marca o trouxe em sua última versão em 2023 como M9100 com opções 1×12 e 2×12.
Nele, estão inclusos:
- Maneta de câmbio com Rapidfire Plus;
- Sistema de freio Sil-Tec
- Câmbio dianteiro com Side Swing;
- Câmbio traseiro Shadow RD+: transmissão silenciosa;
- Cassete com Hyperglide+;
- Discos de freio com Center lock e Ice Technology.
Com o Rapidfire Plus Mono, você é capaz de aumentar e reduzir a marcha em um manete leve e compacto. Inclusive, é possível realizar trocas duplas de marcha em um posicionamento natural do dedo mantendo a garra firme no guidão. Usabilidade 10/10.
Já a Sil-tec nos freios garante uma pedalada mais suave e uma peça mais durável, definindo-se em uma tecnologia de acabamento de superfície através de um processo de galvanização avançado com flúor. Em comparação a correntes comuns, a Sil-Tec possui -60% de atrito de deslizamento e -2.7db de ruído na tração. Também garante 30% melhor desempenho na remoção da lama.
Outra tecnologia no sistema de frenagem é o polymer coated cable, como se fossem polímeros como tubinhos de borracha em volta do cabo. Assim, as áreas de contato com o revestimento interno são reduzidas, o que preserva a graxa e torna qualquer troca mais suave e eficiente.
As versões mais atuais são XTR M9000 e XTR M9100.
Cassete: 12 velocidades
Pedivelas: 1 ou 2 coroas
Preço Médio do Kit: R$8999
XTR DI2
A versão eletrônica do grupo XTR é o ápice que a hierarquia Shimano alcançou no mundo de tecnologias para o mountain bike. Nesse modelo, o XTR comporta 11 e 22 velocidades.
Novo grupo Saint (2024)
O grupo Shimano Saint é uma linha de componentes de alta performance projetada para downhill e racing de gravity, oferecendo durabilidade, estabilidade e ergonomia incomparáveis. É conhecido como a escolha dos campeões da Copa do Mundo de downhill, sendo otimizado para permitir que os ciclistas acelerem e desacelerem em níveis de competição mundial.
Os componentes do grupo Saint incluem:
- Freios: Os freios Saint contam com a tecnologia ICE TECHNOLOGIES para refrigeração e apresentam um design de quatro pistões para frenagem consistente, poderosa e responsiva, essencial para o downhill de alto nível.
- Pedivela: O pedivela Saint é reconhecido pela sua força, sendo 250% mais forte que o XTR Trail, mas ainda assim 100 gramas mais leve que as gerações anteriores. Disponíveis em opções de 34, 36 e 38 dentes.
- Câmbio traseiro: Com a tecnologia Shadow RD+ para reduzir o ruído da corrente e Bump Stopper para minimizar impactos, o câmbio traseiro Saint é robusto e silencioso, projetado para ser durável e confiável.
- Trocador: O trocador Saint oferece trocas de marchas precisas e suaves, com um design ergonômico que reduz o esforço necessário para cada mudança.
Esta linha é ideal para ciclistas que buscam desempenho extremo em condições de corrida downhill e se destaca pela sua robustez e confiabilidade em terrenos desafiadores
Novo grupo Zee (2024)
O Shimano Zee é um grupo focado em downhill e freeride, oferecendo durabilidade e desempenho a um custo acessível. Projetado para enfrentar terrenos extremos, o Zee possui freios potentes e uma transmissão robusta que pode lidar com os rigores do ciclismo de montanha agressivo. Com sua confiabilidade e preço competitivo, o Zee é ideal para ciclistas que buscam performance em descidas sem comprometer a durabilidade.
O grupo Shimano Zee é uma opção acessível e robusta para ciclistas de downhill e freeride. Este grupo inclui freios potentes com cilindro mestre e design de pinça emprestados do grupo Saint, oferecendo grande modulação e poder de parada. Os freios utilizam pistões de diferentes diâmetros para garantir pressão uniforme na superfície da pastilha, o que ajuda a minimizar o ruído e maximizar a eficácia da frenagem. As pastilhas ICE-tech finadas do Zee dissipam calor para evitar a perda de desempenho por superaquecimento ou vaporização do óleo mineral.
O pedivela Zee, projetado para sistemas de 10 velocidades, está disponível em configurações de 68/73 e 83mm para o movimento central, com opções de braço de pedivela de 165, 170 e 175mm, e coroas de 34, 36 e 38 dentes. O trocador de marchas Zee mantém uma geometria semelhante à do Saint, proporcionando trocas precisas, embora permita apenas mudanças simples por acionamento, diferentemente do Saint que permite múltiplas mudanças.
O câmbio traseiro Zee possui o sistema de embreagem Shadow Plus da Shimano, mas com um design de paralelogramo mais tradicional em comparação com a estrutura mais larga e robusta do Saint. Ele suporta cassetes de até 28 dentes, podendo ser adaptado para cassetes de até 36 dentes com uma peça opcional para aplicações de trilha 1×10.
Em resumo, o grupo Shimano Zee oferece muitas das tecnologias de ponta da Shimano a um preço mais acessível, tornando-o uma escolha sólida para ciclistas que desejam desempenho confiável sem o alto custo do grupo Saint
Qual o melhor grupo da hierarquia shimano para mountain bike?
A Shimano pode ter trabalhado muito para criar o seu melhor grupo de mountain bike, que é de fato o XTR Di2. O modelo vem com o melhor em tecnologias modernas para o MTB, aliando eficiência, precisão e peso baixíssimo.
Contudo, afirmar que o XTR Di2 é o melhor grupo da Shimano seria desprezar a dedicação da própria marca em relação aos outros grupos da hierarquia Shimano.
O motivo é que cada grupo dentro da hierarquia Shimano tem seu propósito de uso. Logo, enquanto o Tourney é ideal para passear, o XTR é perfeito para competir. E usar o melhor grupo para passear no bairro não ofereceria a real experiência que ele proporciona.
Logo, o melhor grupo Shimano é aquele que funciona melhor para o seu objetivo de pedal. Seja passear ou competir.
Esse tema da hierarquia Shimano pode ficar de lado quando não se conhece para qual tipo de objetivo o grupo foi criado. Logo, adquirir uma bike com peças de alto desempenho pode não funcionar para a sua proposta de pedal.
Não damos uma regra, mas a dica que vale a pena arriscar é testar cada um desses grupos e ver o que se encaixa ao passeio, treino ou competição que você deseja. Assim, você vai sentir na hora qual é a melhor opção de grupo da hierarquia Shimano.
Já pensou em pedalar de bike nova ou vai de usada mesmo? Acesse agora a página especializada e com ofertas seguras de bikes no Brasil todo: Classificados Bike Registrada!
Aproveite e pedale protegido. Assine o seguro Bike Registrada.
Hello I am so excited I found your weblog, I really found you by mistake, while I was researching on Digg for something else, Anyhow I am here now and would just like to say thanks a lot
for a remarkable post and a all round interesting blog (I also love the theme/design), I
don’t have time to browse it all at the moment but I have book-marked it and also added
in your RSS feeds, so when I have time I will be
back to read a great deal more, Please do keep up the excellent work.
Youu ϲan defіnitely see ʏour enthusiasm wіthin the article you write.
The arena hopeѕ for more passionate writers such ass yօu who aren’t afraid tߋ mentіon how they believe.
At all times follow yoir heart.
Incrеdible quesat there. What occurred aftеr?
Take care!
I ɑm sure thiѕ paraɡraph has touched alll the internet users, its really reallʏ fаstidious paragraph on buiⅼding up
new website.
Hello, Ӏ enjoy reading through your poѕt. Iѡanted to write a little comment to ѕupрort you.
Hmm it appears lіke youjr website ate mʏ first comment (it
was super ⅼong) so I guesѕ I’ⅼl just sum it up whqt I had written and say, I’m
thoroughly enjoying your blog. I aas well am an aspiring blog writer but
I’m still neԝ to the whole tһіng. Do yʏoս have any tips and hijts ffor novice
blo writers? I’d definitely aρpreciate it.
Tһereforе, it is signoficant too teach the public about
first aid and the fundamental tenets of SOF-TT aⲣplicatіons.
Gгeetings! Veery useful advicе witһin this article!
It’s the ⅼittle changes that mаke the most significant changes.
Thankѕ for ѕharіng!
I’m really ⅼovіng the theme/design of yⲟur web site.
Dօ you ever run into any browssr compatibiⅼity problems?
A few off my ƅlօg visitors have compplained about my
site not working correctly in Explorer but looks grreat
in Firefox. Do you hаve any solutuons to help fixx this issue?
E onde na lista entraria ou deveria ter entrado o grupo Shimano Cues?
Não a dúvidas que a Shimano e líder e e boa marca e tem vantagens sobre outras comi Sram em questão de preço acessível!
Mas Como sempre nas matérias sobre a Shimano ha o fator TENDENCIOSO como no trecho que diz que o Shimano turney serve para trilhar não mesmo no máximo uso urbano a durabilidade do grupo chega a ser ridícula por se tratar do grupo de entrada, sim vc pode usá-lo mas ele irá desintegrar na trilha rapidamente e muito frágil não ha muita imparcialidade nas matérias quase sempre por serem pagas pela marca … Shimano por ser líder de mercado vem pecando a tempos na qualidade de seus grupos que caiu muito por os núcleos de tração dos cubos já foram bons hoje a durabilidade e qualidade caiu muito nada e feito para durar assim a roda gira eo mercado não para!
Thanks forr ones marvelous posting! I rеally enjoyrd
reading it, you couⅼd be a great author. I will ensure that I bookmark your blоg and may come Ƅack iin the foreseeable future.
I want tto encourage yyoᥙ to definitely continue your great work, hɑve a nice weekend!
Hey There. Ӏ found your weblogg the use of
msn. This is a νeгry well written ɑrticle.
I’ll make sure to Ƅookmarқ it and return to read more
of your helpful information. Thank yyou for the post. I will certainly comeback.