Se o seu objetivo é montar uma bicicleta ou adquirir uma nova ou seminova, isso indica um desejo de elevar seu nível de ciclismo. E, caso esteja iniciando no ciclismo, isso é ainda mais empolgante. Antes de qualquer aquisição, é essencial priorizar a análise do conjunto de componentes inclusos. Portanto, familiarizar-se com a classificação Shimano e seus grupos distintos é essencial para escolher os componentes que atendam às suas necessidades.
As fabricantes oferecem componentes de variados patamares, destinados a bicicletas básicas, intermediárias e de alto desempenho. Em outras palavras, o conjunto de componentes, incluindo freios, câmbios, manetes, cassete e pedivela, deve estar em consonância com o propósito da bicicleta.
Para obter uma bicicleta mais ágil ou aprimorar seu desempenho em treinamentos, descubra neste artigo a classificação Shimano e explore os variados grupos de mountain bike para o ano de 2023!
Para nós, ciclistas, manter-se informado sobre as novidades é essencial. É por isso que trazemos as atualizações mais relevantes na hierarquia Shimano para 2023, garantindo que você fique por dentro das últimas tendências. Veja as principais mudanças:
- Manete de câmbio com display integrado;
- Trocadores com a tecnologia Rapidfire Plus para trocas mais rápidas;
- Câmbio dianteiro com o design Side Swing para um desempenho otimizado;
- Câmbio traseiro Shadow RD+, garantindo uma transmissão mais silenciosa;
- Discos de freio equipados com Center Lock, além das tecnologias Freeza e Ice Technology para uma dissipação de calor eficaz;
- Cassete com a inovação Hyperglide+, assegurando trocas de marcha mais fluidas e precisas.
Explore as inovações e aprimoramentos na hierarquia Shimano (atualização 2023) ao prosseguir com a leitura deste conteúdo.
Qual é a classificação Shimano para os grupos de MTB em 2023?
A classificação Shimano é estruturada conforme a complexidade das rotas e o grau de experiência dos ciclistas. Dessa forma, os primeiros componentes são recomendados para quem deseja se aventurar em trilhas leves, típico dos entusiastas ocasionais de Mountain Bike (MTB).
Para os ciclistas de nível intermediário, indicados para modalidades como downhill ou cross country em terrenos mais desafiadores, existe uma gama de produtos que oferece uma ótima relação custo-benefício, sem a necessidade de investir em equipamentos de nível profissional.
O nível mais avançado é destinado aos ciclistas que procuram o máximo em performance, seja para desfrutar ao máximo das trilhas ou para competir. Componentes de alta precisão e especificidade para otimização dos resultados caracterizam este segmento. Vale destacar que alguns grupos de componentes podem compartilhar o mesmo patamar hierárquico, porém são projetados com finalidades específicas em mente.
A – Cross Country
TOURNEY
O primeiro grupo da marca japonesa entrega 18, 21 ou 24 velocidades para terrenos leves e um perfil de ciclista que quer mesmo é passear. Peças bastante duráveis e com bom acabamento são parte dessa linha da hierarquia Shimano.
São eles:
Touney TZ500 (mais básico);
Tourney Tx50 e Tx30;
Touney TY700 e TY500;
Torney TX800 (mais avançada)
CASSETE: 8 VELOCIDADES
PEDIVELA: 3 COROAS
A novidade aqui é o Manete de Trocador Ez Fire Plus, no modelo TX800. Similar ao Rapidfire Plus, esses trocadores tem 2 manetes, sendo o de cima responsável por aumentar a marcha. Aqui também há um visor de marcha, o que facilita o uso por ciclistas iniciantes.
Estes trocadores são mais adequeados para o ciclismo informal e estão presentes nos grupos mais básicos como Tourney e Acera.
Alguns diferenciais da linha são:
- pedivela FC- TX801 3×8
- velocidades 42-42-22 dentes ou 48-38-28
- cassete cs-hg200-8 com 8 coroas do 12 ao 32 dentes com tecnologia hyperglide, uma troca muito mais rápida e suave que possibilita o máximo desempenho em combinação com a sua corrente.
Preço médio do KIT: $470 a $850
ALTUS
Um dos grupos mais aclamados de bikes urbanas, funciona para passeios longos e mini treinos. Ou seja, é uma melhro opção para quem está iniciando no MTB casual por manter um bom desempenho em estradas. A relação inclui jogo de freios hidráulicos e 18 velocidades bem distribuídas.
Na versão M2000, a série Altus já permite a prática de MTB casual e urbano. Nessa versão, a oferece um rototor de freio muito diferenciado, chamado Center Lock. Este sistema permite uma instalação rápida, fácil e com um anel para bloqueio. Este tipo de montagem economiza horas que seriam gastas apertando parafusos e oferece rigidez e precisão. Ou seja, frenagens melhores. Este tipo de disco só vale com pastilhas de resina.
Cassete: 7, 8 e 9 velocidades
Pedivelas: 3 coroas
Diferenciais: tecnologia Shadow no câmbio traseiro.
Preço Médio do Kit: R$1692
ACERA
Para quem curte um cicloturismo, rodar bastante na cidade e em trilhas, a hierarquia Shimano tem o Acera.
Essa é uma linha mais robusta que oferece muita durabilidade e o mesmo design de câmbios de linhas superiores. Freios hidráulicos e relação de 27v ou de 18v são pontos altos.
Na versão M3000, mesmo sendo de entrada, já oferece um pouco mais de desenvoltura para o MTB casual. Aqui nessa versão também temos o manete de trocador Ez Fire Plus.
Cassete:7, 8 e 9 velocidades
Pedivelas: 2 ou 3 coroas
Diferenciais: tecnologia Shadow no câmbio traseiro.
Preço Médio do Kit: R$1850
ALIVIO
Um grupo dedicado para um mountain bike aventureiro em trilhas técnicas e trechos longos, cheios de barro, pedras e cascalho. Esse grupo conta com, entre outros diferenciais, pedivela integrado, 27 ou 18 velocidades e cassete padrão 11-36 dentes.
Como o próprio nome já diz, agora é hora de ficar tranquilo para uma prática mais radical de MTB. Atualmente na versão M3100.
Cassete: 9 velocidades
Pedivelas: 2 ou 3 coroas
Diferenciais: câmbio dianteiro com side swing.
Preço Médio do Kit: R$2899
DEORE
Para subidas íngremes e descidas rápidas! O grupo de entrada da categoria top de linha é páreo para qualquer desafio. Na hierarquia Shimano, o Deore passou a ter relação 1×11, 2×11, 1×10 e 2×10.
As versões 10 e 22 velocidades é para quem busca ou uma gama de marchas pequena ou muito grande. O câmbio traseiro passou por um redesign e está mais leve, continuando com a trava que o deixa mais rígido.
No mais, os freios a disco hidráulicos ganharam mais potência e um design discreto, permitindo maiores frenagens com um dedo só no manete.
O grande diferencial é o sistema Rapidfire Plus, que equipa grupos Deore e XTR com o recurso 2Way-Release que permite trocar rapidamente até três marchas com um único movimento. Além de aplicar menos força e operar com mais velocidade, também ajuda a manter um visual menos poluído próximo ao guidão.
Essa é a divisão atual em três versões:
M6100 (12s)
M5100 (11 s): 1X11 ou 2X11 Velocidades;
M4100 (10s) : 1X10 ou 2X10 Velocidades.
Cassete: 10, 11 e 12 velocidades
Pedivelas: 1 ou 2 coroas
Diferenciais: câmbio dianteiro com side swing – 15% mais eficiente, essa tecnologia aumenta a potência da frenagem em 100%, por acionar de uma forma macia e sem curvas.
Preço Médio do Kit: R$3180
SLX
A hierarquia Shimano definiu há alguns anos que o grupo SLX seria de 12 velocidades. E isso garantiu um grupo de alta performance ainda mais leve.
Destaques desse grupo são os cubos de eixo passante — boost — que seguem os padrões da maior parte das bicicletas aro 29 intermediárias de hoje.
No mais, o cassete da linha SLX permaneceu com pinhões de alumínio para reduzir peso. Além de ter ganho freios mais potentes também.
Bem como o XTR, o XT ainda está disponível em duas versões, uma para cassetes de 12 velocidades (M8100) e acionamento mecânico e outra para cassetes de 11 velocidades (M8050) e acionamento eletrônico Di2.
O mais recente modelo é o SLX M7000.
Cassete: 11 e 12 velocidades
Pedivelas: 1 ou 2 coroas
Diferenciais: acionamento eletrônico Di2
Preço Médio do Kit: R$6040
XT
XT M8100
O grupo top de linha da hierarquia Shimano ficou mais leve em 2021, e foi redesenhado para duas versões: uma de 11 e outra de 12 velocidades: XT M8100 e XT M8000
O XT equipa discos do tipo com a tecnologia Ice Tech — esfriam mais rápido nas frenagens — e peças todas em alumínio, aliviando peso e gerando alto rendimento. Freios e pinças Ice Tech também fazem parte do XT, além de cubos para eixo boost. Aqui também contamos com o sistema Rapdfire plus.
Essas últimas versões também acompanham a tecnologia Ice Tech Freeza, que combina a tecnologia anterior com os discos Freeza, que possuem uma geometria específica e permite uma passagem maior de vento, resultando em um maior resfriamento.
XT DI2
Essa é a versão eletrônica do grupo XT, deixando o grupo todo ainda mais leve. Não há mudanças consideráveis além dessa, para o padrão mecânico.
Cassete:
– 11 velocidades (M8050) e acionamento eletrônico Di2.
– 12 velocidades (M8100) e acionamento mecânico
Pedivelas: 1 ou 2 coroas
Diferenciais: acionamento eletrônico Di2
Preço Médio do Kit: R$6040
XTR
O grupo mais avançado da hierarquia Shimano para MTB é uma versão ainda melhor de seu “irmão” XT. Essa versão do XTR é disponível em 12 ou 24 velocidades, enquanto a segunda é voltada para a categoria enduro e all mountain.
Trocas mais rápidas e os cassetes em padrões 10-51 e 10-45 dentes, para as respectivas 12 e 24 velocidades, entregam a alta performance do grupo.
Uma mudança trazida também para o grupo XTR é que ele tem freios a disco hidráulicos em pinças de dois ou quatro pistões.
O mais leve e o mais avançado do grupo, a marca o trouxe em sua última versão em 2023 como M9100 com opções 1×12 e 2×12.
Nele, estão inclusos:
- Maneta de câmbio com Rapidfire Plus;
- Sistema de freio Sil-Tec
- Câmbio dianteiro com Side Swing;
- Câmbio traseiro Shadow RD+: transmissão silenciosa;
- Cassete com Hyperglide+;
- Discos de freio com Center lock e Ice Technology.
Com o Rapidfire Plus Mono, você é capaz de aumentar e reduzir a marcha em um manete leve e compacto. Inclusive, é possível realizar trocas duplas de marcha em um posicionamento natural do dedo mantendo a garra firme no guidão. Usabilidade 10/10.
Já a Sil-tec nos freios garante uma pedalada mais suave e uma peça mais durável, definindo-se em uma tecnologia de acabamento de superfície através de um processo de galvanização avançado com flúor. Em comparação a correntes comuns, a Sil-Tec possui -60% de atrito de deslizamento e -2.7db de ruído na tração. Também garante 30% melhor desempenho na remoção da lama.
Outra tecnologia no sistema de frenagem é o polymer coated cable, como se fossem polímeros como tubinhos de borracha em volta do cabo. Assim, as áreas de contato com o revestimento interno são reduzidas, o que preserva a graxa e torna qualquer troca mais suave e eficiente.
As versões mais atuais são XTR M9000 e XTR M9100.
Cassete: 12 velocidades
Pedivelas: 1 ou 2 coroas
Preço Médio do Kit: R$8999
XTR DI2
A versão eletrônica do grupo XTR é o ápice que a hierarquia Shimano alcançou no mundo de tecnologias para o mountain bike. Nesse modelo, o XTR comporta 11 e 22 velocidades.
Qual o melhor grupo da hierarquia shimano para mountain bike?
A Shimano dedicou extensos esforços no desenvolvimento do seu grupo de elite para mountain bike, destacando-se o XTR Di2. Este modelo incorpora o que há de mais avançado em tecnologia para MTB, com uma combinação inigualável de eficiência, precisão e leveza.
No entanto, afirmar que o XTR Di2 é insuperável dentro dos grupos Shimano desconsidera o empenho e a diversidade da marca em atender diferentes necessidades dentro da sua hierarquia Shimano.
Cada grupo é desenhado com um propósito específico: enquanto o Tourney se adequa perfeitamente para lazer, o XTR foi concebido para a competição. Assim, optar pelo XTR para simples passeios urbanos não exploraria seu verdadeiro potencial.
Portanto, o “melhor” grupo Shimano é aquele que mais se alinha aos seus objetivos ciclísticos, sejam eles recreativos ou competitivos.
A discussão sobre a hierarquia Shimano pode se tornar irrelevante sem o conhecimento do propósito designado para cada grupo. Por isso, equipar sua bicicleta com componentes de alta performance pode não ser ideal para seu tipo de pedalada.
Embora não exista uma fórmula única, a sugestão é experimentar diferentes grupos para descobrir qual se adapta melhor às suas necessidades, seja em passeios, treinos ou competições. Desta forma, você identificará qual grupo da hierarquia Shimano melhor se adequa a você.
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Mas Como sempre nas matérias sobre a Shimano ha o fator TENDENCIOSO como no trecho que diz que o Shimano turney serve para trilhar não mesmo no máximo uso urbano a durabilidade do grupo chega a ser ridícula por se tratar do grupo de entrada, sim vc pode usá-lo mas ele irá desintegrar na trilha rapidamente e muito frágil não ha muita imparcialidade nas matérias quase sempre por serem pagas pela marca … Shimano por ser líder de mercado vem pecando a tempos na qualidade de seus grupos que caiu muito por os núcleos de tração dos cubos já foram bons hoje a durabilidade e qualidade caiu muito nada e feito para durar assim a roda gira eo mercado não para!
E onde na lista entraria ou deveria ter entrado o grupo Shimano Cues?
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