CuriosidadeNotícias

Curiosidade: Você sabe onde estão as fábricas das principais marcas de bicicleta?

A bicicleta desde a sua criação no começo do século XIX se tornou um dos mais conhecidos equipamentos de locomoção. Além disso, virou um dos maiores esportes do mundo com diversas modalidades derivadas. Seja em trilhas, estradas ou em pista fechada, o ciclismo atrai diversos praticantes a cada dia. Mas sem as fábricas de bicicleta, isso tudo não seria possível. E hoje são milhares espalhadas pelo mundo.

Hoje, com novas tecnologias e materiais diferentes, há uma grande variedade de empresas diferentes de bicicleta espalhadas pelo mundo. Com isso, diversas marcas se destacam entre profissionais e amadores, com especialidades diferentes. Mas, na verdade, a produção delas é feita em outros países, principalmente da Ásia. Isso não acontece apenas no mundo das bicicletas, mas com itens que demandam altas tecnologias.

Os aparelhos da Apple são o melhor exemplo disso, pois suas principais peças e manufaturas são chinesas. O mesmo ocorre com as bicicletas, que tem seus principais componentes oriundos da China. O país é um dos principais fabricantes da fibra de carbono no mundo, com os melhores valores. Por isso, embora sediadas em outros países, as produções em sua grande maioria vêm da China e seus vizinhos.

Mesmo sabendo de onde são os principais componentes, vamos responder onde estão as principais fábricas de bicicleta. Vamos também falar sobre as principais marcas e onde estão suas produções, inclusive das marcas brasileiras.

Onde estão as fábricas de bicicleta?

Como já adiantamos, os principais componentes são confeccionados na China e suas províncias. Não é à toa que a China se tornou uma das maiores potências comerciais nos últimos anos. Com sua abertura comercial, o país expandiu suas tecnologias de produção de matérias primas.

Assim, as principais fábricas de bicicleta têm suas produções na China e Taiwan, que faz parte do território chinês. Os valores da manufatura e dos principais componentes são o principal fator para as produções na China.

As grandes marcas se aproveitam disso e tem suas produções no país asiático, mesmo com suas sedes espalhadas pelo mundo. As principais marcas estão em países da Europa e nos Estados Unidos, onde ocorre todo desenvolvimento de ideias.

Isso tudo não diminui a qualidade da produção das bicicletas, apesar da distância dos centros de desenvolvimento. Por isso, todas as inovações vêm de suas sedes de desenvolvimento, e posteriormente repassadas às fabricas de bicicleta na China. Assim, a produção ocorre aproveitando todas as ideias das marcas combinadas com as tecnologias do país asiático.

Fábricas de bicicleta

Então, todas as grandes marcas possuem suas confecções na China, e muitas delas são líderes de vendas no mundo. Muitos se surpreendem ao saber que as bikes da Specialized, Giant, Merida, Scott e outras são de origem chinesa. Claro que suas origens relacionadas às peças e componentes, já que toda a parte criativa advém de suas sedes. Mas, de onde são e quais são as principais marcas de bicicletas?

Quais são as melhores marcas de bicicleta?

variedade de marcas renomadas no mercado é cada vez maior com o passar dos anos. Com isso, hoje em dia é muito fácil encontrar uma boa bike dentre as diversas opções disponíveis. Muitas dessas marcas são estrangeiras, como as principais usadas em competições de estrada e mtb. Mas, no Brasil também temos marcas boas que podem facilmente ser comparadas com as gringas.

Desta forma, vamos apresentar a seguir algumas das principais marcas do mundo e suas localizações no mundo. Cada marca possui sua especialidade e principal qualidade. Mas, podemos destacar que as bikes de origem brasileira têm ótimos custo-benefício.

Por outro lado, as marcas mais famosas do mercado oferecem tecnologias de ponta e os melhores materiais. Isso tem muito a ver com a produção delas ser concentrada na China, o maior centro produtor do mundo.

fábricas de bicicleta

Dentre as melhores marcas do mundo está a Trek, que é muito forte tanto no speed quanto mtb. Sua sede fica em Waterloo no estado de Wisconsin no Estados Unidos, mas sua produção é feita em Taiwan.

Assim como a Trek, a Specialized é muito forte nas duas modalidades. A exemplo de sua rival, também é dos Estados Unidos, mas do estado da Califórnia. Sua produção também acontece em Taiwan.

Ainda em Taiwan, a província abriga duas marcas das mais famosas do mercado. Tanto a Merida quanto a Giant são sediadas em Taiwan, e por isso suas fabricações são locais. Outro exemplo de marca estabelecida no mesmo lugar onde é produzida é a KSW. A marca 100% brasileira tem sua sede e fábrica localizadas na zona sul de São Paulo.

Outra marca americana que possui sua fabricação de componentes em Taiwan é a Cannondale. A marca de Connecticut produz componentes no oriente, mas sua montagem é feita no seu país de origem. Já a Scott, uma marca da Suíça considerada uma das principais do mtb, produz alguns componentes em Taiwan.

Como podemos ver, Taiwan é um dos principais locais onde há produção de componentes e fábricas de bicicletas no mundo. Mas, há casos como da Orbea, marca mais famosa da Espanha que já fabricou na China, mas voltou a Europa.

O caso da Canyon é um pouco diferente, e a empresa se orgulha de sua cidade natal, Koblenz na Alemanha. Lá as bikes fabricadas em Taiwan são montadas em sua sede.

Fábricas de bicicleta no Brasil

Já no Brasil, além da KSW, a Caloi tem sua fabricação em território nacional. A empresa que foi mundo grande até passar por problemas financeiros, e assim foi vendida ao grupo Dorel, do Canadá. Sua produção já ocorreu na cidade de São Paulo, mas hoje elas são fabricadas em Manaus, um polo industrial brasileiro.

A Monark foi outra marca brasileira que se destacou muito, principalmente nos anos 1980 e 1990. Teve fábricas de bicicleta na cidade de São Paulo e em Manaus, mas fechou ambas as fábricas. Hoje a fabricação das bicicletas Monark acontece em Indaiatuba, no estado de São Paulo.

Por fim, há outras bikes que possuem boas avaliações de origem brasileira. A Absolute que pertence ao grupo Isapa tem sua sede em São Paulo e produção nacional. A Audax e a Houston, outras duas marcas nacionais tem suas fábricas em Manaus, assim como o Oggi.

Qual é a melhor marca de bicicleta do mundo?

A maior parte dos equipamentos de ponta de bikes são produzidos na China e seus arredores. Por isso, as bikes da Trek, Specialized e Giant podem ser consideradas as melhores do mundo, junto com outras grandes marcas. As fábricas de bicicleta encontradas na China, são de grandes marcas do mercado.

Desta forma, sem precisar de importações como as outras marcas de fabricação chinesas, as nacionais têm bons custo-benefício. Mas é preciso ter em mente que as bicicletas estrangeiras produzidas principalmente em Taiwan, são as top do mercado. As matérias primas usadas bem como a tecnologia empregada são as mais avançadas.

Você sabia onde estão localizadas as fábricas de bicicleta das principais marcas? Conte-nos nos comentários.

Artigos relacionados
Classificados Bike RegistradaManutenção de BikeNotíciasPasso a Passo

Escola Park Tool: Conheça essa incrível escola para ciclistas

Para praticar o ciclismo não basta apenas subir na bicicleta e realizar trilhas, estradas ou se…
Leia mais
CompetiçõesEsporte e FitnessNotícias

Conheça o XTERRA: Esse incrível campeonato brasileiro (2024)

O XTERRA é uma competição com diversas etapas disputada no Brasil, originado nas ilhas do Havaí…
Leia mais
CuriosidadeSegurança do Ciclista

Bicicleta motorizada 50cc: É necessária habilitação?

No coração da mobilidade urbana, as bicicletas motorizadas 50cc surgem como uma solução…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *