Esporte e FitnessMTB

Conheça o XCO: Modalidade olímpica de MTB

O MTB desperta paixões ao redor do mundo. Milhares de pessoas buscam se superar no ciclismo de montanha. E muitas delas treinam duro para conseguir competir na modalidade XCO.

Talvez você já tenha ouvido falar dessa modalidade, porque é uma disciplina olímpica do MTB desde Atlanta 1996, mas não conheça os detalhes. Por isso, nesse post falaremos tudo o que você precisa saber do XCO.

O que é o XCO?

O XCO, ou Cross Country Olímpico, é uma modalidade do MTB.

Consiste em circuitos que vão dos 6 até os 20 quilômetros com uma dificuldade técnica considerável e, em geral, é disputada em grupos.

Os ciclistas devem dar várias voltas no mesmo percurso (entre 5 e 7, dependendo da idade do ciclista e da categoria), tendo assim a possibilidade de melhorar sua performance conforme vão conhecendo melhor o circuito.

Os percursos são muito acidentados, cheios de declives e aclives. Por esse motivo, o ciclista que decida encarar esse desafio precisa ser experiente.

Vale destacar também que uma das exigências de um circuito de XCO é que o total do percurso tenha 15% ou menos de trechos de asfalto. A ideia é que seja o mais natural possível, e também com várias dificuldades.

O XCO não deve ser confundido com o XCM, que é um percurso longo que é percorrido só uma vez onde o ciclista precisa ir equipado com todo o necessário para aguentar a pedalada. No XCM o que faz a diferença é a resistência.

No XCO, o que realmente conta é a potência muscular e a força explosiva para superar os obstáculos e dificuldades. Além disso, o ciclista não precisa estar equipado porque no próprio circuito geralmente existem áreas de apoio onde é possível encontrar água, comida e mais.

História do XCO

O XCO deriva do mountain bike, ou MTB que, originalmente, tratava-se de descer uma montanha cheia de dificuldades e acidentes geográficos.

Do MTB nasceu o Cross Country, ou XC, que não ficava limitado só às montanhas, mas que também incluía trilhas, rios e praticamente tudo o que estivesse na natureza.

Naturalmente que, ao longo dos anos, novas modalidades foram nascendo conforme a necessidade dos ciclistas de experimentar mais e se superar sempre. Surgiram então o XCM e o XCO.

O ponto alto dessa modalidade é que, como falamos no início do post, desde as Olimpíadas de Atlanta 1996 é considerado um esporte olímpico.

Qual é a melhor bike para XCO?

É preciso considerar alguns pontos essenciais para praticar XCO no que tem a ver com a bike.

Em primeiro lugar é necessário falar de uma palavra-chave para pedalar nessa modalidade: leveza. E isso tanto da bike quanto do ciclista. Uma bike de XCO precisa ser o mais leve possível. O recomendado é uma bicicleta que tenha por volta de 8 quilos e meio.

O segundo ponto fundamental que não pode faltar numa bike de XCO é uma ótima suspensão, por causa do terreno cheio de acidentes onde são disputadas as corridas. O melhor é ter uma suspensão dupla. A dica é contar com um garfo de suspensão de 100 mm.

No caso dos freios, os melhores são os freios a disco, porque eles não são tão afetados com as condições do clima ou do percurso, ao contrário dos freios V-Brake, por exemplo. Se falamos de detalhes, a melhor opção, então, é um freio a disco com rotor de 160 mm.

E, no caso da transmissão, recomenda-se um ou dois anéis de correntes com 11 ou 12 dentes. No caso das rodas, o aro 29 é o mais popular nessa modalidade.

Mas, será que o XCO é para mim?

Já falamos da bike. Agora é hora de falar do ciclista.

Mencionamos acima que um dos diferenciais dessa modalidade é a leveza, e isso também aplica para o ciclista.

Em geral, quem compete em circuitos de XCO costuma ter um físico menor, porém com músculos bem treinados, pernas grandes e uma ampla capacidade pulmonar.

Isso quer dizer que se meu perfil físico não for assim, não posso fazer XCO?

É claro que não! Qualquer um pode praticar XCO. Caso você queira competir profissionalmente, nesse caso é preciso consultar com a organização do evento para saber em qual categoria você encaixa melhor. Isso para garantir que seja uma competição justa para todos.

Como começar a praticar XCO

Quem quiser começar a praticar XCO, precisa ter uma experiência prévia na bike, devido aos obstáculos e dificuldades do terreno. Um bom domínio da bicicleta é fundamental para evitar acidentes. O XCO é uma corrida muito frenética por momentos.

Antes de começar o treino e, principalmente, antes de uma competição, o melhor é conhecer o circuito. Você terá a chance de percorrê-lo várias vezes, mas uma volta tranquila para conhecer o terreno é muito útil.

Isso é bom também para evitar lesões. Portanto, você deve se aquecer apropriadamente. Uns 10 minutos de pedalada suave, aumentando gradualmente a velocidade e, quando estiver começando ficar sem fôlego, outra pedalada suave.

O XCO é uma prática que demanda muita energia. Portanto, uma boa noite de sono e estar bem alimentado são fundamentais. Também não pode esquecer na empolgação da pedalada de se hidratar constantemente.

Nessa modalidade, velocidade significa vitória, mas é impossível manter sempre o mesmo ritmo num terreno tão irregular. Portanto, você deve ficar atento às mudanças de velocidade para não sair do circuito ou perder o fôlego rapidamente.

O circuito é velocidade, sincronização e freadas constantes. Uma boa postura e aproveitar as vantagens do circuito podem ser a diferença para a vitória.

xco

Bikes para XCO

Por último, mencionaremos brevemente algumas das melhores bikes para XCO do ano 2021. Todas elas foram ou são usadas por campeões.

  • BMC Fourstroke 2021.
  • Cannondale Scalpel 2021.
  • Specialized Epic 2021.
  • Scott Spark RC 2021.
  • Orbea Oiz 2021.

No caso da indústria nacional, algumas das melhores bicicletas que não tem nada que invejar para as grandes marcas estrangeiras são:

  • Caloi Aspen Way.
  • Audax FS900 XTR.
  • Sense Invictus.
  • TSW Full Quest.
  • Edro Rage Pro.

Quer conhecer mais sobre o MTB? Então confira nosso post O que é mtb? História e dicas para quem deseja começar para conhecer mais em profundidade sua origem e outras modalidades.

Artigos relacionados
AtletasEsporte e Fitness

Marconi Ribeiro: Um ciclista que inspira qualidade de vida e paixão

Atleta multifacetado e apaixonado por esportes, Marconi Ribeiro se destaca por sua ampla…
Leia mais
Esporte e FitnessHistória

Shimano: Tudo sobre essa incrível marca do ciclismo

No coração do ciclismo, uma marca ressoa com inovação e qualidade inigualáveis: Shimano.
Leia mais
Esporte e FitnessMTB

Conheça o BMX: Categoria de ciclismo

O ciclismo é um esporte com inúmeras modalidades. E entre elas está o BMX, ou Bicicross, como…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *