News

Guia prático: Como me preparar para uma longa viagem de bicicleta?

Pedalar tem sido refúgio para muita gente que quer se desligar da correria das grandes cidades. Os mais aventureiros também podem pensar em uma longa viagem de bike, em busca de autoconhecimento e de paisagens inesquecíveis.

Viajar de bicicleta, contudo, requer planejamento e muita disposição. É importante pensar em cada aspecto que envolve os passos que irão compor essa viagem: o trajeto, tanto por rota quanto por terreno, condições climáticas dos locais e a previsão para os dias, preparação física, adequações na bike e os itens necessários para ter uma experiência segura e divertida.

Se você pensa em fazer uma longa viagem de bike e não sabe por onde começar, preparamos este post com dicas de como planejar a viagem, como se preparar informações sobre a manutenção do equipamento, sua segurança e dicas sobre o transporte da bagagem. Confira!

Planejando uma longa viagem de bike

Uma longa viagem de bike começa no planejamento. É preciso pensar, antes de tudo, no sucesso da empreitada. Muitos planejam, mas suas viagens nunca saem do papel. Você não quer frustrações, certo?

Você não precisa ser um atleta experiente de ciclismo para viajar o mundo de bicicleta. Porém, um bom planejamento evita contratempos e te prepara melhor para possíveis acidentes de percurso. Atente-se a alguns cuidados que devem ser tomados antes da sua viagem de bicicleta.

Escolha a rota

Uma longa viagem de bike deve começar com a definição da rota. Isso porque é a partir dessa informação que você pode se planejar financeiramente, escolher o equipamento, preparar o seu corpo, escolher sua acomodação, enfim, tudo o que é necessário para que a viagem seja feita em segurança.

Os quatro tipos de rotas mais comuns são as circulares, as lineares, as rotas pré-estabelecidas e as originais. As circulares têm o mesmo ponto de partida e chegada, o que não acontece com as lineares. As pré-estabelecidas são rotas já conhecidas e que costumam percorrer trajetos históricos, religiosos ou naturais, enquanto as rotas originais são as criadas pelos ciclistas especificamente para a sua viagem.

Prepare o roteiro da sua viagem

Um roteiro é fundamental para uma longa viagem de bike sem sustos. Depois de definir asrotas, procure informações sobre o que você pretende fazer durante o trajeto, qual o melhor caminho, a distância exata e possíveis obstáculos. Descubra a existência de balsas, estradas de terra e qual a inclinação a ser enfrentada. Essas informações são muito importantes em uma viagem de bicicleta, na qual você ainda precisa considerar o peso da bagagem.

Esteja com as finanças em dia

Deixar as suas contas controladas faz com que você não tenha problemas ao voltar da sua viagem de bicicleta. Já imaginou voltar de uma longa viagem de bike sem estresse e logo se preocupar, sem saber como pagar as contas que ficaram? Esteja preparado financeiramente tanto para possíveis gastos adicionais durante o percurso quanto para a sua vida pós-viagem, isso evitará muitos transtornos.

Confira os equipamentos eletrônicos

Verifique se todos os equipamentos eletrônicos que pretende levar estão carregados. Procure levar carregadores, cabos e, se possível, um celular reserva e um carregador portátil. Também pense em um HD externo, ótima opção para arquivar as fotos de uma longa viagem de bike, principalmente em locais sem acesso à internet.

Preparando seu corpo para uma longa viagem de bike

Além de se planejar, é essencial que você observe seu corpo, bem-estar e preparo para fazer uma longa viagem de bike .

Treine antes

O treino de preparação para a cicloviagem é necessário para desenvolver um bom condicionamento físico. Esse preparo é o que diferencia o bem estar durante a viagem e o sentimento de realização na chegada ao invés da dificuldade durante o percurso e a sensação de esgotamento ao final da viagem.

Para isso, pedale regularmente, de preferência três vezes por semana, para fazer a manutenção do seu condicionamento físico. Quando isso já for uma rotina, faça pequenas cicloviagens para ter experiências diversas.

O próximo passo é levar a carga prevista para a sua viagem em um desses pequenos testes. Assim, você vai observar e avaliar seu condicionamento físico e técnico e também como sua bicicleta se comporta em um percurso enquanto está carregada. Isso evitará possíveis surpresas durante sua longa viagem de bike.

Busque ajuda profissional

Antes de fazer sua longa viagem de bike, procure por um profissional de Educação Física para que este possa te auxiliar com o treino. Também é interessante conversar com um fisioterapeuta, que pode indicar alongamentos, massagens e remédios para possíveis dores.

Visite um médico e dentista

Fazer um check-up antes de uma longa viagem de bike é muito importante para evitar problemas na estrada. Lembre-se de que você não terá fácil acesso a um médico conhecido no caminho. Além disso, em uma visita prévia, o médico e o dentista poderão sugerir algum tipo de medicação que será útil na viagem.

Preparando a bike

Já sabe qual vai ser a rota da sua longa viagem de bike? Então o próximo passo é escolher qual a melhor bicicleta para o que você está planejando.

O primeiro ponto é entender que a bike ideal para a sua cicloviagem é aquela que permite que você percorra todo o trajeto de forma tranquila e segura. Dessa forma, analise o terreno da sua rota e busque por uma bicicleta que se adeque a ele.

Também procure por bikes que tenham furacões, pontos no quadro ou no garfo que possibilitam que bagageiros sejam acoplados. Porém, se a bicicleta que você escolheu não possui furacões, é só procurar por bagageiros que se conectam diretamente com ela ou por uma bikepacking.

Caso você já tenha a sua bike, a revisão do veículo é essencial. No caso de uma viagem de bicicleta, você não sabe quando vai ter acesso a mecânicos ou lojas especializadas. A troca de equipamentos danificados pode virar uma verdadeira missão e tudo isso pode ser evitado com uma revisão atenta e minuciosa.

Peça ao mecânico para revisar o equipamento, peça a peça. Caso tenha algum problema, não hesite em corrigi-lo antes de viajar. Além disso, aprenda o básico para evitar contratempos na estrada, como freios desregulados, correntes quebradas ou pneus furados.

Leve ferramentas como corrente extra, pastilhas de freio, câmaras e bombas de ar. Lembre-se de que, além da sua bagagem, os pertences da sua companheira também não podem ser esquecidos.

Preparando a bagagem

Pensando no que levar para a sua longa viagem de bike? Pense no essencial, no que não pode faltar. Sendo assim, leve roupas, sapatos e acessórios para climas diversos, além de bolsas e sacolas. Os sacos de dormir e outros itens para acomodação não podem faltar. Também é fundamental se atentar a alimentação, levando panelas e alimentos que podem ser preparados com facilidade e que são nutritivos.

Material de higiene e também outros objetos pessoais, como documentos e celulares, que são mais utilizados, podem ser levados em pochetes ou shoulder bags, para fácil acesso. Não esqueça dos eletrônicos, como carregadores, HDs, computadores e cabos. Se você gosta de escrever ou ler, livros e cadernos podem compor sua bagagem.

Para levar a bagagem, existem bolsas próprias para serem anexadas na bicicleta. Conheça duas delas:

Alforges

São instalados diretamente na bike através de um suporte. Adaptam-se duas pequenas bolsas na frente, duas bolsas atrás, além de uma bolsa horizontal.

Bolsa de guidão

Geralmente vem junto com o kit de alforges. É excelente para levar documentos pessoais e câmera fotográfica.

Dica: procure modelos que sejam à prova d’água. Isso protegerá as suas coisas diante das diferentes condições climáticas. Evite levar mochilas nas costas, pois, no decorrer da viagem, você sentirá dores e um cansaço bem maior. Assim, o ideal é distribuir o peso da bagagem na própria bike.

Atenção antes de começar a viagem

Outros pontos são essenciais para você definir antes de fazer sua longa viagem de bike.

Acomodação

Antes de partir, é importante decidir se você optará por uma acomodação convencional, em hotel ou hostel, ou se prefere acampar. Em acomodações convencionais, o ponto principal é observar na rota quais as opções disponíveis, fazer as reservas e se programar para chegar em cada uma delas com tempo.

Caso prefira acampar, basta levar sua barraca, seu saco de dormir e sua casa estará com você durante a sua longa viagem de bike. Você pode se hospedar em campings ou pesqueiros pagos ou fazer acampamento selvagem, que consiste em acampar em bosques. Porém, nesse último, é necessário consultar a legislação da região em que você pretende acampar.

Segurança

Outra atenção que você precisa ter é a situações que podem ser perigosas durante sua longa viagem de bike. O trânsito é uma dessas circunstâncias que podem causar algum malefício. Por isso, indica-se que, ao traçar a rota, você evite passar por rodovias e autoestradas, priorizando estradas afastadas.

Os cães podem ser inimigos do ciclista durante uma viagem, devido aos ataques e a distância de um atendimento caso isso aconteça. Outra situação que pode ser arriscada é viajar sozinho, ainda mais na primeira vez. Assim, opte por ir em grupo ou convidar alguém mais experiente para te acompanhar.

Por fim, uma maneira de fazer uma viagem com mais segurança é fechar um seguro de viagem. O ideal é que ele possua atendimento no local em que você irá fazer a rota e também se estenda para seus objetos e pertences.

Maiores erros ao fazer uma longa viagem de bike

Para fazer sua longa viagem de bike de forma tranquila, você pode evitar algumas situações que atrapalharão seu processo. O primeiro deles é comentar com muitas pessoas sobre o planejamento. Isso porque é comum que as diversas opiniões te confundam durante o planejamento. Assim, busque por pessoas com experiência para opinar, sem descartar as dicas de quem te conhece. Isso acaba te fazendo apenas planejar e não colocar em prática.

Outro erro é não se atentar se a bicicleta é ideal para você e para o seu percurso. Aqui, o tópico é sobre se arriscar sem necessidade, seja no trajeto, com a bike ou com excesso de bagagem. Também não ignore o tempo de treino antes da viagem.

Agora que já está preparado, com alforges prontos, que tal compartilhar este post com os seus amigos nas redes sociais?

Artigos relacionados
News

Velo lança bicicleta com fibra de carbono reciclado com menos de 1 Kg

Imagine deslizar pelas ruas e trilhas com uma bicicleta tão leve que quase se funde ao vento, mas…
Leia mais
News

Roupas para pedalar na cidade

Cada dia que passa mais pessoas diferentes aderem à bike como seu transporte urbano, seja para ir…
Leia mais
News

Como comprar uma bike usada: dicas de segurança

Sabemos que nem sempre o orçamento permite a compra de um produto novo, não é mesmo? Isso também…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *