ComponentesManutenção de BikePasso a Passo

Guia passo a passo: como escolher o selim de bicicleta ideal

Juntamente com o guidão e os pedais, o banco da bike é uma das peças mais importantes para o ciclista. Assim, o selim de bicicleta é uma peça essencial para o conforto durante o pedal. Isso porque sustenta a maior parte do peso do atleta e impacta diretamente na possibilidade de permanecer no percurso.

Um bom banco garante o bem-estar, o conforto e a segurança durante o exercício. Logo, é necessário escolher o modelo ideal para a estrutura física e para o tipo de ciclismo praticado. Existem diversos tipos de selim. E, para selecionar o ideal para você, é preciso considerar seu nível de pedal e o seu tipo físico.

O selim de bicicleta influencia diretamente no conforto. Afinal, se ele for desconfortável pode resultar em problemas de saúde como dores e má postura além de perda no desempenho. Dessa forma, é fundamental que ele seja adequado.

Como o selim de bicicleta impacta a sua saúde

O selim nada mais é que o nome correto do banco da sua bike. Trata-se de um dos itens mais importantes do veículo e é um dos três que fica em contato com o ciclista. Como dito acima, o selim de bicicleta influencia no conforto, saúde e no desempenho dos atletas.

Um selim desconfortável dificulta a pedalada. O ciclista fica incomodado, não aproveita o pedal e pode até desanimar de pedalar. Além disso, esse desconforto pode causar problemas de coluna devido a má postura, desde dor nas costas até problemas mais sérios.

Quando um ciclista está pedalando, os pontos de pressão dos glúteos em relação ao selim são menores e bem específicos para que haja liberdade para mover as pernas. Isso força os ísquios, zona inferior da pélvis.

Outro impacto do selim no ciclista é no seu desempenho. Afinal, não é possível fazer bons tempos ou percorrer grandes distâncias sentindo desconforto no banco da bike e dores causadas por isso.

Por isso, mais do que apenas conhecer o selim, é essencial saber diferenciar seus tipos. Dessa forma, é possível escolher o modelo ideal para o seu corpo. O resultado é um pedal confortável e tranquilo, sem dores e com um bom desempenho.

Tipos de selim

Existem diversos tipos de selim. Eles se diferenciam de acordo com a ergonomia, formato e material em que são produzidos. Isso porque se adequa de acordo com a modalidade praticada e posição de pilotagem.

A modalidade influencia no selim devido a intensidade da pedalada e o terreno em que ela é praticada. Já a posição de pilotagem pode mudar dentro da mesma modalidade. Em geral, cada uma tem uma faixa de posição ideal.

Quanto mais inclinado o ciclista ou mais intensa a forma de pilotar, mais estreito, comprido e plano é o selim. Quanto mais ereta a posição do ciclista ou mais tranquila a pilotagem, mais curto, largo e curvo o selim precisa ser.

Normalmente, o selim de bicicleta é dividido em três tipos: para passeio, esportivo e desempenho. Conheça cada um deles!

Selim de bicicleta de passeio

Modelo Brach 2 molas da Elleven.

O selim de bicicleta de passeio tem características voltadas para o lazer. Nesse caso, a posição de pilotagem é mais relaxada e natural. Em alguns casos, o ciclista mantém a coluna totalmente ereta e não se importa com o desempenho.

Assim, costuma ser mais largo e ser vazado. Esse atributo ajuda a aliviar a pressão na região pélvica, trazendo mais conforto durante o passeio. Também é feito, na maioria das vezes, de uma espuma de alta densidade ou gel para apoio, tudo pensado para aumentar o conforto durante o pedal.

Selim esportivo

GTS Esportivo

Esse tipo de banco é voltado para pedaladas mais longas e intensas. Muito utilizado em Mountain Bike, oferece apoio preciso para os ísquios.

Dessa forma, o selim de bicicleta voltado para a prática esportiva é mais largo do que os outros modelos e é feito de materiais mais confortáveis. Também conta com o centro vazado, para aliviar a pressão na região pélvica.

Selim de desempenho

Arvada Elite

O selim de desempenho é voltado para atletas. Ele costuma ser mais longo para permitir o apoio do ciclista, além de ser comum que não tenha preenchimento.

Por isso, ele é mais estreito e leve, para deixar a bike como um todo com mais leveza. O formato do selim de bicicleta para desempenho permite que o ciclista participe de uma competição por horas sem limitações ou desconforto.

Dicas para escolher o selim ideal

Para escolher o melhor selim de bicicleta para você é necessário analisar alguns fatores. A maioria deles está em torno de dois grandes pontos: conforto e performance. São eles que direcionam a seleção pelo banco ideal para a sua bike.

O estilo de pilotagem influencia diretamente na escolha do selim. Como dissemos acima, há diferentes modelos para diversos objetivos e cada um deles tem uma posição de pilotagem. Assim, quanto mais ereto, mais largo o banco; enquanto mais inclinado, mais estreito.

O ajuste certo também influencia muito na escolha. É importante calcular a altura de forma correta e escolher o canote do selim. Ao analisar a largura do selim, observe se é compatível com a distância entre seus ossos ísquios. Entre os ajustes necessários, atente-se para o nariz do selim. A posição se relaciona diretamente com a posição de pilotagem do ciclista.

Também busque pelo comprimento ideal para o seu corpo e para a prática esportiva. Se você pratica speed ou mountain bike, o selim de desempenho é o mais indicado. Por fim, analise o tipo de amortecimento do selim. Os modelos com par de molas oferecem mais conforto, por exemplo.

Como proteger as peças da sua bike

O selim de bicicleta ideal demanda investimento e empenho. Por isso, recomenda-se que você busque por um seguro de bicicleta que também se estenda para as peças.

O Seguro Bike Registrada é o caminho para que você proteja a sua bike como um todo. Vamos juntos tornar a sua pedalada ainda mais segura? Conheça o seguro aqui.

Artigos relacionados
Manutenção de BikePasso a Passo

Mtb esporte: Dicas de manutenção com a sua bike para máximo desempenho

Mountain bike (MTB) é um esporte que combina emoção, desafio físico e interação com a…
Leia mais
ComponentesDicas

Explorando as pastilhas de freio para bicicletas aro 26: Guia completo para ciclistas

Neste guia completo, vamos mergulhar no universo das pastilhas de freio para bicicletas aro 26. …
Leia mais
Bicicleta ElétricaManutenção de Bike

Manutenção de e-bikes: Tudo o que você precisa saber

As bicicletas elétricas, ou e-bikes, estão cada vez mais populares devido à sua praticidade e…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *