NutriçãoPreparação e PráticaSaude e Bem-EstarTreinos

Pedalar perde barriga? Nós te contamos!

Se está em busca de um exercício que te ajude a emagrecer e ainda proporcionar diversão, temos um recado para você. Andar de bicicleta emerge como uma excelente escolha para quem deseja ficar em forma. Contudo, muitos se perguntam: será que pedalar ajuda a reduzir a gordura abdominal?

É de conhecimento comum que eliminar as gorduras localizadas na barriga é um desafio e tanto, mas a verdade é clara: sim, pedalar ajuda a perder barriga! Além de ser uma atividade prazerosa e que proporciona uma sensação de liberdade, pedalar traz inúmeros benefícios à sua saúde.

Neste texto, exploraremos todos os benefícios de adotar o ciclismo como uma prática visando a perda de peso e a promoção da saúde. Também destacaremos os exercícios mais eficazes para você atingir seu objetivo de maneira rápida.

Benefícios do ciclismo: pedalar perde barriga!

Alguns estudos apontam que após duas semanas de treinamento ciclístico, é possível sim que o ciclista inicie um processo mais intenso de queima de gordura. Para isso, é preciso dedicação. O treino deve ser realizado pelo menos entre três e quatro vezes por semana.

Somente com constância é que será possível ver os primeiros efeitos e a diminuição da circunferência. É claro que, uma boa alimentação, auxilia nos resultados. Até porque, não adianta ter o pensamento de que pedala perde barriga e continuar comendo sem moderação. Tudo é uma questão de equilíbrio.

A primeira vista pode parecer que apenas a região dos membros inferiores estão sendo trabalhados. Ledo engano! Enquanto pedalamos o abdome se contrai continuamente, mantendo a nossa posição no selim e ajudando a equilibrar a contração muscular.

média de gasto calórico, dependendo do nível de condicionamento do ciclista e a intensidade do exercício pode chegar até 1.100 calorias. Por conta disso, a prática de treino com bicicleta é capaz sim de deixar a barriga do ciclista mais definida e tonificada. Além de tudo, andar de bicicleta:

  • Ajuda a emagrecer;
  • Reduz o colesterol;
  • Previne e controla doenças crônicas;
  • Controla a pressão arterial;
  • Intensifica a sensação de bem-estar;
  • Tonifica os músculos;
  • Melhora a coordenação motora;
  • Aumenta o fôlego;
  • Proporciona um maior relaxamento.

Qual bike utilizar para perder peso?

Para concluir, vamos discutir qual modelo de bicicleta se mostra mais eficaz para aqueles que desejam pedalar com o objetivo de diminuir a gordura abdominal. Claro, existem as bicicletas ergométricas, ideais para uso doméstico ou em academias, mas nosso interesse aqui não se volta para elas.

Nossa atenção está voltada para as bicicletas destinadas ao uso externo. Para quem está começando no ciclismo, o mais indicado é optar por uma bicicleta urbana ou uma Mountain Bike (MTB). Esses modelos são extremamente adaptáveis, podendo ser empregados com facilidade tanto em meio urbano quanto em parques, servindo tanto para a prática de exercícios quanto para o deslocamento diário.

Já as bicicletas de speed, por serem mais especializadas, não são aconselhadas para iniciantes que buscam na bicicleta apenas um meio de se exercitar e melhorar a forma física.

Vantagens da bicicleta: corpo e mente

Pedalar perde barriga

Pedalar vai além de beneficiar apenas o físico. O ciclismo não só contribui para tonificar várias partes do corpo, mas também exerce um impacto significativo na saúde mental, graças à liberação de endorfinas. Aqueles que praticam ciclismo notam uma sensação de bem-estar quase imediata após concluírem o exercício, sentindo-se relaxados e energizados. Essa sensação de leveza ajuda a melhorar o foco no objetivo de perder peso.

A atividade física regular, como o ciclismo, é capaz de reduzir os níveis de ansiedade, que tendem a se manifestar, principalmente, nos momentos de alimentação. Em situações de estresse, é comum comer em excesso ou escolher alimentos menos saudáveis sem a devida atenção. Embora pedalar contribua para a redução da gordura abdominal, é fundamental lembrar que não existem soluções milagrosas. É necessário que façamos nossa parte no processo!

Bike: ideal para quem está acima do peso

Muita gente não sabe, mas o ciclismo é um esporte muito recomendado para quem está fora de forma. Isso acontece, pois com ele não existe pressão nos membros inferiores. Ao contrário de outras modalidades como corrida, a bike não traz riscos para as articulações.

Pedalar perde barriga: exercícios direcionados

Para aqueles que têm como meta a perda de peso, é essencial elaborar um plano de treinos com atividades específicas para serem executadas na bicicleta. Caso você não pratique exercícios regularmente, é prudente buscar orientação médica antes de embarcar nesta jornada, evitando assim expor-se a riscos desnecessários.

Após estabelecer a duração, a frequência dos treinos e obter o aval de um profissional da saúde, é hora de dar início à prática. Durante as primeiras semanas, é importante não exagerar na carga sobre os joelhos e garantir períodos adequados de descanso para o corpo. Permitindo-se esse tempo para a recuperação das dores musculares pós-exercício, você estará no caminho certo para atingir seu objetivo.

Treino livre controlando o batimento cardíaco

Pode ser uma opção estabelecer o objetivo de perder peso abdominal e seguir fazendo um treino livre. Intercalando de vez em quando com alguns outros exercícios, o ideal é sempre ficar de olho nas reações do corpo.

Geralmente, a frequência cardíaca para a queima de gordura durante o ciclismo deve permanecer entre 60% e 70% do valor máximo.

Regra 80/20

A base do exercício 80/20, nada mais é do que o treino intervalado de alta intensidade. Neles, o ciclista aumenta o seu condicionamento físico ao intercalar momentos de baixa intensidade e máxima intensidade.

O resultado é uma aceleração da frequência cardíaca que aumenta a queima de gordura no organismo. No pedal, o objetivo é permanecer 80% do tempo pedalando sem grande intensidade. Os outros 20% do tempo, o recomendado é fazer o exercício no ritmo mais forte possível.

Seguindo essa frequência regularmente de treino, os resultados de perda de gordura se intensificam. E não apenas isso, o próprio condicionamento físico melhora com a prática.

MTB duro

Os treinos intensos com mountain bike requerem o uso do sistema de marchas para ativar os níveis de esforço. Faça sempre um aquecimento prévio e vá alternando em momentos acelerados, seguidos de descanso. Inclua com o passar do tempo terrenos íngremes como ladeiras, onde é possível variar a velocidade, a cadência e o ritmo. Viu só, como pedalar perde barriga?

Mas, antes de iniciar as atividades, escolha bem o local onde irá realizar o seu treino. Para exercícios de queima de gordura é importante ter uma variação de ritmo. Pedalando pelas ruas, nem sempre é possível manter a cadência. Por isso, prefira locais tranquilos, em que você possa ter o domínio total do pedal.

Procurando uma maneira de manter o corpo em plena forma e a mente sã? Conte com a Bike Registrada para estar do seu lado nesta nova fase. Entre em contato e conheça nossos planos para seguros de bicicleta!

Artigos relacionados
AtletasPreparação e PráticaSaude e Bem-Estar

Muita dor no ombro direito de ciclistas: O que pode ser?

O ciclismo é um esporte que atrai milhões de entusiastas em todo o mundo, oferecendo uma incrível…
Leia mais
DicasEsporte e FitnessMTBPreparação e Prática

Veja 5 dicas valiosas para quem quer praticar o mountain bike

Uma das modalidades mais tradicionais do ciclismo é o mountain bike. Conhecida pelas subidas…
Leia mais
Preparação e PráticaSaude e Bem-Estar

Esporte e bem estar: 5 benefícios do ciclismo para a saúde

Deixar o sedentarismo de lado pode ser um desafio para quem não está acostumado a tirar alguns…
Leia mais

2 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *