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Discos de freio de bike: Tipos, tamanhos e como escolher

Os discos de freio de bike foram uma inovação significativa na magrela devido à sua eficiência, facilidade de manutenção e resistência.

Portanto, não é de se estranhar que hoje existam vários tipos e tamanhos de discos de freio para as diferentes modalidades.

Escrevemos esse artigo para falar justamente dos diferentes tipos de discos de freio de bike e como influenciam a frenagem.

Assim, esperamos ajudar aos ciclistas a escolher o tamanho certo para sua bike e modalidade. Vamos lá?

O que são os discos de freio de bike?

O freio a disco é um sistema de frenagem que trabalha com pinças que pressionam os rotores (discos) que ficam fixados ao cubo da roda. Desta forma ocorre a frenagem.

Sendo assim, os discos de freio de bike não envolvem o aro durante a frenagem, mas sim discos que ficam acoplados à roda.

Muitos ciclistas escolhem os freios a disco porque apresentam várias vantagens.

  • Não tendo contato com o aro, se o aro amassar ou empenar, o freio não travará a roda. Dessa forma, é possível continuar pedalando.
  • É muito mais resistente ao contato com água, lama e mais, sendo muito usado na modalidade MTB.
  • Preserva melhor a vida útil do aro.
  • Como vários tamanhos estão disponíveis, é possível alterar a força, a modulação e o peso.

Tipos de freios a disco

Além do tamanho (já falaremos disso) existem dos tipos de discos de freio de bike: mecânicos e hidráulicos.

No freio a disco mecânico, a força das manetes é transmitida por meio de um cabo.

Também possui um calibrador que tem a função de comprimir o pistão.

freio a disco hidráulico é o que garante melhor performance. Conta com pistões ajustados por uma bomba hidráulica.

Essa bomba depende diretamente da alavanca do freio e do reservatório especial para o fluido de freio.

Isso faz com que o freio transmita uma sensação de leveza.

O hidráulico é muito usado na modalidade MTB porque suporta condições adversas sem perder eficiência, garantindo maior segurança.

Outra diferença é o tipo de fixação, que pode ser parafusada ou center look.

A diferença é que o center look possui uma trava e um anel de fixação. Por outra parte, o parafusado é fixado, como o nome indica, com parafusos.

Vale destacar que o quadro e a roda precisam ser preparados para instalar o freio a disco.

No caso do freio hidráulico, por exemplo, é preciso instalar o conjunto inteiro. Ou seja, a pinça, a mangueira e a manete.

O tamanho influencia a frenagem?

discos de freio de bike

Para responder rapidamente a pregunta: sim.

O tamanho estândar e mais comum dos discos de freio de bike é de 160 mm. Mas muitas marcas oferecem freios de 140, 160, 170, 180 e até 200 mm.

Falando em geral, o freio a disco é mais preciso e atua mais rápido.

Porém, os discos de freio de bike, a diferença de outros de freios, pesam um pouco mais.

Como falamos, esse tipo de freio é muito usado na modalidade MTB, por exemplo, por sua resistência.

Contudo, para minimizar a chance do freio engasgar com um galho ou algo do tipo, muitos ciclistas colocam um disco menor.

Uma das melhores opções, principalmente numa bike 29, é colocar um disco maior na frente (digamos, 180 mm) que é onde é preciso aplicar mais força de frenagem, e um disco menor atrás (o estândar de 160 mm é suficiente).

Essa combinação também é recomendada para ciclistas com um peso acima de 90 kg.

A opção de cima garante maior eficiência. Mas, se quisermos maior segurança, por exemplo, para frear mais rapidamente na estrada ou na cidade, quanto maior seja o tamanho do disco então melhor!

Também é melhor contar com freios de maior tamanho nas modalidades que exigem maior capacidade de frenagem. Isso garante um melhor desempenho.

Quanto maior o disco, o aquecimento do sistema é menor porque tem uma área maior para frear.

Para a modalidade Cross Country, muitos ciclistas preferem usar o tamanho de 160 mm na frente e atrás por conta do peso.

Alguns, inclusive, colocam um disco de menor tamanho na parte de atrás.

Porém, para modalidades com descidas fortes, é melhor contar com um disco maior como, por exemplo, um de 200 mm na frente.

Como vemos, em geral, as principais influências na escolha do tamanho dos discos de freio a bike são o peso do ciclista e a modalidade. Principalmente se ela apresenta muitas descidas ou se precisa de maior economia de peso.

Caso você tenha orçamento só para um disco de freio e tiver que escolher se colocar na frente ou atrás, e qual tamanho, também precisa considerar o que falamos anteriormente.

Ou seja, para maior segurança então é melhor um disco maior (embora esteja mais exposto aos obstáculos e ser mais pesado).

Mas se você precisa de maior velocidade, o melhor é um disco menor. Se você pedala principalmente em descidas, então o melhor investimento será colocar o disco maior.

Aí é para onde vai parar a maioria do peso num downhill, por exemplo. Para outro tipo de modalidade, o freio na parte traseira é a opção mais prática.

Contudo, é sempre recomendável contar com freios a disco nas duras rodas? Sim, é o mais recomendado. Quanto maior controle você tiver, muito melhor para seu desempenho.

Principalmente no caso de modalidades extremas e de descida, onde a maior porcentagem da frenagem é feita pelo freio dianteiro mas também precisa ter controle traseiro.

No entanto, se você é um ciclista ocasional ou não planeja realizar pedaladas muito extremas, um disco de freio traseiro será mais que suficiente.

Contudo, é importante considerar em primeiro lugar o tamanho da roda para saber para qual tamanho de disco é apto.

Os discos de freio de bike são uma ótima opção para garantir segurança, eficiência e performance.

Se esse post foi útil para você, deixe sua curtida e compartilhe! Provavelmente será útil também para outros ciclistas.

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