Os discos de freio de bike foram uma inovação significativa na magrela devido à sua eficiência, facilidade de manutenção e resistência.
Portanto, não é de se estranhar que hoje existam vários tipos e tamanhos de discos de freio para as diferentes modalidades.
Escrevemos esse artigo para falar justamente dos diferentes tipos de discos de freio de bike e como influenciam a frenagem.
Assim, esperamos ajudar aos ciclistas a escolher o tamanho certo para sua bike e modalidade. Vamos lá?
O que são os discos de freio de bike?
O freio a disco é um sistema de frenagem que trabalha com pinças que pressionam os rotores (discos) que ficam fixados ao cubo da roda. Desta forma ocorre a frenagem.
Sendo assim, os discos de freio de bike não envolvem o aro durante a frenagem, mas sim discos que ficam acoplados à roda.
Muitos ciclistas escolhem os freios a disco porque apresentam várias vantagens.
- Não tendo contato com o aro, se o aro amassar ou empenar, o freio não travará a roda. Dessa forma, é possível continuar pedalando.
- É muito mais resistente ao contato com água, lama e mais, sendo muito usado na modalidade MTB.
- Preserva melhor a vida útil do aro.
- Como vários tamanhos estão disponíveis, é possível alterar a força, a modulação e o peso.
Tipos de freios a disco
Além do tamanho (já falaremos disso) existem dos tipos de discos de freio de bike: mecânicos e hidráulicos.
No freio a disco mecânico, a força das manetes é transmitida por meio de um cabo.
Também possui um calibrador que tem a função de comprimir o pistão.
O freio a disco hidráulico é o que garante melhor performance. Conta com pistões ajustados por uma bomba hidráulica.
Essa bomba depende diretamente da alavanca do freio e do reservatório especial para o fluido de freio.
Isso faz com que o freio transmita uma sensação de leveza.
O hidráulico é muito usado na modalidade MTB porque suporta condições adversas sem perder eficiência, garantindo maior segurança.
Outra diferença é o tipo de fixação, que pode ser parafusada ou center look.
A diferença é que o center look possui uma trava e um anel de fixação. Por outra parte, o parafusado é fixado, como o nome indica, com parafusos.
Vale destacar que o quadro e a roda precisam ser preparados para instalar o freio a disco.
No caso do freio hidráulico, por exemplo, é preciso instalar o conjunto inteiro. Ou seja, a pinça, a mangueira e a manete.
O tamanho influencia a frenagem?
Para responder rapidamente a pregunta: sim.
O tamanho estândar e mais comum dos discos de freio de bike é de 160 mm. Mas muitas marcas oferecem freios de 140, 160, 170, 180 e até 200 mm.
Falando em geral, o freio a disco é mais preciso e atua mais rápido.
Porém, os discos de freio de bike, a diferença de outros de freios, pesam um pouco mais.
Como falamos, esse tipo de freio é muito usado na modalidade MTB, por exemplo, por sua resistência.
Contudo, para minimizar a chance do freio engasgar com um galho ou algo do tipo, muitos ciclistas colocam um disco menor.
Uma das melhores opções, principalmente numa bike 29, é colocar um disco maior na frente (digamos, 180 mm) que é onde é preciso aplicar mais força de frenagem, e um disco menor atrás (o estândar de 160 mm é suficiente).
Essa combinação também é recomendada para ciclistas com um peso acima de 90 kg.
A opção de cima garante maior eficiência. Mas, se quisermos maior segurança, por exemplo, para frear mais rapidamente na estrada ou na cidade, quanto maior seja o tamanho do disco então melhor!
Também é melhor contar com freios de maior tamanho nas modalidades que exigem maior capacidade de frenagem. Isso garante um melhor desempenho.
Quanto maior o disco, o aquecimento do sistema é menor porque tem uma área maior para frear.
Para a modalidade Cross Country, muitos ciclistas preferem usar o tamanho de 160 mm na frente e atrás por conta do peso.
Alguns, inclusive, colocam um disco de menor tamanho na parte de atrás.
Porém, para modalidades com descidas fortes, é melhor contar com um disco maior como, por exemplo, um de 200 mm na frente.
Como vemos, em geral, as principais influências na escolha do tamanho dos discos de freio a bike são o peso do ciclista e a modalidade. Principalmente se ela apresenta muitas descidas ou se precisa de maior economia de peso.
Caso você tenha orçamento só para um disco de freio e tiver que escolher se colocar na frente ou atrás, e qual tamanho, também precisa considerar o que falamos anteriormente.
Ou seja, para maior segurança então é melhor um disco maior (embora esteja mais exposto aos obstáculos e ser mais pesado).
Mas se você precisa de maior velocidade, o melhor é um disco menor. Se você pedala principalmente em descidas, então o melhor investimento será colocar o disco maior.
Aí é para onde vai parar a maioria do peso num downhill, por exemplo. Para outro tipo de modalidade, o freio na parte traseira é a opção mais prática.
Contudo, é sempre recomendável contar com freios a disco nas duras rodas? Sim, é o mais recomendado. Quanto maior controle você tiver, muito melhor para seu desempenho.
Principalmente no caso de modalidades extremas e de descida, onde a maior porcentagem da frenagem é feita pelo freio dianteiro mas também precisa ter controle traseiro.
No entanto, se você é um ciclista ocasional ou não planeja realizar pedaladas muito extremas, um disco de freio traseiro será mais que suficiente.
Contudo, é importante considerar em primeiro lugar o tamanho da roda para saber para qual tamanho de disco é apto.
Os discos de freio de bike são uma ótima opção para garantir segurança, eficiência e performance.
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