Se você deseja misturar adrenalina e diversão, o ciclismo downhill é a melhor opção para unir esses dois elementos. Nesse esporte, as descidas em alta velocidade são de tirar o fôlego. Os caminhos estreitos e os obstáculos do trajeto são outros fatores que comprovam o quão fascinante e surpreendente é o downhill.
Neste post, você descobrirá como é a prova, como preparar a sua bike para esse momento especial, entre outros assuntos importantes.
Preparado? Vamos lá!
A prova
O downhill é uma das modalidades mais famosas do mountain bike. Aqui, é necessário ter atenção redobrada para encarar uma das variações mais radicais do ciclismo. A agressividade nas manobras e a potência das descidas são o cenário perfeito para testar sua experiência, coragem e adrenalina.
Desafios
Se o downhill fosse uma modalidade futebolística, certamente diríamos que o resultado desse esporte é uma “caixinha de surpresas”. Isso porque, em 2014, no campeonato mundial realizado na cidade norueguesa de Hafjell, o piloto inglês Gee Atherton garantiu o primeiro lugar no pódio nos segundos finais da competição.
O resultado foi conquistado depois que o ciclista Sam Hill perdeu o controle de sua bike e sofreu uma dura queda. Ele tinha 3 segundos de diferença em relação ao seu concorrente.
Locais de disputa
Conhecida por ser a primeira modalidade de mountain bike, o downhill é uma das categorias de ciclismo mais praticada em todo mundo. Além das pistas, as provas e os treinos são praticados nas montanhas, florestas, ruas e vielas das cidades.
Características da bike
Nem todas as bicicletas são indicadas para a prática de downhill, afinal, os modelos indicados para essa modalidade possuem características bastante específicas: o quadro é produzido em alumínio, aço ou carbono, por exemplo. Além disso, os tubos utilizados para a sua fabricação são, geralmente, mais largos e com soldas reforçadas.
Nas bikes de DH, é possível notar diferenças também em relação às suspensões. Aqui, os modelos mais comuns são denominados de “full suspension”, ou seja, têm suspensão traseira e dianteira. Essa particularidade é muito importante, pois diminui o impacto nas descidas acidentadas.
As magrelas de downhill possuem ainda uma capacidade de frenagem extra para garantir a sua segurança.
Atualmente, os freios a disco hidráulico são bastante utilizados, pois garantem o bom desempenho do ciclista e ajudam a bike a rodar mesmo que ocorra algum problema com o mecanismo de frenagem.
Hora da aventura
Precisamos ser sinceros: o downhill é uma modalidade que oferece alto risco de lesões, porém, quando praticado com segurança, certamente o seu percurso será mais tranquilo. Então, fique atento aos principais equipamentos que você não deve se esquecer.
- Capacete fechado (Full Face): bastante parecido com os modelos utilizados pelos pilotos de motocross. Todavia, é mais leve e mais confortável;
- Óculos: os modelos de tipo Goggles são semelhantes aos acessórios usados no motocross e esqui. Eles protegem os olhos com mais eficiência;
- Luvas: traz segurança durante o trajeto e em caso de acidentes;
- Bermudas: há modelos exclusivos para praticar downhill. Eles protegem a coxa e têm mais flexibilidade;
- Colete: reduz o impacto de quedas.
Agora, que tal descobrir como preparar a sua bike para esse esporte? Veja abaixo os equipamentos necessários
- Pneus: use pneus maiores, pois esse modelo aumenta a tração da magrela, traz conforto e resiste a impactos;
- Travões: invista nos hidráulicos, pois exigem pouca força e obedecem aos seus comandos;
- Quadros: opte por modelos leves e resistentes.
Acreditamos que você já está ansioso para enfrentar os desafios do ciclismo downhill. No entanto, antes de sair pedalando por aí, lembre-se de colocar as nossas dicas em prática para aproveitar cada momento com segurança.
E não deixe de seguir as nossas redes sociais para ter acesso a conteúdos exclusivos sobre o mundo da bike!
Ah! Vai praticar downhill? Então assine o seguro Bike Registrada! Além de roubo e furto qualificado temos cobertura para queda e quebra acidental e também e de acidentes pessoais!
1 comentário