Manutenção de BikeMateriais

Quadro de mtb em fibra de carbono: É a hora de trocar o seu jogo?

Performance, conforto e pilotagem é o que promete o quadro de mtb em fibra de carbono. Mas, você sabe como é feito e quais as suas vantagens? Apesar da qualidade, o investimento exige alguns cuidados mais específicos. Vamos entender melhor!

Em menos de três décadas o carbono se consolidou como o material mais usado na fabricação de bicicletas de alta performance.

A primeira bike produzida em escala comercial com quadro de carbono foi a francesa Look KG86, em 1986. O quadro era feito de tubos de fibra de carbono unidos com cachimbos de alumínio. Nos Estados Unidos, uma das primeiras empresas a ingressar nesse mercado de bikes de carbono foi a a Calfee e continua na produção e nos reparos de quadros de carbono.

Como é feita a construção dos quadros

Existem diversos tipos de carbono e resinas e alguns até mais resistentes que o alumínio. Para a construção dos quadros, são utilizadas mantas de fibra de carbono de diversos tipos e, quanto mais finas e mais camadas, mais resistentes elas serão. Para se ter uma ideia, esse material pode-se usar no avião boing e até num popquick de uma lamborghini, por exemplo, que viaja a mais de 300 km por hora.

A matéria-prima utilizada para obter as fibras de carbono é o polímero de poliacrilonitrila, material obtido com base na polimerização de uma variação do acrílico.

Se você quer saber mais das vantagens e sobre o peso. Vamos responder todas essas perguntas agora!

Qual a vantagem do quadro de carbono?

O frameset (quadro + garfo) é a identidade de uma bicicleta e escolher o quadro de fibra de carbono é uma opção para quem quer aliviar o seu peso.

O quadro de mtb em fibra de carbono é mais flexível onde precisa e mais rígido em partes específicas. Ele é indicado para te dar mais mobilidade em uma competição, uma viagem curta ou uma prova dura, por exemplo. Mas se o seu caso for para pedalar com crianças e com um custo mais acessível, opte pelo de alumínio. Veja qual o material ideal do quadro de mtb para você!

Atualmente as fábricas são quase todas da Ásia, como as marcas BXT, Belting, Especialized e cada uma trabalha com um tipo de carbono.

A sua modelagem permite muitas possibilidades de curvas e construção e somada com alta tecnologia do desenho, fazem com que o quadro absorva grande parte do impacto. Isso diminui a trepidação para o ciclista e melhora a dirigibilidade e o conforto. É o que afirma o professor do Curso a Distância CPT Bicicletas – Escolha, Regulagem e Manutenção, em Livro+DVD e Curso Online., Alcenir Junior.

Além da leveza ao pedalar, a bike com o quadro de mtb em fibra de carbono favorece também as subidas e os sprints. Amadores e entusiastas confirmam que esse material possibilita um ataque maior e mais forte, ou seja, você tem uma pedalada mais efetiva e potente com a fibra de carbono, por causa da flexibilidade.

Outra vantagem é o transporte mais simplificado, podendo levar com facilidade no carro ou até pendurar na parede.

Qual o peso do quadro de mtb em fibra de carbono?

Geralmente o quadro de carbono é mais leve, principalmente se comparado a quadros de aluminío e carbono de uma mesma marca. Tem em média 1,5 quilo e varia de modelo para modelo.

Qual a durabilidade?

Se comparado ao aço, ele é 3x mais forte e 4x mais leve que este material. Os tipos são vários e toda a produção da peça deve ser levada em conta antes de escolher se ela é feita para você. Podem ser fibras de carbono maciço, bidirecional, feitas de maneira diversas, com um tipo de tecido e com a quantidade de fitas específica, por exemplo.

Sua geometria ajuda: o tubo dianteiro começa mais largo e reto até a parte traseira, que é mais fina e achatada, o que aumenta a resistência e deixa esteticamente mais bonito, segundo o fabricante. Vemos este material em todas as competições de ciclismo como o downhill e estrada.

Alguns cuidados especiais são sobre a lavagem com sabão neutro e também existem pontos certos para apoiar o peso para não prejudicar a aerodinâmica do quadro.

O que ocorre é que as fibras de carbono apresentam alta resistência somente na direção de suas fibras.

Ao sofrer impactos causados por buracos ou pedras no caminho, o quadro bem projetado pode suportar sem problemas o choque seco. Isso porque a direção das fibras é cuidadosamente planejada, o que o torna muito resistente nessas direções.

Mas, em outras direções, ela é muito mais frágil e, no caso de quedas, caso o quadro sofra impactos laterais, por exemplo, ela pode se quebrar facilmente, mesmo em quadros de alta tecnologia. Existem relatos de quebra ao sofrer impacto no chainstay (o seguimento inferior do triângulo traseiro do quadro) ou com impactos no tubo superior, muito comum em quedas ou ao torcer o guidão excessivamente.

Apesar de ser produzido para encarar situações extremas, a recomendação do fabricante é que sejam trocados a cada cinco anos.

Se o seu lance é ter bikes leves, saca só essas dicas de vários modelos de bicicletas leves.

Qual o melhor quadro de carbono para mountain bike?

Separamos aqui duas opções que são bem avaliadas no mercado para você escolher.

BXT Carbon MTB046 (Projeto carbon 100%) é ideal para a Estrada.

– Quadro: Quadro de carbono 29er bsa 142 a 135mm

→ Modelo: BXT – MTB- 046

→ Material: Fibra de carbono t1000;
→ Apto para braçadeira de assento e adaptador dianteiro do desviador: 31.8mm;
→ Apto para o cargo do assento: 27.2mm;
→ Carga máxima: 250kg

→ Apto para o pneu: 29er. max 2.25 pneu, impulso max 2.35 pneu;

→ Apto para freio a disco: 160mm

→ Ajuste para o suporte inferior: parafuso-em bsa (73mm);

→ Apto para o curso da forquilha: 80-100mm;

→ Apto para hub: 135x 9mm/142×1 2mm/148x12mm;
→ Grafismo, cor: Gloss/ mate/ cinza

→ Peso: 1,70g

→ Indicado para pessoas que medem 1,65 até 1,75
→ Preço médio:  1600$ a 2000$
→ Nível: intermediário
→ Garantia: Não disponível

BXT Full Suspension

 

→Material: Carbono
→Modelo do Quadro: BXT-MTB-030

→Weave: Ud
→ Tamanho: 15.5/17.5/19/21 polegada * 29er, 15.5/17.5/19/21 polegada * 27.5er plus
→ Quadro de viagem: 100 milímetros
→ Tamanho da roda: 27.5er 29er * 2.25 e mais * 3.0 pneu
→ Choque traseiro CC: 165*38mm
→ Tipo do freio: Freio a disco
→ Adequado Pedaleira: 32 T-38 T
→ Suporte Inferior: BB92
→ Traseiro Deptor: 29er: 142*12mm, 27.5er plus: 148*12mm

→ Tubo do assento: 31,6mm
→ Roteamento do cabo: Cabo interno
→ Grafismo, cor: Gloss/ mate/ preto

Peso:2, 167g
→ Preço médio:  3.100$
Nível: intermediário
Garantia: 2 anos pelo fabricante

Quantos quilos pesa uma bicicleta de fibra de carbono?

Algumas de carbono trançado pesam 5kg, mas a média é de 12kg.

 

E aí, já sabe qual vai ser o quadro da sua nova bike? Aqui temos mais dicas de bikes mtbs para te ajudar na escolha. Se ainda está com dúvida, escreve pra gente aqui nos comentários!

Artigos relacionados
Manutenção de Bike

Como saber o aro da bicicleta?

Como saber o aro da bicicleta? Se você não tiver certeza, não se preocupe: aqui vamos explicar…
Leia mais
Manutenção de Bike

O guia completo para a troca de fluido de freio na sua bicicleta

Manter uma bicicleta em boas condições é fundamental para proporcionar uma experiência de pedal…
Leia mais
DicasManutenção de Bike

Quando fazer a revisão da bicicleta?

De tempos em tempos é sempre importante verificar se sua bicicleta está em dia para continuar…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *