A manutenção de bicicleta é essencial, principalmente se você for um ciclista frequente que utiliza a bike para trabalhar, como meio principal de transporte ou para fazer trilhas.
E, se você pedalar com menos frequência, mesmo assim é super recomendável fazer uma manutenção periódica. Mas, cada quanto tempo é bom fazer uma manutenção? E o quê é preciso considerar na hora de fazer uma manutenção?
Essas e muitas outras dúvidas serão esclarecidas neste post.
Foto: Reprodução Unsplash/Dan Burton
A importância da manutenção de bicicleta
A manutenção de bicicleta é uma das principais e melhores maneiras de evitar acidentes, dores de cabeça e perdas de tempo. Imagina que você está indo para o trabalho com sua bike e, por uma falha que poderia ter sido evitada com uma manutenção, chega tarde e precisa gastar uma grana num táxi para chegar a tempo. Isso se o táxi aceita levar a bike. Ou você está fazendo uma trilha na natureza no seu dia livre, relaxando a mente, desfrutando da paz, e uma peça da bike quebra e pronto, seu dia de lazer ficou estragado.
Mas a importância da manutenção de bicicleta não é só para salvar tempo ou evitar incômodos. É para garantir a sua segurança na maior medida possível. Se você estiver pedalando perto do trânsito intenso de uma cidade ou numa trilha cheia de pedras e galhos, e a bike falhar e você cair, por exemplo, as consequências podem ser fatais.
O que preciso para fazer manutenção de bicicleta?
Para fazer manutenção de bicicleta precisará, logicamente, materiais e equipamentos.
Mas, para escolher corretamente o que você irá usar, é preciso considerar os aspectos principais da manutenção, que são: limpeza, lubrificação, ajustes e reparação.
Limpeza
É muito evidente para quem pedala na natureza que a bike fica manchada de lama. Mas, para quem anda pela cidade, pode ser que não seja tão evidente a sujeira. A realidade é que, embora uma sujeira seja mais evidente do que a outra, em ambos os casos a bicicleta fica suja, e muito.
Na cidade, a fuligem, a fumaça, os pequenos fragmentos de asfalto se acumulam nas peças e, mais cedo ou mais tarde, atrapalham o bom funcionamento da bicicleta. Nas lojas especializadas você pode encontrar produtos específicos de limpeza, mas vamos com algumas dicas para uma limpeza simples em casa:
- Na hora de limpar a bicicleta, a ideia é tirar a sujeira, mas não a graxa, óleos, lubrificantes. Uma limpeza errada pode, ao invés de ajudar, prejudicar as peças. Portanto, tenha cuidado e não jogue jatos de água de alta pressão na bike. Em vez disso, tenha um balde de água ao seu lado.
- Pode usar detergente para limpar a bike sem problemas. Recomendamos também produtos que respeitam o meio ambiente, bem como produtos específicos para a limpeza de bicicletas.
- Para esfregar a bicicleta, utilize escovas que sejam mais bem macias. Caso contrário, você pode danificar uma peça ou componente.
- Tão importante quanto limpar bem, é secar bem. Para isso, um pano limpo de microfibra cumpre a função perfeitamente.
- A limpeza não é só estética, mas também funcional. Não esqueça de limpar a corrente, a transmissão, os freios. Como falamos, uma escova macia é ótima: um pincel, uma escova de dentes. Inclusive há um limpador específico para correntes de bicicleta que é ótimo.
- Se a bike estiver muito mas muito suja, talvez seja melhor você considerar limpar cada peça separadamente.
Lubrificação
Acima falamos que uma limpeza que remove a graxa, o óleo, o lubrificante, é contraproducente. Esses produtos são fundamentais para o funcionamento da bike. E, quanto melhor for sua qualidade, melhor. A fricção desgasta as peças e, se nessa fricção houver alguma pedrinha, por exemplo, o desgaste piora.
Por isso, uma vez feita uma boa limpeza, não esqueça de lubrificar as peças que precisem desses produtos. De fato, não é necessário limpar a bicicleta cada vez que for fazer uma lubrificação. A lubrificação pode, e deve, ser feita de forma regular, mesmo com ou sem limpeza previa.
Ajustes
Os ajustes da bicicleta implicam um processo mais complexo, mas se você souber onde olhar, isso pode salvar tempo. Os freios são cruciais na hora de garantir a segurança. Se seus freios estiverem fazendo aquele barulho estridente e chato, significa que já passou da hora de fazer manutenção.
Troque as pastilhas regularmente, veja o desgaste que têm sofrido, certifique que respondem rápido aos seus comandos. Por outra parte, jamais esqueça de dar uma olhada nas rodas e pneus numa manutenção de bicicleta. Veja se eles têm pressão suficiente, se os pneus estão bem cheios, o estado de desgaste, a tensão dos raios.
Suspensão
A suspensão já é uma parte mais complexa e difícil de lidar. Nesse caso, recomendados sempre confiar na expertise de um profissional, mas, mesmo assim, você pode fazer uma limpeza para desacelerar o desgaste.
Foto: Reprodução Unsplash/Tim Foster
Fiz manutenção, mas a bike quebrou mesmo assim, o que faço?
Pode acontecer que, mesmo com uma manutenção adequada, a bike quebre por algum fator externo. Nesse caso, outra forma de contribuir com a prevenção é contar com um seguro. O Seguro do Bike Registrada conta com vários planos, mas em todos eles você tem Transporte e Reboque, e Assistência 24h. O Transporte e Reboque é uma opção ideal no caso de que sua bike sofra um problema mecânico que, como falamos, pode ser causado por fatores externos, ou mesmo se você sofrer um acidente e precisar de apoio.
Por outra parte, a Assistência 24h é isso mesmo: funciona 24 horas. Ou seja, deu pau na bike às 23h ou você sofreu um pequeno acidente logo cedo, pode relaxar porque vamos te atender. Isso parece algo óbvio para seguros de bike, mas nem sempre é assim. Por isso, fazemos questão de destacar esse ponto. Afinal, imagina contratar um seguro que não tem isso. Ter um pequeno problema poderia se tornar um problemão.
Fazer manutenção de bicicleta é algo que deveria virar rotina, sem importar a frequência com a que você pedala, para evitar situações indesejadas, especialmente antes de fazer uma cicloviagem ou percorrer uma trilha, é praticamente obrigatório dar uma olhada na bike.
Porém, como falamos, alguns fatores externos podem ser causa de acidentes e, por isso, contar com um seguro também é uma forma de prevenção. Clique aqui e conheça o Seguro Bike Registrada.
7 Comentários