ComponentesEsporte e FitnessMTB

Tudo sobre quadro de mtb em alumínio

No mundo das bikes existem diversos tipos de quadros, com as mais diversas tecnologias e compostos por materiais que fazem a diferença no seu desempenho. E nesse conteúdo, falaremos do quadro de mtb em alumínio.

Conheça um pouco sobre a história desse quadro, as tecnologias utilizadas, alguns modelos do quadro de mtb em alumínio, quais as vantagens e muitas outras informações. Então, aproveite a leitura e veja mais a seguir.

Boa leitura!

A história do quadro de alumínio

Com os primeiros registros dos modelos de bikes com quadro em alumínio na década de 70, esses quadros com esse tipo de material eram produzidos por marcas famosos, como Vitus e Alan.

Elas eram compostas com tubulações de alumínio bem similares às tubulações que eram padrões dos materiais no mercado. Seu peso era bem elevado, mas ainda sim continha uma flexibilidade, que foi ajustada em um bom tempo.

Quando alcançou o ponto de equilíbrio perfeito, o sucesso foi inevitável, tornando-se o estilo padrão para os quadros da época, considerado como o modelo mais eficaz do mercado durante anos.

E o sucesso foi estrondoso, mas, a evolução, por mais que houvesse tido melhorias, no início dos anos 2000, surgiram os modelos com o quadro em fibra de carbono e a maioria das bikes começaram a ser fabricadas com esse material.

Em alguns anos, o modelo de bicicletas com alumínio foi abrindo mais lugares para os modelos de fibra de carbono, ocasionando com o seu sucesso absoluto e repentino, substituindo a antiga oferta de linhas em alumínio.

Quais as diferenças entre os quadros de carbono e alumínio?

E qual o segredo para esse sucesso tão estrondoso entre os dois modelos de quadros? É isso que veremos agora. Conheça as diferenças entre elas a seguir:

Fibra de Carbono

As fibras de carbono são nada mais que os fios de carbono que estão unidos e trançados, formando um estilo de “rede” em duradoura. Sua composição pode ser dos mais diversos tipos de materiais e foi adotado como um dos modelos principais em MTB e outras modalidades.

A fibra de carbono é um material repleto de particularidades positivas. Por exemplo, uma bike leve sempre é procurada pelos ciclistas, pois quanto mais leve, melhor será o desempenho. E com esse quadro, com certeza a bike ficará mais leve e melhorando a performance nos percursos.

Com isso, os aventureiros podem desbravar ainda mais os percursos mais árduos, como trilhas mais pesadas, mas com uma velocidade constante. Outro fator é o design, que não terá de forma aparente as soldas no acabamento da bike.

Mas, isso não quer dizer que você pode e deve submeter a bike a qualquer trilha mais complexa que ver pela frente, pois, assim como os demais quadros, o quadro de fibra de carbono possui suas limitações. Então, saiba exatamente o que esteja fazendo.

Alumínio

Agora falando do quadro mais popular no ciclismo, os de alumínio oferecem uma resistência bem alta e com um preço bem mais acessível do que o modelo em fibra de carbono.

Diferente do quadro em fibra de carbono, os compostos por alumínio são mais pesados, devido ao material, mas, ainda garantem uma boa performance aos ciclistas, porém não com a mesma leveza.

Se você gosta de praticar um pedal mais para descontração ou um cicloturismo, com um equipamento mais duradouro, saiba que esse modelo é uma ótima opção. Mas, você se engana se pensa que ele não é bom para modalidades mais radicais.

A qualidade desse quadro e sua eficiência são indiscutíveis, porém, existem os ciclistas que analisam rigorosamente as especificações técnicas das bikes, principalmente para os competidores, que preferem algo mais leve, assim como o de fibra de carbono.

Por isso, tudo irá depender de quais são os seus objetivos e como você pratica o ciclismo.

Apesar de ser mais resistente que o quadro em fibra de carbono, os de alumínio também possuem limitações. É verdade que ele é mais resistente e mais difícil de rachar ou quebrar, mas com um mau uso, tudo pode acontecer. Então, tenha cuidado com esse modelo também.

Vantagens do quadro de mtb em alumínio.

Como falamos, esse é o material mais encontrado nos quadros das bikes. Veio para substituir os modelos de aço, pois são considerados mais leves. Apesar disso, os modelos percursores eram mais rígidos, mas com o tempo foi evoluindo e tornou-se mais confortável e durável.

Sua resistência é um dos principais fatores na escolha pelo quadro de mtb em alumínio. Esse material resiste mais às pancadas e quedas em percursos. Ainda sim, são bikes do cotidiano, encontrados para as diversas atividades.

As modalidades que mais utilizam o quadro de mtb em alumínio, além do próprio mtb, é o downhill, por conta de sua resistência e o baixo custo. Sendo o último mais um dos benefícios desse quadro, tornando-se uma opção mais acessível que o quadro em carbono.

E apesar de ser mais barato, existem modelos que são muito leves, chegando bem próximo ao carbono em alguns modelos. Não podemos deixar de citar a resistência, suportando maiores impactos, mas com menos marcas de arranhões e rachaduras.

O único ponto negativo que podemos citar desse estilo de quadro é a questão do peso. Por mais que exista modelos mais leves, eles não são tão leves quanto as bikes para alta performance, utilizadas por ciclistas mais avançados, como os competidores.

Conheça alguns modelos de quadro de mtb em alumínio.

Agora que você já entendeu a diferença entre os quadros e as vantagens do quadro de mtb em alumínio, está na hora de conhecermos alguns modelos que podem ser uma boa opção para você.

Lembrando que, a lista abaixo é apenas uma recomendação, tudo dependerá de como você pratica o ciclismo. Avalie a forma como utiliza sua bike e escolha a melhor opção para você.

Dvorak Three Boost

Quadro Dvorak Three Boost

O quadro de mtb em alumínio da marca Dvorak é uma ótima opção para todas aro 29, principalmente no modelo Three Boost. Fabricado em alumínio 6061, esse é um dos melhores quadros do mercado para o aro 29.

Seu acabamento é ótimo, o que garante a você uma melhora no peso da sua bike, para alcançar ótimas performances. Os tamanhos são os seguintes:

– Tamanho 15″ (ideal para pessoas com altura entre 1,60 até 1,70m)

– Tamanho 17″ (ideal para pessoas com altura entre 1,70 até 1,78m)

– Tamanho 19″ (ideal para pessoas com altura entre 1,78 até 1,85m)

Veja também algumas especificações técnicas desse modelo:

  • Caixa de direçao tapered 44/56mm
  • Eixo boost traseiro 12mm x 148mm
  • Perfil Race Performance, Disc
  • Seat tube, geometria R-Angle
  • Cabeamento interno para as marchas e freio traseiro
  • Medida do canote de selim: 31,6 mm
  • Stey posterior inferir 7,2 cm e superior 75,6 cm, permitindo uso de pneu até 2.4mm

Você pode encontrar esse modelo com preços a partir de R$1.100,00.

Rava Cave Boost

Quadro Rava Cave Boost

Esse modelo de quadro para bikes aro 29 também é fabricado com alumínio 6061 e é um dos lançamentos da marca, com tecnologias de ponta, como caixa tapered, eixo boost traseiro, geometria com angulos mais Racing.

Já os tamanhos disponíveis são os mesmos que o modelo anterior. Agora, vamos conhecer mais algumas informações desse excelente quadro em alumínio?

  • Caixa de direçao tapered 44/55mm
  • Eixo boost traseiro 12mm x 148mm
  • Perfil Race Performance, Disc
  • Seat tube, geometria R-Angle
  • Cabeamento interno para as marchas e freio traseiro
  • Medida do canote de selim: 31,6 mm
  • Peso aproximado de 1950g no tamanho 15″, 2050g no tamanho 17″ e 2200g no tamanho 19″.
  • Stey posterior inferir 7,2 cm e superior 75,6 cm, permitindo uso de pneu até 2.35″
  • Gancheira intercambiável

Os valores desse modelo variam muito, mas você pode encontrá-lo a partir de R$1.200,00

Os modelos podem variar e as opções no mercado são diversas, por isso, alinhe quais são os seus objetivos e escolha o quadro ideal para você.

Gostou do conteúdo? Não esqueça de deixar sua avaliação e comentário com sugestões ou dúvidas sobre o quadro de mtb em alumínio.

Artigos relacionados
ComponentesManutenção de Bike

Guia completo de discos de freio a disco para bicicletas: Tudo o que você precisa saber

Os discos de freio a disco transformaram a forma como ciclistas de todas as modalidades controlam…
Leia mais
ComponentesManutenção de Bike

Descubra o banco largo ideal para você: Guia completo com dicas e recomendações

O que você vai ver nesse artigo Toggle IntroduçãoComo escolher o banco largo idealTrês…
Leia mais
Esporte e FitnessMTB

Dominando as trilhas: Técnicas de pilotagem para MTB

Cada pedalada é uma mistura de adrenalina, liberdade e, claro, o desafio de dominar o terreno.
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *