Se você curte bikes e esportes em geral, com certeza deve ser apaixonado pelas olímpiadas, esse evento sazonal que conta com diversos esportes, entre eles, o ciclismo. Mas você sabe a história do ciclismo nas olimpíadas?
Se você ainda não conhece, veja neste conteúdo tudo sobre o ciclismo nas olimpíadas, desde os primeiros registros até os dias atuais, como as olímpiadas em Tóquio.
Aproveite o conteúdo e boa leitura!
A história do ciclismo
Se você ainda não conhece a história do ciclismo, sente-se que agora falaremos pra você como esse esporte começou a ser praticado.
Com registros no século XIX, mais precisamente em 1890, o ciclismo surgiu em paralelo à uma época em que as bicicletas estavam passando por melhorias significativas em suas tecnologias, cooperando para que o ciclismo também se desenvolvesse.
Mas, se considerarmos o ciclismo como qualquer atividade que envolva andar de bike, então podemos dizer que sua criação se deu em 1839, quando um ferreiro escocês, Kirkpatrick Macmillan, criou um primeiro protótipo de bicicleta, com dois pedais grudados em uma enorme roda da frente.
As bikes tradicionais que conhecemos, com rodas de tamanho igual e com sistemas de correntes e catracas surgiram em 1880 e o mecanismo de marchas veio na década seguinte, ou seja, 1890.
A primeira competição no ciclismo nasceu antes da evolução da bike, em 1869, quando ocorreu a primeira maratona ciclística com um percurso entre as cidades de Paris e Rouen, com 123 km.
Já em 1890, foi quando surgiu a construção do primeiro velódromo, em Paris, na França, assim, os franceses foram os primeiros do mundo a fomentarem o ciclismo como uma modalidade esportiva.
Em 1893, criou-se o Tour de France, pelo ciclista Henry Desgranges, considerada como a competição mais famosa do ciclismo de estrada até os dias atuais. Mas, apenas em 1896, o esporte começou a ganhar projeção mundial e foi inserido nos Jogos Olímpicos.
Assim, a primeira prova olímpica do ciclismo foi disputada no mesmo trajeto que a tradicional maratona dos primeiros jogos. Os ciclistas da época largaram em Atenas e pedalaram até a cidade de Marathon, por fim, retornando à capital grega.
Nas três edições das olímpiadas seguintes, o ciclismo manteve-se longe da competição, retornando apenas em 1912, em Estocolmo e desde então, segue com sua participação em todas as edições.
Um fato interessante e um pouco preocupante é que, apenas em 1984, as mulheres começaram a disputar o esporte nos jogos de Los Angeles, com a prova individual de estrada.
Na olimpíada de Atlanta, em 1996, adicionou-se a modalidade do ciclismo de montanha, conhecido como cross-country, praticado em Moutain Bikes.
E em 2008, nos jogos de Pequim, foi adicionado outra modalidade do esporte, o “BMX SX”, que incorpora novos percalços, como uma rampa íngreme e com maiores saltos, com uma velocidade considerada alta.
Na última olimpíada, disputada em Tóquio em 2021, tivemos pela primeira vez a modalidade do BMX estilo livre como uma modalidade do ciclismo nas olimpíadas, mais um grande passo para o reconhecimento desse esporte.
Já no Brasil, acredita-se que a bicicleta desembarcou com os imigrantes europeus no final do século XIX e início do século XX. Alguns registros mostram que já existiam ciclistas no Espírito Santo e São Paulo, em 1895.
Três anos depois, em 1898, a primeira fábrica de bicicletas era inaugurada no país, a Caloi, popularizando o ciclismo no país, assim como a sua marca até os dias atuais.

Quais as modalidades do ciclismo nas olimpíadas?
Durante os anos, diversas modalidades já passaram pelas olimpíadas e com o tempo, outras foram entrando no lugar. Para entender a realidade atual, usaremos como base as olimpíadas de 2020, em Tóquio (realizada em 2021, devido à pandemia do Covid-19).
Ao total, são 46 modalidades no evento, mas 5 são destinadas ao ciclismo, que são, ciclismo de estrada, ciclismo de pista, mountain bike, BMX (Bike Motocross) e BMX estilo livre. Vamos analisar quais são as diferenças entre cada uma delas a seguir:
1. Ciclismo de estrada
A primeira modalidade do ciclismo nas olimpíadas é a de estrada, que conta com dois tipos de prova, uma competição entre equipes de corrida na rua e outra no estilo individual, que é de velocidade.
No caso da primeira prova, as equipes decidem entre si um líder, que deverá disputar a corrida e chegar na frente dos outros competidores para ganhar a competição. O trajeto varia entre 250km a 280km para os homens e de 100km a 140km para as mulheres.
Já na prova individual, os atletas competem a vitória através de uma corrida, onde precisam percorrer o trajeto no menor tempo possível. A distância fica entre 40km a 50km para os homens e de 20km a 30km para as mulheres.
2. Ciclismo de pista
Na segunda modalidade, temos o ciclismo de pista, onde os atletas disputam a prova no velódromo, tendo que percorrer 250 metros em uma pista oval e atingir o menor tempo possível nas voltas. Ainda, nessa modalidade existem seis tipos de competições:
- Velocidade individual: os atletas competem entre si.
- Velocidade por equipes: aqui, as equipes são formadas por três homens e duas mulheres.
- Keirin: uma disputa entre seis ciclistas ao mesmo tempo.
- Omnium: nesse estilo, a disputa é contabilizada através de pontos. Os ciclistas devem atingir o maior número de pontos possíveis na disputa de seis provas, que são, perseguição individual, eliminação, contrarrelógio, flying lap, corrida de pontos e scratch.
- Perseguição por equipes: são duas equipes que disputam entre si. Geralmente, cada equipe é composta por seis membros.
- Madison: por último, a prova que é disputada em duplas.
3. Mountain Bike
Um dos estilos mais conhecidos dentro do ciclismo, o Mountain Bike tornou-se olímpico apenas em 1996, nos jogos de Atlanta, nos Estados Unidos. Nessa modalidade, os ciclistas percorrem por terrenos acidentados de vários níveis de dificuldade. Um detalhe interessante é que, menos de 15% do trajeto deve ser plano.
O vencedor será o ciclista que concluir todas as voltas definidas e cruzar primeiro a linha de chegada.
4. BMX (Bike Motocross)
Uma das modalidades mais recentes, inseridas nos Jogos de Pequim, em 2008, o Bike Motocross ocorre da seguinte forma. Os ciclistas largam em uma plataforma de 10 metros de altura e seguem com a prova por uma estrada de terra cheia de obstáculos.
Assim como na Moutain Bike, o ciclista que conseguir chegar primeiro na linha de chegada, será o vencedor da competição.
5. BMX Estilo Livre
Essa modalidade foi inaugurada pela primeira vez nos jogos de Tóquio. Os atletas devem percorrer por um terreno com diversas rampas, obstáculos e transições. Em seguida, os juízes avaliarão as manobras de cada um dos ciclistas, levando em consideração o estilo, a execução e a dificuldade da manobra.
Ao final, as notas, que são entre 0 e 100 pontos, são somadas e determinar quem é o grande vencedor da prova.
Os benefícios do ciclismo
O ciclismo é um esporte muito benéfico para nossa saúde, afinal, é uma atividade que proporciona uma atividade rítmica e cíclica, fundamental para o desenvolvimento dos sistemas de energia aeróbico e anaeróbico.
Dentre os benefícios, os principais são o desenvolvimento do sistema cardiovascular, a queima de gordura corporal e desenvolvimento de resistência de força muscular de pernas.
Além do ciclismo competitivo, há também a oportunidade de praticar ciclismo estacionário, utilizando bicicletas ergométricas e em áreas fechadas. Este é um exercício aeróbico alternativo que evita potenciais dificuldades encontradas ao praticar ao ar livre, tais como a velocidade lenta ou à deriva da bicicleta.
As pessoas que têm certas lesões nas pernas, quadrículos, ou costas e não conseguem andar normalmente são aconselhadas a andar de bicicleta em bicicletas ergométricas. De acordo com os conselhos médicos, também pode ser recomendado para mulheres grávidas, idosos com osteoporose, e pessoas obesas.
Independente de qual esporte seja, é muito importante a prática de atividades para a sua saúde e bem-estar.
E aí, gostou de conhecer um pouco da história do ciclismo nas olimpíadas e como funcionam as provas, assim como as modalidades inclusas?
Não esqueça de avaliar o conteúdo e deixar nos comentários o que você acha sobre o ciclismo nas olimpíadas.