Classificados Bike RegistradaDicasPreparação e Prática

Tudo o que você precisa saber para comprar bicicleta

Em meio a tantas opções que o mercado oferece, comprar bicicleta não é uma tarefa que se resolve em um dia. Aros pequenos ou grandes, com suspensão ou sem, e para trilhas ou cidades, são alguns dos pontos que causam dúvidas nessa hora.

Mountain bikes, road bikes, elétricasdobráveis, urbanas, e por aí adiante, é preciso saber algumas coisas essenciais antes da compra. As informações servem para você amadurecer algumas ideias antes de definir sua bicicleta, e não se arrepender depois de ter fechado negócio.

A compra de uma bicicleta nova é um passo importante, por isso você deve se dedicar na busca pela melhor. Se você vive esses dilemas e quer ter logo sua magrela para sair pedalando, confira este artigo completo com tudo o que você precisa saber para comprar bicicleta.

Antes de comprar bicicleta, defina o seu objetivo

O primeiro ponto para qualquer compra, é simplesmente definir o seu objetivo. Sem isso você ficará perdido nas lojas de bikes, admirando diversos modelos sem saber qual pode atender o seu uso.

Se você é do tipo que só quer usar a bike na cidade, ou então pretende fazer trilhas, ou então quer ir ao trabalho, saiba que há bicicletas específicas para cada caso.

Anote num papel: onde vai pedalar, como pretende pedalar e por qual motivo vai pedalar. Isso já vai definir suas prioridades como ciclista iniciante, e adianta muito na hora de conversar com um vendedor.

Portanto, antes de abrir a sua carteira, você precisa ter certeza de que o que está prestes a comprar é realmente o que você precisa.

Estabeleça um orçamento

Antes de passar horas e horas pesquisando em lojas, fóruns de discussão e sites, vale a pena definir o seu orçamento. Assim, ficará mais fácil encontrar opções que estejam alinhadas com o seu bolso. Estabelecer um orçamento claro ajudará a filtrar as escolhas e a concentrar sua busca pela bike perfeita.

Aliás, é bom levar em consideração não apenas o custo da bicicleta em si. Pense também nas eventuais despesas extras, como equipamentos de segurança, acessórios e possíveis custos de manutenção. Seja realista sobre o quanto está disposto a investir.

Converse com outros ciclistas sobre comprar bicicleta

Para fazer uma escolha consciente, é essencial considerar o seu estilo de ciclismo, preferências pessoais e os ambientes em que pretende pedalar. Por isso, nada melhor do que ter um feedback de alguém que faz o que você quer fazer. Troque ideias com ciclistas, lojistas, e vendedores, para saber as experiências e opiniões deles sobre diferentes tipos de bike.

Em uma conversa fica mais fácil identificar as necessidades que o ciclista teve e como a bicicleta atendeu as expectativas dele, seja nas estradas, trilhas etc.

Fale seus objetivos e veja se a pessoa pode indicar um tipo de bicicleta, e até modelos, que se encaixam no seu estilo de pedal.

Prefira uma bicicleta já montada

Montar uma bicicleta do zero é muito legal e a deixa personalizada ao seu gosto, mas a escolha das peças exige um bom conhecimento do comprador. Por isso, bicicletas montadas de fábrica ainda são as melhores opções para quem vai iniciar no mundo do ciclismo.

Há bikes montadas para diferentes níveis de ciclistas, e a maioria dos modelos é de bicicletas de entrada. Estas bikes são chamadas assim por terem peças mais simples e atenderem muito bem os iniciantes, perfil de ciclista que cresce a cada dia.

Vá a uma loja especializada

A melhor escolha sempre é com o especialista nessa área. E indo aos lojistas, além de você conhecer de perto as bikes, pode conversar com os vendedores!

Independente se você chegou aqui através do Google, Yahoo!, ou outro buscador de internet, você está lendo um artigo especializado em comprar bicicleta. Portanto, use essa ferramenta e conheça várias lojas, dentro de casa.

Você vai digitar na barra de pesquisa “lojas de bike” e procurar as melhores e mais próximas de você. Veja endereços, fotos, acesse os sites e as redes sociais deles. Busque lojas bem avaliadas e tire um dia para visitá-las.

Acompanhe sites especializados sobre bikes

Aqui no Blog do Bike Registrada frequentemente apresentamos reviews detalhados com os modelos mais procurados de bicicletas. Navegue pelas editorias do site e encontre artigos mais aprofundados sobre as inovações tecnológicas e as características essenciais em diferentes tipos de bicicletas, desde MTB até bicicletas de estrada.

São informações valiosas sobre diferentes tipos de bicicletas, acessórios e tendências no mundo do ciclismo. Leia atentamente as avaliações e as considere antes de tomar uma decisão de comprar bicicleta.

Selecione o tipo certo de bike

Um erro muito comum é comprar bicicleta de impulso, atraído por uma determinada novidade do mercado. Em alguns casos, a bicicleta acaba normalmente apodrecendo no porão ou em um anúncio de classificados de artigos usados.

Para comprar uma bike que realmente atenda às suas necessidades e maximize sua experiência de ciclismo, é essencial selecionar o tipo certo de bicicleta. Aqui estão alguns dos principais tipos de bicicletas e suas características:

Bicicleta Urbana: Pensadas para quem quer rodar pelas cidades, elas são muito confortáveis de conduzir e possuem componentes bem simples. Normalmente são as bikes mais baratas do mercado. Porém, nos últimos anos, o aumento dos ciclistas urbanos levou as empresas a produzirem modelos que estão longe de serem modestos, já que combinam design e peças de qualidade.

Bicicleta de Montanha: Chamadas de Mountain Bike (MTB), elas são bicicletas planejadas para trilhas off-road e terrenos acidentados. Dentre as suas características, elas têm geometrias mais compactas por questões de praticidade e manuseio. Contam com suspensões robustas e pneus largos.

Bicicleta de Estrada: Conhecidas como Road Bikes, elas são as queridinhas de quem é apaixonado por velocidade. Possui uma leveza incomparável com qualquer outro tipo de bike. Isso porque, ela precisa que seus deslocamentos sejam facilitados.

Bicicleta Híbrida: Geralmente entende-se por híbrida, uma mistura entre a bike de montanha e a bike de estrada.

Bicicleta Elétrica: Popularmente conhecida como E-bike, elas são equipadas com um motor elétrico capaz de dar a assistência necessária durante o pedal. Ideal para longas distâncias e terrenos mais desafiadores.

Priorize qualidade ao invés de preço

Nós sabemos que, embora seja tentador buscar opções mais acessíveis, a relação entre a qualidade e o preço da bicicleta muitas vezes não andam juntos. Ou seja, uma bike melhor é naturalmente mais cara.

Porém, vale a pena considerar a durabilidade do investimento. Uma bicicleta de qualidade, por exemplo, pode representar um gasto inicial maior. Porém, se mantiver sua durabilidade e desempenho ao longo do tempo, pode ser um investimento mais vantajoso a longo prazo.

Se ao comprar uma bicicleta você pensar que está fazendo um investimento, o retorno não está apenas na economia imediata. Mas sim, na qualidade e na segurança do seu pedal.

Teste diferentes bicicletas

Esta parte você consegue fazer com bastante tempo em lojas. Converse com os vendedores e experimente diferentes modelos. Até aqueles que você acha que não são os ideais para seu uso, para conhecer cada estilo de bike.

Cada bike tem uma geometria diferente, então só subindo nela e pedalando que você sente a diferença na posição de pedalada e no estilo de condução dela. Assim você saberá como cada bicicleta reage. Qual o conforto, o tipo de pegada no guidão e todos os outros fatores que vão influenciar muito sua pedalada.

Compre uma bike do tamanho certo

Este é o último ponto a definir na hora em que você vai fazer negócio. Isso acontece porque a bike deve ter o tamanho de quadro de acordo com sua altura. Mas, algumas marcas trabalham com medidas diferentes para as mesmas numerações.

Por exemplo, uma bike de tamanho médio (M), pode ter 17 polegadas para bikes da marca ‘X’, e 18 pol. nas bikes da marca ‘Y’.

Além desse ponto importante, o tamanho correto da bicicleta está relacionado a posição certa que não vai causar dores no seu corpo. Esteja certo de que comprar bicicleta e adequada à sua altura é o primeiro passo para pedalar bem.

Prefira uma bike com um bom quadro

O quadro representa o coração de uma bicicleta, pois influencia o comportamento e o desempenho da bicicleta. Claro que, todos os componentes são importantes e contribuem, mas a escolha do quadro ideal constitui de longe o fator mais significativo.

No mercado atual existe uma vasta gama de possibilidades, diferentes em preço, pesos e características. O tipo de material utilizado tem um grande impacto nas características da bicicleta e, claro, também no valor. Estude sobre cada um dos materiais e para quais tipos de bikes eles são recomendados, como a fibra de carbono, aço, titânio e alumínio.

Pense também nos acessórios

Conforme você mergulha mais profundamente no universo do ciclismo, é natural que comece a identificar algumas necessidades específicas que complementam sua experiência. Por isso, na hora de comprar bicicleta dê uma atenção especial aos acessórios é fundamental.

Reserve um orçamento para dar aquela personalizada na sua bike, investimento no que realmente faz a diferença para você. Os acessórios não apenas melhoram o seu pedal, mas contribuem positivamente para a sua segurança e desempenho.

Dentre os principais, podemos citar:

  • Capacete
  • Acessórios de sinalização
  • Luzes dianteira e traseira
  • Bomba de ar portátil
  • Kit de reparo de pneus
  • Bagageiro
  • Ciclocomputador e GPS para bike
  • Selim confortável
  • Luvas
  • Óculos de ciclismo

Invista em um kit de ferramentas

Ter sempre em mãos um bom kit de ferramentas durante um pedal faz toda a diferença. É ele quem poderá ajudar a resolver pequenos problemas mecânicos durante suas pedaladas. Com esse conjunto, você estará preparado para lidar com situações imprevistas, como furos no pneu ou ajustes necessários. Ele deve ter:

  • Chaves Allen
  • Chave de fenda e Phillips
  • Espátulas para pneus
  • Remendo para câmara de ar
  • Bomba de ar portátil
  • Extrator de corrente
  • Chave inglesa
  • Câmara de ar extra

É recomendado fazer um Bike Fit? Sim!

A experiência de dores nas costas e joelhos, incômodo com o selim, formigamento nas mãos e desconforto nos pés é algo que pode ser evitado. Fazendo os ajustes adequados da bike em relação ao seu corpo tudo dará certo. Essas mudanças personalizadas, denominada de ”Bike Fit”, é um procedimento essencial para otimizar a ergonomia e eficiência durante as pedaladas.

E um aviso: o Bike Fit pode ser feito por todos os tipos de ciclistas, do iniciante ao avançado. Seu procedimento envolve uma análise abrangente das características físicas individuais de cada pessoa.

Essa avaliação detalhada permite que profissionais especializados identifiquem a postura ideal. Além disso, comprimento dos pedais, altura do selim, inclinação do guidão e outros ajustes cruciais.

Fazendo essa mudança dos elementos de acordo com as necessidades de cada um, é possível minimizar ou até mesmo eliminar desconfortos. Sem falar na chance de prevenir possíveis lesões decorrentes de uma postura inadequada.

Vale a pena investir tempo e recurso em um Bike Fit? A resposta é sim! Um Bike Fit bem feito, não apenas melhora o conforto durante o pedal, mas também contribui em outrros pontos. Tanto para um desempenho mais eficiente, quanto para minizar os riscos de lesões.

Comprou? Agora é hora de garantir a sua segurança!

Com anos de experiência e presente na vida de inúmeros ciclistas, a Bike Registrada garante a sua segurança e da sua bicicleta, oferecendo planos praticamente personalizados. É que nós possuímos diferentes coberturas que atendem aos mais diferentes tipos de pedal.

Quer competir em trilhas, pedalar até o mercado central da cidade ou encarar uma estrada em alta velocidade? Não tem problemas, o seguro da Bike Registrada estará com você. A contratação é simples e pode ser realizada totalmente pela internet. Até para fazer a vistoria não precisa sair de casa.

Faça agora mesmo a sua simulação e assine o seguro de bicicletas que você pode confiar!

Seguir estas dicas é uma ‘mão na roda’ na hora de comprar bicicleta, já que são muitas as opções. E independentemente da bicicleta que você escolher ela deve te levar, da saída à chegada, com muita segurança e proporcionando prazer.

Uma escolha acertada na hora de comprar bicicleta estimula e aumenta a confiança para qualquer iniciante pedalar cada vez mais.

Além deste artigo sobre como comprar bicicleta, semanalmente temos novidades para novos ciclistas saberem as melhores dicas sobre bikes. Assine nossa newsletter e receba artigos novos e completos como este!

Artigos relacionados
ComponentesDicas

Explorando as pastilhas de freio para bicicletas aro 26: Guia completo para ciclistas

Neste guia completo, vamos mergulhar no universo das pastilhas de freio para bicicletas aro 26. …
Leia mais
Bicicleta ElétricaPreparação e PráticaSaude e Bem-Estar

Benefícios para a saúde das bicicletas elétricas: Um guia completo

As bicicletas elétricas, ou e-bikes, estão se tornando cada vez mais populares em todo o mundo.
Leia mais
CriançasPreparação e PráticaSaude e Bem-Estar

Qual é a melhor bicicleta infantil? Confira 4 modelos incríveis

Para pais ciclistas, é o mais lógico querer compartilhar desde cedo com os filhos aquilo que dá…
Leia mais

6 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *