ComponentesManutenção de BikeReviews

Suspensão Absolute é boa?

Talvez um dos componentes mais importantes de uma bike, a suspensão é muito exigida, principalmente para quem pratica mountain bike, então, é preciso uma boa marca para a sua bike. Por isso, hoje vamos responder se a suspensão Absolute é boa.

Acompanhe a leitura e conheça os prós e contra, valores e se vale a pena investir na suspensão da marca.

Boa leitura!

A suspensão Absolute

Criada no início da década de 1960, a Isapa, uma das grandes empresas no segmento de autopeças, sendo uma das maiores importadoras e distribuidoras de acessórios e componentes de bicicletas no Brasil.

E ainda, a marca trouxe ao Brasil diversas marcas que foram muito importantes, como a Park Tool, Kenda, Giro e Manitou. Mas para obter sucesso em um mercado tão concorrido, era preciso de um diferencial que atraísse os clientes.

Então, através de um estudo de mercado, a Isapa percebeu que apostar no custo-benefício e com alta qualidade, deveria ser uma ótima estratégia para aumentar o número de vendas, afinal, todos nós procuramos esses dois fatores nos produtos que iremos comprar.

Foi assim que nasceu a ideia de criar a Absolute Bikes, uma marca de acessórios e componentes para os mais diferentes tipos de ciclistas, em todas as modalidades do esporte, mas com um valor inferior comparado às opções do mercado e com um valor acessível.

Hoje em dia, a Absolute possui centenas de produtos disponíveis, desde peças mais simples às mais complexas.

Tecnologias da suspensão Absolute

Se você ainda está começando no mountain bike e ainda tem um pouco mais de receio de atingir altas velocidades, executar manobras mais complexas em trilhas mais acidentadas, saiba que isso não é problema algum e faz parte do processo de evolução.

E foi por esse motivo que a Absolute Bikes decidiu focar em criar uma suspensão que fosse ideal para você, com o objetivo de trazer uma segurança maior ao ciclista que ainda está iniciando e preciso de evolução no mountain bike.

Com uma estrutura mais robusta, porém muito estável, as suspensões da marca entregam aquilo que prometem. Os modelos são diversos, por isso, vamos focar em três modelos, a Absolute Prime EX Boost, Absolute Prime SL e Absolute Prime EX.

Absolute Prime EX Boost

suspensão absolute é boa
Absolute Prime EX Boost

Com um garfo mais rígido e 120mm de curso, essa suspensão possui hastes, canelas, crown e espigas produzidas em alumínio, pensando em trazer mais leveza e resistência. Ainda temos duas opções de espigas, a tradicional e a versão “tapered”, sendo a segunda para cubos com eixo Boost de 15x1100mm.

Seu cartucho hidráulico selado, construído em alumínio e reduzindo o peso, chegando até 2kg no total, a suspensão Prime EX possui hastes de 34mm, além do garfo que é compatível com pneus mais largos, sendo 2.4 na versão normal e 2.6 na versão “tapered” com eixo boost.

Ou seja, isso oferece um pouco mais de ousadia para você nos momentos de curva, já que com a velocidade alta, a suspensão mantém sua estabilidade, mostrando que seu garfo possui um controle muito grande e muito resistente.

Seu sistema de ar da Prime SL possui um controle que permite que você, automaticamente, ajusta o funcionamento da maneira que preferir, absorvendo os impactos durante a trilha ajustável ao pé de cada um dos ciclistas.

Os valores variam entre R$700,00 e podendo chegar até R$1.200,00, dependendo do modelo que você deseja.

Absolute Prime SL

suspensão absolute é boa
Absolute Prime SL

Agora, se você está precisando de uma suspensão leve, mas econômica e que seja eficiente, a Absolute Prime SL é uma ótima opção. Com hastes e crown em alumínio, tendo dois modelos de espigas, sendo a tradicional e tapered

Esta calibragem pode ser feita de forma simples, já que uma das pernas do amortecedor é composta por um sistema pneumático para permitir esta adaptação.

Ao instalar sua Absolute Prime SL, é muito importante que você faça o SAG (suspension adjustments gap), para entender quanto a suspensão desce quando o ciclista sobe na bike, e para ajustar é bem simples

Outro diferencial é sua trava no guidão, que com um simples toque, você interrompe de forma temporária o funcionamento do curso da opção. E com 100mm de curso total, o garfo da Absolute possui diversas tecnologias que encontramos nos melhores modelos.

Em média, o valor que você encontra

Mas afinal, a suspensão Absolute é boa?

De modo geral, ao analisarmos as suspensões da Absolute, podemos notar alguns pontos que são muito bons quando comparado com outras marcas no mercado que possuem o mesmo custo benefício.

Então, vamos apresentar alguns pontos positivos e negativos para entender se a suspensão da Absolute é boa ou não.

Prós

Claro que não poderíamos deixar de citar a questão do custo benefício. Por entregar peças de alta qualidade por um preço inferior no mercado, a suspensão absolute é boa nesse quesito

calibragem acaba sendo também um ponto positivo para a marca, que possibilita o ajuste de compressão baseado no seu peso, posição de pilotagem e o estilo da sua pedalada. Além disso, sua composição leve e resistente acaba sendo favorável para sua bike.

Por último, se você gosta de abusar um pouco mais nas curvas, a suspensão da absolute se mantém estável, sem nenhum tipo de torção, ou seja, o seu garfo oferece um poder de manobra e com controle grande e com uma boa resistência.

Contra

O primeiro fator e um dos mais importantes é a questão da lubrificação. Muitos usuários reclamam que ao montar a suspensão, percebem que ela é pouco lubrificada, afetando seu desempenho. E nesses casos, os próprios usuários acabam optando por lubrificar de forma adequada.

E para essa preparação, demanda muito tempo e trabalho, pois sem as ferramentas certas, um lubrificante bom, que possa fazer a diferença e o óleo para completar, você ficará preso a uma suspensão que possa prejudicar o seu desempenho.

Os clientes também reclamam de após alguns meses de uso a apresentação de barulhos no retorno e após o destrave, ela ainda sim permanece dura.

De forma geral, existem alguns pontos que precisam de uma reavaliação antes de concluir a compra. Se você está precisando de uma suspensão, mas o orçamento está curto, a suspensão Absolute é boa opção.

Agora, se você possuir um orçamento um pouco melhor, talvez seja melhor procurar outras marcas que possam entregar um desempenho mais favorável para a forma que você pilota sua bike.

Mas e aí, você compraria algum dos modelos da suspensão Absolute? Conta aqui pra gente se você acha que vale a pena o investimento.

E não deixe de avaliar o nosso post!

Artigos relacionados
Componentes

Tudo o que você precisa saber sobre pastilhas de freio para bicicletas

As pastilhas de freio são componentes cruciais no sistema de frenagem das bicicletas, garantindo a…
Leia mais
EquipamentosReviews

Review dos fones de condução óssea Nank Runner Diver2

A tecnologia dos fones de condução óssea tem evoluído significativamente nos últimos anos…
Leia mais
ComponentesManutenção de Bike

Guia completo da bicicleta fibra de carbono

Ao decidir comprar uma bicicleta, uma série de variáveis ​​precisam ser consideradas. E nessa…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *