DicasPreparação e PráticaSaude e Bem-Estar

Qual o tamanho bike speed ideal para mim?

Talvez você esteja no ponto decisivo, considerando dar o salto para o ciclismo de estrada, mas se sentindo um pouco perdido sobre como iniciar. Neste exato momento, é comum que a escolha do tamanho ideal de uma bicicleta speed se torne uma grande interrogação. E, sim, é natural que surja aquela pressa em querer definir tudo o mais rápido possível.

Queremos enfatizar a importância de ser meticuloso ao selecionar uma bicicleta dessa categoria. É essencial dedicar-se a uma pesquisa detalhada e resistir às compras por impulso. A decisão de compra deve ser feita apenas quando você tiver certeza absoluta do tamanho da bike speed que melhor se adequa à sua estrutura corporal.

Característica da Bike Speed

Para os novatos no esporte, pode ser um desafio entender todas as nuances. O ciclismo de estrada, ou speed, acontece majoritariamente em vias asfaltadas. Essa predileção pelo asfalto influencia diretamente o design da bicicleta, que é otimizado para se adaptar bem a esses ambientes pavimentados.

A bicicleta speed é projetada pensando na aerodinâmica, permitindo ao ciclista alcançar velocidades elevadas com mais facilidade, sendo assim, consideravelmente mais leve que as bicicletas de passeio tradicionais. Devido a essa capacidade de atingir altas velocidades, o sistema de freios na bicicleta de estrada é projetado para ser excepcionalmente eficaz. Nos manetes, encontram-se integradas as funções de frear e de troca de marchas, proporcionando uma experiência de condução mais dinâmica e eficiente.

Tamanho da bike speed

Escolher o tamanho é um parâmetro fundamental para ter o máximo de conforto durante a condução. A bicicleta não adequada ao nosso corpo pode gerar desconforto ao pedalar e dores nas articulações. Não há nada mais irritante, desconfortável e potencialmente prejudicial do que andar de bicicleta com o tamanho errado.

MEDIDAS DO QUADRO DA BIKE SPEED

A compra de uma bike speed é praticamente igual à compra de uma roupa. Existem diferentes tipos de tamanhos para diferentes corpos. Assim, precisamos compreender qual a nossa estrutura, para depois poder comprar a bicicleta que mais lhe convém.

tamanho do quadro ideal de speed depende da altura do ciclista. A tabela seguida é a seguinte:

– Altura entre 1,50m a até 1,60m: quadros de 46 a 50 cm;

– Altura entre 1,60m a 1,70m: quadros de 50 a 53 cm;

– Altura entre 1,70 a 1,80m: quadros de 53 a 56 cm;

– Altura entre 1,80m a 1,90m: quadros de 56 a 59 cm;

– Altura entre 1,90 a 2m: quadros de 59 a 63 cm;

– Ciclistas com mais de 2m: quadros superiores a 63 cm.

Para pessoas que possuem a perna um pouco mais longa em relação ao tronco, convém realizar o cálculo desenvolvido por um engenheiro da Suíça, chamado Wilfried Hüggi. Segundo seus estudos, é possível identificar a numeração exata do quadro, a partir da multiplicação da altura do cavalo por 0,65 cm.

A altura do cavalo, nada mais é do que a medida que existe desde a sola dos pés, até a região do corpo que será apoiada no selim. Para medir é simples. Com as pernas em paralelo, os pés descalços, encostados em uma parede. Peça ajuda para alguém fazer uma marca de lápis, exatamente no cavalo. Pronto, agora é só fazer a fórmula e descobrir o número.

Bike speed: o que é preciso mais ter?

Ao adquirir uma bicicleta speed, é crucial compreender que o peso tem um papel significativo na performance. Escolher um quadro de alumínio significa optar por eficiência na estrada. O mercado oferece várias marcas, com as opções nacionais destacando-se por sua qualidade, acessibilidade e confiabilidade. São uma aposta segura!

Opte por garfos de fibra de carbono. Dado que as bicicletas speed são feitas para rodar em superfícies pavimentadas e não possuem suspensão, estes garfos proporcionam um nível de conforto adaptado a este ambiente.

Os pneus de uma bike speed, desenhados exclusivamente para o asfalto, são mais estreitos e suaves do que os de outras bicicletas. Eles vêm em diversas espessuras e modelos, então, vale a pena experimentar diferentes opções antes de se decidir, garantindo que o tamanho do quadro escolhido seja compatível com as dimensões do pneu escolhido.

A escolha do selim também é vital, especialmente para aqueles ciclistas que tendem a se inclinar para frente, apoiando-se no guidão. Para bicicletas speed, o selim deve ser mais estreito, menor e equipado com um sistema de acolchoamento especial para assegurar o conforto. Imagine um design que complementa a aerodinâmica, similar ao de um capacete.

Quanto às sapatilhas específicas para ciclismo de estrada, elas não são essenciais no início. Contudo, conforme você progride e busca melhorar seu desempenho, investir em sapatilhas apropriadas pode se tornar um diferencial.

Por último, considerando o alto investimento em uma bicicleta speed, vale a pena explorar opções de seguro. Um bom seguro pode oferecer proteção contra roubo, furto qualificado e até mesmo danos por acidentes ou quebras.

Dicas para escolher o tamanho

Pode até bater aquela ansiedade de querer resolver tudo rápido e comprar logo a bicicleta. Mas é preciso ter prudência e avaliar bem todos os quesitos, para depois investir na tão sonhada magrela de estrada.

– Calcule corretamente as medidas de acordo com a tabela;

– Realize pesquisas no site oficial do fabricante e verifique as especificações de cada componente, descrições e tamanhos;

– Converse com ciclistas que pratica a mais anos e escute as recomendações;

– Vá a uma loja física e explique para o lojista as suas dúvidas. Peça para experimentar o seu tamanho bike speed e quadro. Simule a posição em cima da estrutura.

– Observe como você se sente. Está confortável? Está muito curvado? Os braços alcançam tranquilamente o guidão e os freios? Como estão os ísquios no selim?

A escolha de uma bicicleta requer tempo de pesquisa. Após compreender qual o tamanho bike speed ideal, é hora de investigar quais as marcas oferecem um melhor custo-benefício, levando em consideração a qualidade e durabilidade das peças.

Fique por dentro de tudo o que acontece no universo do ciclismo. Assine a nossa newsletter e receba diretamente no seu e-mail o nosso conteúdo!

Artigos relacionados
Bicicleta ElétricaDicas

Guia para investir em uma bicicleta elétrica em São Paulo

Viajar de bicicleta é uma ótima maneira de economizar dinheiro no transporte e melhorar sua…
Leia mais
DicasPreparação e Prática

Guia completo da bicicleta: Tudo o que você precisa saber para começar

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de se exercitar, se divertir e explorar o mundo ao seu…
Leia mais
Dicas

Dicas importantes sobre nota fiscal de bicicleta

Anota fiscal de bicicleta é um documento muito importante porque é praticamente a prova da…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *