No universo do ciclismo, a evolução tecnológica e a constante procura por componentes mais leves e resistentes são incessantes. Um destaque recente nesse progresso contínuo é o lançamento dos novos cubos ENVE Innerdrive.
Criado exclusivamente pela ENVE, este cubo representa não só uma inovação no design, mas também um ponto de virada na engenharia de peças para bicicletas. Neste artigo, vamos detalhar as propriedades exclusivas do ENVE Innerdrive e compreender como ele está estabelecendo novos paradigmas no mundo do ciclismo.
1. Características e inovações do ENVE Innerdrive
O ENVE Innerdrive marca um avanço notável em termos de design e funcionalidade. Sendo o primeiro cubo totalmente desenvolvido pela própria ENVE, ele introduz uma série de inovações técnicas. Um dos principais avanços é a utilização de raios retos (straight pull), que possibilitou uma reformulação completa do corpo do cubo.
Essa inovação levou a uma diminuição de peso de 60g em relação ao modelo anterior de j-bend, com o conjunto dos cubos pesando somente 326g. O que realmente destaca o Innerdrive, no entanto, é como essas modificações contribuem para uma estrutura de roda mais rígida e eficiente, elevando a performance sem sacrificar a durabilidade.
2. Design de raios retos e rEmodelação do cubo
A inovação no ENVE Innerdrive vai além da simples redução de peso. O design com raios retos é uma verdadeira revolução no mercado de cubos de bicicleta. Esta configuração não apenas aprimora a estética da roda, mas também amplia de forma significativa a rigidez da estrutura.
Com espaçamentos otimizados entre os raios, o cubo evita problemas frequentes como ruídos e fricções. Além disso, a uniformidade no comprimento dos raios de ambos os lados do cubo facilita a manutenção, uma vez que é necessário apenas um tamanho de raio por roda. Essa mistura de sofisticação e funcionalidade é o que torna o Innerdrive um destaque no mercado.
3. Design interno e anéis de catraca
No interior do cubo, a inovação do ENVE Innerdrive não para. A ENVE decidiu manter o sistema de anel de catraca, porém com uma inovação significativa. Eles reposicionaram o anel de catraca mais para o centro do cubo e aumentaram seu diâmetro para 42mm, alinhando-o diretamente sobre os rolamentos internos. Isso centraliza o torque, reduzindo a pressão sobre o eixo e os rolamentos, e diminuindo o desgaste.
Os anéis de catraca são fabricados em um aço endurecido exclusivo da marca, assegurando uma longevidade excepcional e um desempenho confiável sob quaisquer condições.
4. Opções de anéis de catraca
Quanto aos anéis de catraca, o Innerdrive oferece quatro configurações de contagem de dentes: 40, 60, 80 e 100 dentes. Esta variedade permite que os ciclistas personalizem o nível de ruído e o tipo de engajamento que desejam, com opções que variam de 9º a 3.6º de engajamento.
Essa flexibilidade representa uma grande vantagem, especialmente para aqueles ciclistas que têm preferências específicas em relação à resposta do cubo.
Para os modelos de estrada e cascalho SES e G Series da ENVE, os cubos estarão equipados com anéis de 60 dentes, proporcionando um equilíbrio ideal entre desempenho e acústica.
5. Sistema Perfect Preload
Por fim, o sistema Perfect Preload da ENVE torna a manutenção ainda mais simples. Esse mecanismo utiliza uma arruela ondulada ajustável que aplica a carga lateral correta nos rolamentos sem gerar estresse excessivo.
Isso dispensa o uso de ajustadores de pré-carga de rolamento, minimizando o risco de erros de manutenção e ajustes impróprios.
O novo cubo ENVE Innerdrive é um marco de inovação e design no mundo do ciclismo. Combinando leveza, durabilidade e uma série de funcionalidades avançadas, ele promete transformar a experiência de ciclismo. Disponível agora nos modelos SES e G Series, bem como em um conjunto de cubos autônomo, o Innerdrive é uma escolha primorosa para quem busca o que há de melhor em tecnologia de ciclismo.