O que não nos falta é a forma de guardar os dados de ciclismo, seja com celular, smartwatches ou até mesmo anéis inteligentes. Mas afinal, qual a importância de armazenar as informações sobre o desempenho do ciclismo durante o dia a dia?
Para explicar como os dados de ciclismo contribuem com o seu treino, este guia detalha o papel dessas informações para os treinos de alta performance, e acima de tudo aponta os cuidados para começar bem!
Como a VPN pode melhorar a performance dos dados de ciclismo?
Para utilizar os dados de ciclismo para ganhar performance, é necessário utilizar um VPN, principalmente no celular. O VPN protege os dados do ciclista e evita que informações sejam roubadas. Vale a pena buscar mais informações sobre o papel do programa antes de armazenar os seus dados.
A rotina de treino é preparada tendo em mente os pontos a serem melhorados. Muitas vezes, especialmente nos treinos de alta performance, o acompanhamento constante se faz necessário para cronometrar e perceber os erros, a fim de corrigi-los, e os acertos, a fim de aperfeiçoá-los.
Entre alguns exemplos estão:
- Monitoramento de métricas e cadências;
- Planejamento de dados baseados na distância, elevação e frequência cardíaca;
- Classificação de terreno e circuitos;
- Análise de recuperação pós-treino;
- KPIs de desempenho e qualidade.
No entanto, durante uma rotina consolidada de treinos, o acompanhamento fica mais limitado, principalmente com circuitos noturnos ou mais distantes. É neste instante que os dados armazenados dos treinos ganham mais importância.
Afinal, o que são dados de ciclismo?
Os dados de ciclismo nada mais são do que as informações a respeito do seu desempenho. Velocidade mais rápida atingida, perda de performance, velocidade constante, sprints máximos etc. Todos esses dados podem ser utilizados em prol do desempenho.
Para quem explora o poder do treinamento intervalado de alta intensidade (HIIT), esses dados são indispensáveis. Isso porque reforça os pontos altos e baixos do ciclista. Ao mesmo tempo, demonstra a eventual evolução do atleta.
Dados de ciclismo que mais exigem atenção
Aparelhos capazes de armazenar informações sobre os treinos também são capazes de realizar pagamentos e guardar outros dados sigilosos. Hoje, o que não falta é crime virtual criativo.
Em um caso recente, um novo malware buscava roubar dados de cartão a partir do pagamento por aproximação. A fraude aconteceu com a clonagem rápida dos dados do dispositivo utilizado para o pagamento.
Além deste tipo de perigo, há também carros que transmitem um Wi-Fi aberto para roubar dados. Com esse sinal de conexão é possível interceptar e roubar os dados do seu telefone. É sempre importante estar atento à segurança.
Essas são as práticas criminosas mais comuns nesse cenário:
- Clonagem de dados do cartão;
- Wi-Fi falso;
- Roubo de senha.
Utilizar dados de ciclismo contribui com uma evolução preditiva
Uma evolução preditiva de desempenho apresenta pontos a serem corrigidos ao longo do tempo, como cadências menores em elevação, perda de velocidade, frequência cardíaca acelerada etc.
Na prática, existem smartphones e smartwatches com foco no atleta de alta performance. O mais recomendado, inclusive, é justamente os smartwatches, que contam com linhas focadas nos atletas.
Esses dados são monitorados e geram relatórios detalhados que nos ajudam bastante na hora de acompanhar a evolução nos treinos. Vale a pena agregá-los à rotina!