Componentes

Entenda o que é suspensão Rock Shox e porque ela é revolucionária

Realizar uma leitura precisa do terreno, possuir um peso extremamente reduzido e permanecer na indústria de bicicletas por mais de três décadas. Estas são apenas algumas características da suspensão Rock Shox, uma das favoritas entre os entusiastas e frequentemente escolhida para equipar mountain bikes diretamente das linhas de montagem. Conhecer a fundo os motivos pelos quais ela é tão valorizada no universo do MTB é, sem dúvida, muito benéfico.

Desenvolver suspensões sofisticadas e construir um legado não acontece da noite para o dia. A Rock Shox está nesse processo há mais de 30 anos, inovando constantemente em seu leque de produtos e colaborações. Seu reconhecimento contínuo em um setor altamente competitivo é uma clara indicação de sua excelência.

Neste artigo, vamos explorar a trajetória, os modelos mais emblemáticos, os benefícios e as razões pelas quais a suspensão Rock Shox é considerada revolucionária. Acompanhe!

Qual é a história da suspensão Rock Shox?

A história da Rock Shox teve início em 1989, nos Estados Unidos. Seu fundador, Paul Turner, era anteriormente um competidor de motocross e, após se retirar das corridas motorizadas, voltou sua atenção para o desenvolvimento no mundo do mountain bike.

Nesse mesmo ano de fundação, Turner apresentou ao mercado a primeira suspensão Rock Shox: o modelo RS-1. Esse design incorporava 50mm de curso e utilizava tecnologias baseadas em ar e óleo, algo revolucionário para o MTB, embora fosse uma prática usual no motocross.

A inovação tinha todas as características fundamentais que se esperaria de uma suspensão Rock Shox moderna, embora com alguns traços específicos daquele tempo. A coroa era acoplada ao tubo de direção por peças distintas, que eram fixadas firmemente com parafusos allen.

Essa inovação marcante foi apresentada por Turner no Long Beach USA Trade Show, um evento que congregava os principais nomes da indústria global de bicicletas. O lançamento teve um impacto decisivo, capturando a atenção de olhares e revendedores, e ajudou a elevar o reconhecimento da marca.

O que é a suspensão Rock Shox?

Em essência, a suspensão Rock Shox consiste em um garfo dianteiro com amortecimento, destinado a mountain bikes e outras categorias de bicicletas. Contudo, ela se destaca em relação às concorrentes por consistentemente oferecer atributos superiores, mesmo nos modelos mais básicos.

Ela emprega materiais como alumínio e sistemas projetados para suportar desde passeios leves até pedais mais intensos. Com mais de 10 modelos em sua linha, a Rock Shox se estabelece como uma das escolhas primárias para quem deseja pedalar com equipamento de alta qualidade e segurança.

Quais são as principais tecnologias da suspensão da Rock Shox?

Como há vários modelos suspensões Rock Shox, cada um se destina a um tipo de pedal, por isso elas têm tecnologias diferentes. E conhecer cada uma dela vale cada minuto.

Mola e elastômero

Os modelos básicos de suspensão Rock Shox combinam a mola e o elastômero — um tipo de borracha que amacia as pancadas. Assim, com um ajuste de carga na mola, para deixá-la mais firme ou macia, você define o melhor padrão para pedalar.

Hidráulico

O sistema hidráulico funciona com câmaras internas que guardam óleo e um pistão dentro. Por meio de um sistema fino de ajuste, essa tecnologia tem maior leitura de terreno e consegue transferir menores impactos aos braços.

Ar e óleo

O sistema mais avançado, que une a tecnologia hidráulica do lado esquerdo da bengala da suspensão, e a câmara de ar na parte direita da “suspa”. Assim, com uma bomba de ar específica para suspensões, basta calibrar a peça.

Tudo deve ser feito respeitando as indicações que a própria Rock Shox indica em um adesivo na suspensão. Para cada peso de ciclista, uma faixa de pressão é recomendada — por exemplo, 75kg, calibrar de 25 PSI a 35PSI.

Trava remota

As travas remotas da suspensão Rock Shox ficam no guidão e são encontradas nas versões mecânicas — cabo de aço —, como hidráulicas — óleo injetado. Cada qual funciona no seu respectivo sistema.

Suspensões de alto rendimento contam com a trava remota, mas, o sistema pode ser instalado em uma suspensão da marca que ainda não tenha. Desde que a tecnologia e modelos de ambas as peças sejam compatíveis.

Suspensão invertida

Há uma versão da RS-1 moderna, que é do tipo invertida, ou seja, tem as canelas da suspensão na parte debaixo, e as bengalas acima. Esse é um projeto que exclui o arco da suspensão, e a deixa ainda mais leve e com alta leitura de terreno.

A RS-1 moderna é voltada para o meio competitivo, mas, pode ser usada em treinos e passeios de mountain bike da mesma forma. Ela vai garantir ótimos pedais do mesmo jeito.

Quanto pesa uma suspensão da Rock Shox?

suspensão rock shock

Não existe um padrão de peso único para todas as suspensões da Rock Shox. No entanto, a marca disponibiliza o peso de alguns dos seus modelos diretamente em seu site.

As suspensões de entrada, como a Judy, pesam cerca de 2,7kg. Por outro lado, modelos mais sofisticados e voltados para competição, como a SID SL 2021, atingem um peso impressionante de apenas 1,501kg.

É importante destacar que esses pesos são referentes a suspensões projetadas para rodas aro 29, um padrão que se consolidou no mercado de MTB nos últimos cinco anos.

Qual é a melhor suspensão da Rock Shox?

A marca destaca a suspensão SID SL 2021 como o modelo mais avançado de sua linha de alta performance. No entanto, outros modelos da Rock Shox, apesar de serem um pouco mais pesados, podem oferecer desempenho superior em certos tipos de terrenos e estilos de pedaladas. Mesmo assim, esses modelos continuam sendo comparáveis à joia principal das suspensões Rock Shox.

Onde comprar suspensão RockShox?

A suspensão Rock Shox é utilizada por várias marcas de bicicletas renomadas, como Scott, Cannondale, Audax e Sense. Entretanto, também é possível adquirir a “suspa” de forma avulsa, seja para equipar a sua bicicleta atual ou para iniciar a montagem de uma nova do zero.

Você encontra as suspensões Rock Shox à venda em lojas de ciclismo especializadas, e-commerces de bicicletas e marketplaces. No entanto, é recomendável optar por vendedores especializados no mercado de bicicletas, pois eles oferecem um atendimento mais personalizado, além de garantirem uma boa política de garantia e manutenção, entre outras vantagens.

Além disso, é importante explorar os diferentes modelos de suspensão Rock Shox disponíveis, pois cada um oferece benefícios específicos para diferentes modalidades de pedal. Certamente, existe uma ou mais opções que se adequam perfeitamente ao seu estilo de pedalada. Além de suspensões, vale ressaltar que a marca também produz amortecedores traseiros, consolidando-se como uma opção completa para ciclistas.

Descubra bikes das simples às mais avançadas, com boas suspensões. Elas estão te esperando no Classificados Bike Registrada!

Artigos relacionados
ComponentesCuriosidade

Nomes de peças de bicicleta: Conheça as principais

Diversos nomes de peças de bicicleta podem ser difíceis de lembrar, mas, felizmente, existe um…
Leia mais
ComponentesManutenção de Bike

Tudo o que você precisa saber sobre o parafuso da mesa do guidão

O parafuso da mesa do guidão é uma das peças fundamentais de uma bicicleta, muitas vezes…
Leia mais
Componentes

Pneus de bicicleta de MTB: Como escolher o melhor para o seu estilo de pedal

Os pneus de bicicleta de MTB são a interface entre a bicicleta e a trilha. Escolher os melhores…
Leia mais

3 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *