AtletasEsporte e Fitness

Conheça o ciclista Abraão Azevedo: Atleta do MTB de Brasília

Competir em alto nível no Brasil em diversas modalidades esportivas não é fácil. Mais difícil ainda é se tornar uma lenda em sua modalidade. E é isso que o ciclista Abraão Azevedo conseguiu, se tornar uma lenda do MTB brasileiro. Detentor de muitos títulos nacionais e internacionais de expressão, ele foi um dos primeiros grandes nomes deste esporte no Brasil.

O ciclista inspirou ciclistas e segue inspirando novas gerações com todo seu conhecimento. Possui grande conhecimento em técnicas e em fisiologia, e por isso segue na ativa até hoje em alto nível. Além disso, oferece consultoria para atletas que buscam melhorar as performances, com diversos planos diferentes.

Lendas CIMTB: Abraão Azevedo – CIMTB

Começou muito jovem sua caminhada nesta longeva carreira, pedalando pela cidade de Formosa (GO) desde pequeno. Assim, o ciclista Abraão Azevedo desenvolveu sua paixão pelo ciclismo, usando a bike como forma de transporte para a escola. Também, motivou-se a andar de bike por conta do desafio de equilibrar-se no equipamento, vendo os mais velhos pedalando.

Na adolescência, mudou-se para Brasília, onde se consolidou no MTB e seguiu uma carreira de sucesso. Com o desafio superado, ele considera que ao viver há mais de 30 anos da modalidade é outro desafio. Isso se deve ao fato do pouco incentivo que o Brasil dá para o ciclismo.

O começo no ciclismo

O ciclista Abraão Azevedo, antes de se tornar lenda no ciclismo nacional, pedalou muito em sua cidade natal. Nasceu em Formosa, no estado de Goiás em 23 de setembro de 1969. Começou a se entusiasmar pelo ciclismo ao ver os mais velhos pedalando, aos 8 anos de idade. Logo, encarou o desafio de tentar se equilibrar em cima das duas rodas e assim se apaixonou pelo equipamento.

A princípio, usou a bicicleta para se locomover indo à escola e usando a bike para locomoção. Desenvolveu grande técnica pedalando até mesmo sem freio na bike, aumentando seu controle. Fazia trilhas para ir acampar com a bike e fazer piqueniques na infância.

Aos 15 anos mudou-se para Brasília e seguiu pedalando para seguir estudando e trabalhando. Quando começou a cursar psicologia, comprou uma bike MTB depois de se decepcionar com um carro que tinha comprado. Com bike, o ciclista Abraão Azevedo recebeu o conselho de um amigo que competia para fazer o mesmo.

O ciclista Abraão Azevedo no ciclismo profissional

Depois de chamar a atenção de um amigo com sua técnica apurada, o ciclista Abraão Azevedo começou a competir. Assim, em 1994, começou a participar de provas de mtb e até hoje segue na ativa, com 53 anos de idade.

Suas especialidades no começo da carreira foram nas modalidades XCM e XCO e foi se destacando entre os melhores. Em 1997 viveu uma grande temporada, ao conseguir a prata no Pan-Americano e vencer o brasileiro de cross country. Esse foi o primeiro título expressivo do ciclista Abraão Azevedo, passando a se tornar um dos maiores do país.

Em 1998, venceu o Pan-Americano de XCO, representando a Seleção Brasileira ao lado de grandes ciclistas da época. Assim, foi ganhando destaque, e colecionando bons resultados em outras competições nacionais e internacionais.

Em meio a essas competições, o ciclista passou a se especializar em provas de maratona, se tornando sua especialidade. Foi campeão Brasileiro de Marathon na categoria Elite em 2005 e 2007.

Sua carreira seguiu evoluindo, junto de sua idade, o que não o atrapalhou. O ciclista Abraão Azevedo seguiu competindo e se tornou o principal nome da categoria Masters nos últimos anos. São diversos títulos em competições importantes, como o mundial de XCO em 2011 e quatro vezes a Cape Epic.

ciclista Abraão Azevedo
Reprodução: MTB Brasília

Esta última competição de grande prestígio mundial, disputada na África do Sul anualmente. Abraão se prepara muito para essa maratona, e compete ao lado do campeão olímpico Bart Brentjens. A dupla percorre as trilhas sul-africanas nos últimos anos, e sempre entram como favoritos ao título.

Entre suas principais conquistas, Abraão conquistou 5 títulos Brasileiros, um Pan-Americano, 4 vezes o Cape Epic e mundial da UCI. Além deles conseguiu títulos da Brasil Ride e da Taça Brasil de Ciclismo. Aliando seu carisma, conhecimento e habilidade no esporte, o ciclista Abraão Azevedo tornou-se uma lenda.

Além da carreira no ciclismo

O ciclista Abraão Azevedo sempre teve muita preocupação com sua preparação. Por conta disso, em 1999, o ciclista começou a prestar consultoria para outros atletas, sobre treinos e fisiologia.

Em busca de cada vez mais conhecimento, formou-se em Educação Física no começo dos anos 2000. Isso o ajudou a melhorar seus atendimentos e entender seu corpo, melhorando o desempenho.

Não é à toa que ele segue competindo e treinando duro para alcançar resultados expressivos. Ele mesmo diz que apesar da idade avançada, seus treinos ficaram mais complicados. Mesmo assim, mantém sua rotina de treinos duros pedalando por horas praticamente todos os dias.

Não faz nenhuma dieta especial, e acredita que pode manter o equilíbrio em comer alimentos diversos. Seu foco é em não exagerar na alimentação, dando a disposição necessária para os treinamentos. Come de tudo, até alimentos calóricos como bacon, por exemplo, e assim mantém seu peso sem excessos.

O ciclista Abraão Azevedo se destaca por seu carisma. Nos atendeu no meio de uma pedalada, encostando sua bike e esbanjando simpatia para nos contar sua atuação no esporte. Contou que apesar de sua idade, se mantém focado em seguir competindo. Foi exatamente sua simpatia e preocupação que o tornaram tão popular, junto com seus resultados, claro.

O equipamento que o ciclista Abraão Azevedo utiliza é da Scott. Há alguns anos ele utiliza desde a bike até outros acessórios da marca. Atualmente seu equipamento é a Scott Spark RC World Cup AXS, bem como luvas, capacete e outros acessórios da Scott.

E o seguro de sua bike?

Sabendo o quanto é difícil sobreviver no Brasil como ciclista, Abraão Azevedo se protege com seguro de bike. Ele entende que o equipamento tem um alto valor, e por isso procurou a Bike Registrada para proteger seu bem. Em nossa conversa, ele afirmou que é muito importante ter o seguro do equipamento, evitando prejuízos futuros.

Além disso, destaca a importância de se sentir seguro caso precise usar alguma cobertura do seguro contratado. Ele afirmou que “ninguém quer ter de usar o seguro, mas se precisar ele estará protegido”. Com isso, ele pedala por Brasília, onde vive, sempre atento para que não precise acionar o seguro.

Faça como Abraão Azevedo e muitos ciclistas no Brasil. Proteja-se com o seguro do Bike Registrada.

Artigos relacionados
Esporte e Fitness

Grupo Caloi: Conheça a história e suas melhores bikes

Qualquer um que goste de bikes provavelmente já ouviu falar do grupo Caloi. É possível…
Leia mais
CompetiçõesEsporte e FitnessNews

Onde assistir o Tour de France ao vivo no Brasil? Veja aqui

O Tour de France, uma das competições mais icônicas e aguardadas do ciclismo mundial, está de…
Leia mais
DicasEsporte e Fitness

Como escolher bicicleta para ciclismo feminina

O ciclismo é uma atividade que combina lazer, esporte e transporte, oferecendo benefícios…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *