Ter momentos de lazer ao ar livre com crianças é mais difícil com tantas tecnologias dentro de casa. Mas, a prática do ciclismo resiste aos tempos modernos e muitas crianças começam a pedalar bem cedo. Toda a emoção de pedalar e ganhar velocidade ou fazer manobras faz as crianças se apaixonarem pela prática. Por isso, vamos ensinar como ensinar criança a andar de bicicleta, para viver momentos inesquecíveis.
Como ensinar criança a andar de bicicleta? Escolha equipamentos e ambiente adequados
Um dos pontos principais de como ensinar criança a andar de bicicleta é escolher os equipamentos corretos. Pense sempre na proteção da criança, então invista em capacete e joelheiras para começar. A escolha da bicicleta também facilita este trabalho, então busque uma que se enquadre na necessidade de criança.
Um modelo muito usado hoje em dia para o ensino é a bicicleta sem pedal, chamada bicicleta de equilíbrio. Ela ajuda a criança a desenvolver noções de como se equilibrar e os movimentos de uma bike. Com isso, aos poucos a criança ganha confiança e noções de direção usando os pés no chão para manter o controle. Depois disso, com mais equilíbrio e idade, as bikes com pedal passam a ser a próxima etapa.
O ambiente precisa estar em boas condições para facilitar no ensino. Assim, com um ambiente asfaltado, sem buracos ou terrenos acidentados, é melhor. Ele sendo plano e com bom espaço, ajuda a criança a aprender a usar seu impulso.
Escolha a bicicleta adequada ao peso e idade
O tamanho ideal de bicicleta serve para qualquer idade no ciclismo. Mas, quando criança o tamanho errado pode influenciar negativamente no aprendizado. Se for menor que o recomendado, os joelhos batem no guidão. Se for maior, dificulta para alcançar os pés no chão ao parar.
Por isso, ao escolher a bike ideal para uma criança, considere pedir ajudar profissional. Ao medir a criança, fica mais fácil definir o tamanho de aro ideal para sua estatura.Portanto, não é pela idade que o tamanho do aro será definido, e sim por seu tamanho e peso. Com o tamanho certo, fica mais fácil buscar o equilibro e dar as primeiras pedaladas.
Técnicas de equilíbrio e coordenação
O aprendizado de uma criança no ciclismo se baseia na confiança, em quem está ensinando e nela mesma. As primeiras pedaladas virão naturalmente quando houver essa confiança, e por consequência o equilíbrio. Para começar a melhorar a confiança e treinar o equilíbrio, as bicicletas sem pedal são ótimas para introdução.
Depois da migração para bikes com pedais, ainda é comum ver as rodinhas de apoio para ajudar. Elas ajudam a melhorar o equilíbrio e a praticar a direção do guidão. A retirada delas precisa ser gradual, e com isso o equilíbrio vai atingindo outros níveis. É importante ensinar desde cedo a criança a olhar para frente sempre. Isso melhora a coordenação e os instintos ao pedalar.
Ensine a usar o pedal e freio
Ensinar usar os freios e os pedais é o passo seguinte em como ensinar criança a andar de bicicleta. Quanto aos pedais, o importante é ensinar a usar eles apoiando o pé dominante em um deles. O outro pé fica apoiado no chão, para dar o primeiro impulso e assim sair pedalando.
Já os freios, é preciso ensinar o uso ainda fora da bike. Recomendamos andar ao lado dela e mostrar que apenas uma apertada leve pode reduzir a velocidade. É importante a criança sentir a intensidade do freio antes de usá-lo para valer. Um apertão brusco pode causar acidentes, embora eles sejam normais durante o aprendizado.
Dicas de segurança importantes
Andar de bicicleta tem seus riscos, e acidentes podem levar a graves sequelas. Por isso, segurança é um assunto fundamental, principalmente para iniciantes. Em primeiro lugar, usar equipamentos de segurança como capacetes e outros acessórios são indispensáveis. Além disso, se não tem uma grande experiência, não pedale ou ensine alguém a pedalar em locais movimentados.
Para um bom aprendizado, procure um lugar espaçoso e com pouco, ou nenhum, movimento de veículos motorizados. Outro ponto importante é estar sempre perto da criança quando ela estiver dando suas primeiras pedaladas, para dar suporte. Por fim, deixe que a criança se sinta segura e não force o aprendizado.
Incentivo em cada pequeno esforço, e não se esqueça da paciência
Nenhuma criança vai sentar no selim de uma bicicleta e sair pedalando facilmente. É normal que ocorram alguns contratempos, acidentes e quedas durante o aprendizado. Tudo isso faz parte do processo, e é importante ter paciência ao ensinar. Não se irritar e criticar alguma falha pode desencorajar a criança. Então, incentive cada pequeno avanço e mostre que todo progresso é importante para a confiança de quem está aprendendo.
Solte-a aos poucos, mas esteja sempre lá
Sempre que se vê algum vídeo de como ensinar criança a andar de bicicleta, quem ensina corre ao lado. É importante este acompanhamento para ajudar no equilíbrio durante as primeiras pedaladas, principalmente sem rodinhas de apoio.
Não soltar de uma vez é o melhor caminho para aumentar a confiança da criança. Soltando aos poucos ajuda a criança e evitar algumas quedas no começo e encoraja a criança a continuar tentando.
Superando medos e frustrações
É muito comum ver crianças com medo de pedalar, principalmente durante a transição das rodinhas de apoio. Por isso, ir devagar é o melhor caminho para ensinar criança a andar de bicicleta. Para perder o medo o importante é incentivar cada vez mais a criança durante o aprendizado.
Isso mostra que ela tem capacidade de conseguir e o medo vai se esvaindo aos poucos. Mostrar apoio e guiar os primeiros passos é fundamental para superar o medo inicial de possíveis quedas durante o processo.
Reconhecendo conquistas
Elogiar cada avanço e incentivar a continuar após alguma queda mostra confiança para a criança. Isso torna o aprendizado mais fácil, pois você estará ao lado sempre. Assim, ao reconhecer cada conquista a criança estará cada vez mais motivada para aprender coisas novas na bike.
Além disso, você terá uma nova parceira para suas pedaladas em um exercício que ajuda no desenvolvimento físico e mental de crianças.
Já sabe como ensinar criança a andar de bicicleta? Então nos conte sua experiência nos comentários.