É fato conhecido que pedalar é uma forma incrível de explorar o ambiente ao ar livre e manter-se ativo, mas é essencial assegurar que sua magrela esteja apta para rodar antes de você encarar as rotas. Aí surge a dúvida: Qual é o método correto para inflar o pneu da bicicleta?
Checar a pressão dos pneus é um procedimento de manutenção regular que frequentemente passa batido. Isso se torna ainda mais crucial para as bikes que veem muita ação, já que os pneus enfrentam desafios constantes.
Com isso em mente, elaboramos um guia único e detalhado para que você não descuide de um detalhe tão fundamental que tem o potencial de atrapalhar seus passeios. Vamos lá!
Por que calibrar o pneu da sua bike corretamente?
Pedalar é uma atividade que coloca os pneus da bicicleta à prova, exigindo muito deles, especialmente quando você enfrenta terrenos irregulares, pedras, raízes e até lama. Esses desafios podem levar à perda de ar dos pneus. Ignorar a pressão adequada pode resultar em pneus furados ou até em explosões.
Portanto, ajustar a pressão adequada é vital não só para a longevidade dos pneus, mas também para o desempenho da sua bike. A pressão correta varia conforme o terreno pelo qual você irá pedalar. Uma regra básica é manter os pneus firmes, porém não exageradamente rígidos.
Uma pressão muito baixa aumenta as chances de furar ou danificar os pneus, enquanto uma pressão muito alta pode tornar a pedalada desconfortável e até prejudicar os aros. Fazer a checagem regular da pressão dos pneus é uma forma eficaz de prevenir contratempos, tornando-se um elemento crucial na sua manutenção de rotina e no processo de saber calibrar os pneus da bicicleta corretamente.
Quais são os tipos de bico e adaptadores?
Essa parte da bike por muitos anos não sofreu mudanças complexas no design e até na aparência. Portanto, no momento, apenas dois bicos padrão populares:
- Presta/FV – francês ou bico – é usado em todas as bicicletas de estrada e mountain bikes de alto nível.
- Schrader/AV – na verdade, esse é o carro-chefe. Montado em uma câmara de ar ampla para maioria das Hardtail ou bicicletas de turismo.
Às vezes, pode ser inconveniente ter o tipo \”errado\” de válvula em sua bicicleta se a única bomba disponível for para um tipo diferente de válvula. Por isso, existem os adaptadores que chegaram ao mercado para solucionar esse tipo de problema. Onde muitos ciclistas ficavam sem ter como encher seus pneus, pois o bico não encaixava na bomba de ar.
O adaptador para bico de bicicleta pode ser aparafusado no antigo e Presta Dunlop. Isso significa que, com uma bomba ou compressor de carro normal, você poderá bombear absolutamente qualquer pneu. Tudo isso fará com que você consiga saber como encher pneu de bicicleta.
Nas lojas de bicicletas podem ser encontradas bombas equipadas com um bocal universal para Presta/Schrader. Com esse dispositivo, você pode esquecer completamente as diferenças entre os padrões.
Qual é a pressão adequada para pneu de bicicleta?
Regra básica se seus pneus não indicarem uma pressão recomendada: bombeie-os até que estejam firmes, mas ainda ligeiramente espremíveis. Como alternativa, existem intervalos geralmente aceitos com base no tipo de bicicleta:
- pneus de bicicleta infantil: 25–40 PSI;
- pneus estreitos/bicicletas de estrada: 80–130 PSI;
- pneus médios/bicicletas híbridas: 50–70 PSI;
- pneus grossos/mountain bikes: 20 a 30 PSI (off-road)/40 PSI (on-road).
Os pneus para bicicletas híbridas requerem níveis de pressão entre os das bicicletas de estrada e de montanha. Isso geralmente está na faixa de 50 a 70 psi.
Como calibrar o pneu da bike com bombas manuais?
O pneu da sua bike pode ser equipado com uma válvula Presta ou Schrader, a depender do modelo da sua bicicleta. Caso esteja em dúvida sobre qual tipo possui, uma rápida busca no Google pode esclarecer. Agora, siga os passos a seguir:
- Encontre a bomba de ar adequada para a válvula do seu pneu;
- Verifique qual é a pressão de ar recomendada para os pneus da sua bike.
- Desenrosque a tampa da válvula;
- Encaixe a bomba na válvula;
- Levante a alavanca da bomba para travá-la;
- Proceda com o enchimento do pneu;
- Retire a bomba da válvula;
- Caso tenha colocado ar demais, libere um pouco até alcançar a pressão ideal (PSI);
- Recoloque a tampa da válvula.
- Assegure-se de aderir às especificações do fabricante para definir o PSI ideal. Este é o processo adequado para inflar corretamente o pneu da bicicleta.
É possível também utilizar os serviços de um posto de gasolina para encher os pneus. Se estiver incerto sobre a calibragem correta, o atendente poderá auxiliá-lo com sua experiência. Na ausência de um profissional, simplesmente conecte a válvula ao compressor e ajuste o valor desejado.
O equipamento sinalizará quando a pressão ajustada for atingida. Lembre-se de sempre carregar um adaptador para evitar contratempos.
Um conselho valioso da Bike Registrada: evite calibrar os pneus no limite máximo para prevenir desgaste precoce e prolongar sua durabilidade.
De quanto em quanto tempo calibrar o pneu da bicicleta?
Para quem utiliza a bicicleta no dia a dia, em ambientes urbanos, não há problema em verificar a pressão dos pneus a cada duas semanas. Mas, se você é um ciclista esportivo, que treina principalmente longas distâncias, é recomendado verificar a pressão antes de cada pedalada.
Veja logo abaixo a Tabela de Calibragem para bicicletas urbanas e estrada que montamos para você.
Agora montamos outra tabela que é muito significativa, pois a modalidade de MTB é uma das que mais cresce no país. Tabela de Calibragem para Mountain Bikes.
Agora você sabe como encher pneu de bicicleta?
Entendemos que há diversos elementos que desempenham papéis fundamentais para garantir que o processo de inflar o pneu da bicicleta seja feito adequadamente. Fatores como o tipo de terreno que você percorre, o modelo de pneu, a bomba utilizada e o tipo de válvula influenciam nesse procedimento.
Embora seja uma ação relativamente simples inflar um pneu de bicicleta, requer cuidado e atenção aos detalhes. Um erro aqui pode resultar em uma bicicleta que se comporta de maneira instável ou excessivamente rígida, ou, em casos extremos, pode até levar ao estouro do pneu, com riscos de acidentes.
Agora que você nos acompanhou até aqui, que tal fazer um Test Drive para verificar na prática se tudo está conforme o esperado? E não deixe de conferir nosso guia completo para calibrar pneus, válido para todos os tamanhos de aro.
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