News

Como comprar uma bike usada: dicas de segurança

Sabemos que nem sempre o orçamento permite a compra de um produto novo, não é mesmo? Isso também acontece quando o item desejado é uma bike. Por isso, às vezes, para poder usufruir da liberdade de sair pedalando por aí, precisamos comprar uma bike usada.

Se você está pensando em comprar uma bike usada e não sabe como fazer isso de um jeito seguro, confira as 7 dicas que separamos a seguir para te ajudar a não errar na hora da compra.

Imagem da capa: Reprodução Pixabay

1. Verifique se a bike usada foi roubada ou sofreu acidentes

Em primeiro lugar, desconfie se o preço da bike usada estiver super atraente. Outro ponto para ficar de olho é quando você faz perguntas simples sobre a bike e o vendedor não sabe responder. Ele não sabe o modelo, o número de série, se sofreu acidentes ou quais peças já foram trocadas.

Outra dica é verificar o chassi da bicicleta, que fica no movimento central, bem próximo do ponto onde ficam fixos os pedais. Trata-se de uma numeração que garante que cada bicicleta seja única.

Além disso, acesse também o Cadastro Nacional de Registro de Bicicletas e confira mais informações sobre o vendedor e a bike que deseja comprar.

Por isso, fique de olho em todos estes detalhes para não cair em uma cilada. Fique atento e você não terá prejuízos.

2. Verifique o estado das peças

Confira se todas as peças estão inteiras e em bom funcionamento. Freios, pneus, e todas as demais peças. Isso porque nada adianta adquirir uma bicicleta que só trará prejuízos.

3. Consulte o chassi no cadastro nacional de bicicleta

O Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas foi criado pelo Bike Registrada pensando na grande quantidade de bikes que são roubadas no país. A ideia é ajudar o ciclista a recuperar a sua em situações como essa.

Há muitas bikes registradas em todo o país, e o cadastro pode ser no www.bikeregistrada.com.br, clicando na opção “Registrar uma bike”. Depois de fazer o cadastro o usuário já pode emitir alertas caso seja roubado.

Esse processo é bem rápido, já que todas as informações já foram previamente registradas. Você pode checar o registro da bicicleta para saber se o modelo é legal ou se foi fruto de roubo ou furto. Nesse caso, você pode entrar em contato com o proprietário para informá-lo sobre seu paradeiro atual, se achar necessário.

4. Teste a bicicleta

Teste a bicicleta de todas as formas que puder. Sente-se para ver se ela é confortável, verifique os freios, pneus, se ela se adapta a sua altura. Enfim, garanta que a bike está em bom estado e adequada para você antes concluir a compra de uma bike usada.

bike usada
Imagem: Reprodução Bike Registrada

5. Avalie o custo-benefício

Pense com calma se aquela bike usada vale realmente a pena, ou se é melhor investir mesmo em uma nova. Muitas vezes comprar uma de segunda mão pode trazer tantos prejuízos que no final das contas você acaba gastando o valor que pagaria em uma nova.

6. Selecione um bom local para negociar

Na hora de marcar um encontro com a pessoa que está vendendo a bike, não deixe de seguir a regra básica: escolha um lugar seguro e movimentado. Nada de apartamentos, casas em locais distantes e outros ambientes reservados. Peça para que ele leve a bike para um ambiente aberto e com muitas pessoas.

7. Pesquise por preços e outras ofertas

Use todos os recursos que estão ao seu alcance para conseguir comprar pelo melhor preço. Utilize as redes sociais e sites para pesquisar quais são os preços mais atraentes. Faça isso e use a tecnologia a seu favor.

Erros comuns na hora de comprar uma bike usada

As rodas da bicicleta são literalmente o que a impulsiona para a frente. Na hora da compra, dê atenção especial aos rolamentos do cubo, além do estado geral do pneu, que não deve apresentar rasgos ou ressecamento na borracha. As pessoas erram muito neste ponto, e não verificam se está tudo ok.

Para verificar, basta girar a roda e sentir a fluidez. Nesta etapa, certifique-se de que o aro esteja reto e não identificado. Um dos maiores erros cometidos pelos compradores é aceitar o preço de uma bicicleta de segunda mão antes de checar todos estes detalhes. A gente sabe que é chato ver tudo isso, mas só assim você conseguirá fazer a compra com segurança e sem prejuízos.

Além disso, a procedência da bicicleta é fundamental para evitar a compra de uma bicicleta roubada e até mesmo para poder usufruir da garantia fornecida pelo fabricante. Portanto, é fundamental solicitar a nota fiscal do produto para quem está vendendo.

Quais itens de segurança para bicicleta?

A importância de usar Equipamento de Proteção Individual (EPI) durante o ciclismo nem sempre é levada a sério. No entanto, essa atividade pode trazer diversos riscos para quem pratica, seja por lazer ou para ir ao trabalho, por exemplo. Por isso, é necessário entender o que precisa ser feito para garantir uma viagem segura, sem acidentes.

Um dos fatores que contribui para acidentes são as obstruções nas rodovias. Obstáculos que impedem a pedalada segura incluem carros estacionados, itens pesados ​​e outros objetos. O piso escorregadio, que pode levar a quedas e lesões, também deve ser levado em consideração.

Entre os principais equipamentos de segurança estão o capacete, óculos, luvas, retrovisores, buzinas, faróis e lanternas. Além disso, nunca é demais lembrar que para pedalar com segurança você deve respeitar os sinais de trânsito, procurar os melhores espaços e nunca andar na contramão.

Seguro para bike

seguro de bicicleta é semelhante ao seguro de automóvel. Como resultado, você terá proteção adicional para cobrir os custos decorrentes de vários problemas que podem acontecer com a sua bike.

Este seguro destina-se essencialmente a cobrir despesas ou prestar assistência em casos de furto, roubo, danos materiais ou mesmo danos a terceiros. A diferença é que na grande maioria dos casos esse seguro é utilizado para cobrir perdas totais e parciais da bicicleta.

Independentemente de como você usa sua bicicleta, este é sem dúvida um investimento. Afinal, comprar, equipar e manter a bike em bom funcionamento exige uma certa quantidade de recursos financeiros. Por isso, ninguém quer investir tempo e dinheiro em algo e depois ver o seu bem ser furtado ou roubado, não é verdade?

Portanto, o seguro da bicicleta trabalha a favor da tranquilidade do ciclista ao pedalar. Com o seguro você anda com mais tranquilidade e fica mais à vontade para aproveitar ao máximo os seus passeios e pedaladas com a galera.

Você sabia que o Seguro Bike Registrada também assegura bikes usadas e sem Nota Fiscal? Então aproveite e faça uma simulação!

Artigos relacionados
DicasNews

O que é um bike café?

Nesta era moderna, onde o ciclismo e o café se entrelaçam em um estilo de vida cada vez mais…
Leia mais
News

Ciclismo em diferentes climas: Como se preparar para cada estação

Você já sentiu o vento fresco no rosto enquanto pedala, mas, de repente, o tempo muda e aquela…
Leia mais
News

Como será a prova Brasil Ride de Bonito?

A Brasil Ride Bonito 2024 promete ser um destaque no calendário do mountain bike, oferecendo…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *