Manutenção de Bike

Cannondale lefty: Tudo o que você precisa saber

A Cannondale Lefty é reconhecida como uma das suspensões de mais alta qualidade no mercado atual. Criada de forma única, ela conquistou admiradores globalmente — enquanto suscita várias perguntas entre os entusiastas do ciclismo.

Seu formato, com a suspensão situada unicamente em um dos lados, é intrigante e promove melhorias significativas na segurança e no conforto ao pedalar. O conceito de montar a roda conectada por apenas um lado não é propriamente uma inovação, visto que este mecanismo já é utilizado nos setores automobilístico, motociclístico e aeronáutico.

Porém, no universo do ciclismo, a suspensão Lefty introduziu um eixo substancialmente mais robusto em comparação aos garfos tradicionais. Interessado em descobrir como ela funciona e quais são os seus principais benefícios? Continue conosco!

O que é a Cannondale Lefty e como funciona essa suspensão?

A Cannondale Lefty é uma inovação no mundo das suspensões, desenvolvida pela própria Cannondale. Seu design único, caracterizado pela presença exclusiva do lado esquerdo, daí o nome “Lefty”, a distingue visualmente.

No seu interior, esta suspensão utiliza quatro chapas de rolamento operando sobre pistas de aço, formando um eixo quadrado com quatro pistas de rolamento. Isso elimina qualquer possibilidade de rotação indesejada, garantindo uma confiabilidade sem precedentes.

Os rolamentos do tipo agulha, que compõem essa estrutura, são projetados para evitar atrito inicial, impedir travamentos e hesitações, assegurando um desempenho fluído e uniforme mesmo diante de condições exigentes, como frenagens intensas, impactos ou manobras em curvas.

Apesar de sua configuração singular de um lado só, a Lefty proporciona conforto excepcional ao ciclista. Predominantemente fabricada em carbono, destaca-se por sua leveza, pesando cerca de 1,2 kg.

Um aspecto notável é que a Lefty vem equipada com duas coroas, ao contrário dos garfos tradicionais que geralmente têm apenas uma. Essa característica permite uma distribuição mais equitativa da carga, fortalecendo o garfo.

Além disso, ao contrário dos garfos convencionais que possuem a seção mais larga na parte inferior e o tubo mais fino na superior, a Lefty apresenta uma configuração invertida, conhecida como Upside Down. Este design otimizado reduz o peso manuseado pela suspensão e melhora a distribuição de material para suportar cargas maiores.

Em essência, a Lefty se sobressai por ser mais rígida, robusta, suave e leve em comparação a outras suspensões no mercado.

cannondale lefty

Prós e contras

Apesar de ser uma suspensão extremamente desejada, antes de investir nessa tecnologia, é importante conferir seus prós e contras – e ter certeza de que ela é ideal para suas necessidades e seu pedal.

Entre as vantagens estão:

  • A parte superior da suspensão é presa como um garfo de downhill de coroa dupla, que é mais rígido do que uma coroa única;
  • A principal diferença está dentro da suspensão. Enquanto os garfos normais têm tubos redondos que deslizam sobre o filme a óleo, a Cannondale Lefty usa rolamentos de agulha em um perfil quadrado;
  • Mesmo a suspensão Lefty mais pesada ainda é bem mais leve que as suspensões com duas pernas;
  • É possível substituir o pneu sem ter que remover a roda;
  • Inacreditável rigidez e precisão na pilotagem.

Já como desvantagens, temos:

  • Quando precisar remover a roda dianteira, também será preciso remover a pinça de freio;
  • O eixo apenas funciona com cubos Cannondale;
  • Os modelos anteriores a 2013 não são selados, exigindo manutenções mais frequentes. Os modelos pós 2013 já são selados, com manutenções em períodos semelhantes aos garfos normais;
  • A manutenção e o reparo da Cannondale Lefty exige conhecimento específico e um mecânico especializado na marca.

Como surgiu a Cannondale Lefty?

A Cannondale Lefty divide opiniões: há quem a defenda com paixão e quem não veja a hora de criticá-la. Contudo, é inegável que ela representa um marco de inovação e um diferencial notável em engenharia no mundo do ciclismo.

Essa trajetória inovadora começou em 1992, com a introdução da suspensão Headshock. Esse conceito revolucionário realocou a mola e o amortecedor, que tradicionalmente ficavam nas pernas do garfo, para o interior do tubo superior, oferecendo 50 mm de deslocamento.

Já naquela época, a Cannondale adotou uma inovação crucial que pavimentaria o caminho para o desenvolvimento da Lefty: os rolamentos de agulha. Diferentemente das buchas utilizadas em outros garfos, o Headshock operava com quatro fileiras de rolamentos de agulha, encaixadas entre os tubos interno e externo, reduzindo ao mínimo o atrito.

Respondendo às crescentes demandas dos ciclistas por equipamentos mais avançados, a Cannondale introduziu, em 1996, o garfo Moto, destinado a enfrentar descidas íngremes e transportando a tecnologia para fora do tubo superior. O Moto era um garfo de dupla coroa, essencialmente constituído por dois Headshocks, um de cada lado. O exemplar mais emblemático foi o garfo Moto DH, usado no icônico Downhill Fulcrum.

Nascimento da Cannondale Lefty

Logo, os inovadores da Cannondale começaram a desenvolver uma nova versão do garfo Moto, desta vez mais leve e adequado para competições de Cross-Country (XC) e corridas em trilhas. A abordagem mais eficaz encontrada foi a simplificação radical: literalmente dividir o garfo ao meio. Foi assim que, em 1999, veio à luz a primeira encarnação da suspensão Lefty.

Ao longo de mais de duas décadas, a Lefty evoluiu significativamente, mantendo-se, em sua essência, como um garfo de XC oferecendo um curso de 100-120 mm.

Uma alteração significativa ocorreu em 2013, quando a suspensão se desfez da capa de borracha que ficava na parte inferior do garfo. Isso foi possível graças a uma revisão no desenho do braço da suspensão, que deixou de ser quadrado — um formato que dificultava a vedação — para adotar um contorno redondo com revestimento em teflon, otimizando a vedação da suspensão.

Com essa inovação, a Lefty ganhou em longevidade e reduziu a necessidade de manutenções frequentes.

A introdução da Lefty Supermax marcou a expansão da linha, com modelos de curso mais extenso destinados a mountain bikes e bicicletas de enduro, oferecendo entre 130 e 160mm de curso. Para as fat bikes, foi criada a Lefty Olaf. Em 2015, surgiu a Lefty Oliver, pensada para as bicicletas de gravel.

E, mais recentemente, a Lefty Ocho chegou ao mercado, um lançamento tão relevante que mereceu um segmento exclusivo para sua apresentação.

Lefty Ocho: a evolução da Cannondale Lefty

O mais recente lançamento da Cannondale é a Lefty Ocho – a oitava iteração da Cannondale Lefty em um aspecto Cross-Country. Ela é, sem dúvida, a mais rígida do mercado, com melhor leitura de terreno e a melhor pilotagem.

Alguns dos seus diferenciais são:

  • Apenas 57 mm de offset, praticamente o dobro de distância e ângulo avançado à frente das principais concorrentes, o que significa que a roda dianteira ficará sempre adiantada em relação à bicicleta, transferindo menos vibração para o quadro, chicoteio de guidão e uma pilotagem mais ágil e firme, pontos fundamentais principalmente em alta velocidade e em terrenos complicados;
  • Rolamentos em pista vertical, que oferece uma leitura de terreno 20 vezes mais precisa que qualquer outra suspensão do mercado, isso deixa sua bike mais ágil, macia de pilotar e com melhor controle de tração;
  • Maior peso está junto à testa da bicicleta, o que faz com que o peso da suspensão fique melhor distribuído ao longo do quadro, deixando a roda mais livre e dando mais agilidade e segurança nas mudanças de direção nas trilhas;
  • Mesmo com uma variação do solo pequeno, a Lefty Ocho já começará a trabalhar, trazendo ainda mais segurança e conforto na sua pilotagem.

Internamente, a principal mudança é o uso de três conjuntos de rolamento, ao invés dos quatro tradicionais. A marca explica que esse arranjo triangular ajuda a reduzir significativamente o atrito e o peso.

Os três conjuntos de rolamento, agora, são mantidos unidos por uma espécie de gaiola de plástico, garantindo que os rolamentos não se movam separadamente, o que também ajuda a reduzir o atrito.

Gostou de conhecer mais sobre a Cannondale Lefty? Assine nossa newsletter e receba sempre dicas bacanas como esta direto no seu e-mail!

 

Artigos relacionados
DicasManutenção de BikePasso a Passo

Consertos de bicicletas em casa: Veja algumas dicas

Freios desgastados, peças não lubrificadas ou mesmo os aros da roda tortos: uma bike com problemas…
Leia mais
ComponentesManutenção de Bike

Análise completa do Pneu Vittoria Mezcal 2.35: Desempenho e versatilidade em foco

Quando se trata de escolher um pneu para sua bicicleta, a qualidade e o desempenho são aspectos…
Leia mais
ComponentesEquipamentosManutenção de Bike

Correntes para bicicletas: Saiba os cuidados para fazer a manutenção

Para quem adora o ciclismo, não há nada mais frustrante do que voltar para casa empurrando a bike…
Leia mais

4 Comentários

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *