Perguntas Frequentes

O que é o Bike Registrada?

O Bike Registrada é o Cadastro Nacional de Ciclistas e Registro de Bicicletas que permite a identificação da bike e do dono de forma rápida e simples, além de informar se a bike é roubada ou não. O site também permite contato direto com o dono da bike roubada, criando possibilidades reais de devolução de uma bike recuperada. Nosso objetivo é estimular a mobilidade urbana de maneira sustentável, promover a segurança do ciclista, combater o roubo, dificultar a comercialização e auxiliar na recuperação e devolução de bicicletas roubadas/furtadas no país.

Por que devo registrar minha bike?

Após o registro a bicicleta ficará em nome do proprietário e somente ele poderá alterar ou cancelar o registro, acionar alerta de roubo e transferir a bicicleta para outra pessoa. Fazendo isso você estará contribuindo com o combate ao comércio de bikes roubadas/furtadas no Brasil.

Como o registro combate o roubo e a venda de bikes roubadas?

Com as bicicletas registradas sempre que alguém tentar lhe vender uma bike será possível consultá-la para saber se ela é produto de roubo. Com esta ação o risco de adquirir bikes roubadas é bastante reduzido e se os ladrões não conseguirem vender as bicicletas roubadas, não haverá mais motivo para roubá-las e, dessa forma, estaremos combatendo o roubo e a comercialização de bikes furtadas ou roubadas.

Como faço para criar uma conta no Bike Registrada?

A criação da conta no Bike Registrada é bem simples e pode ser realizada de duas maneiras, utilizando sua conta do facebook ou utilizando uma conta de e-mail. Clique aqui para ver o vídeo tutorial.

Utilizando a conta do Facebook

  1. Acesse www.bikeregistrada.com.br;
  2. Clique no botão entrar com o facebook;
  3. Preencha os dados solicitados;
  4. Clique no botão entrar.

Pronto! Sua conta já foi criada. Você já está cadastrado.

Utilizando uma conta de e-mail

  1. Acesse www.bikeregistrada.com.br;
  2. Preencha no formulário “Cadastre-se agora!” as informações solicitadas;
  3. Campo Nome: Digite seu Nome e Sobrenome;
  4. Campo E-mail: Digite o e-mail que deseja utilizar (Obs: Utilizar um e-mail válido e que seja utilizado por você);
  5. Campo Senha: Atribua uma senha ao seu cadastro;
  6. Campo Confirmar Senha: Confirme a senha digitada;
  7. Clique no botão “Comece agora grátis”;
  8. Será enviado um e-mail para que você confirme seu cadastro;
  9. Acesse seu e-mail e faça a confirmação. (Obs: Caso o e-mail não esteja na sua caixa de entrada, verifique se ele está na caixa de SPAM).

Pronto! Sua conta já foi criada. Você já está cadastrado.

Como faço para registrar minha Bike?

  1. Acesse www.bikeregistrada.com.br e faça seu login;
  2. Clique na opção “Registrar uma bike” localizada na parte superior da página;

    Para fazer o registro, utilize todos os números e letras constantes no quadro da sua bicicleta. O número de série normalmente está localizado no movimento central (local de fixação do pedivela). O número de série pode ser composto de um ou vários blocos alfanuméricos. É importante que você digite todos os grupos, pois dessa forma, seu cadastro ficará mais seguro. Não se preocupe com a ordem dos blocos, nosso sistema organizará para você.

    Exemplo: 1D2345 – GF298645 – F264598G ou F264598G - 1D2345 – GF298645, a ordem dos blocos não fará diferença para o sistema.

  3. Cada bloco alfanumérico deverá ser informado em um campo do formulário de registro. Preencha separadamente, exatamente como está no quadro da sua bicicleta.
  4. Clique aqui para ver o vídeo tutorial

Como localizo o número de série (chassi) da minha Bike?

Normalmente o número de série (chassi) fica no movimento central (junto ao ponto de fixação dos pedais), próximo a presilha do banco, ou na gancheira (local de fixação da roda traseira). Caso não localize em nenhum desses locais, recomendamos que entre em contato com o fabricante de sua bicicleta. Clique aqui para assistir o vídeo

Não encontrei a marca da minha bike no site?

Caso não tenha encontrado a marca de sua bike em nosso site, basta enviar um e-mail para contato@bikeregistrada.com.br que incluiremos a marca solicitada e entraremos em contato com você.

O que é o Selo de Segurança Bike Registrada?

O Selo de Segurança Bike Registrada é um adesivo com QR CODE que poderá ser lido por um aplicativo instalado no celular ou tablet. Com esse selo todas as alterações que fizer em seu cadastro, inclusive transferência ou acionamento do alerta de roubo poderão ser lidos em tempo real pelo aplicativo. Além dessas funcionalidades, ao colocar o Selo em sua bike, você mostra que sua Bike é Registrada e com isso poderá inibir a ação de ladrões.

O Selo também é uma importante ferramenta para a comprovação da propriedade da bicicleta e verificação se a bike é roubada ou não.

Clique aqui e adquira já o Selo de Segurança para sua bike.

Como faço para adquirir meu Selo de Segurança Bike Registrada?

Você pode comprar seu Selo de Segurança Bike Registrada online, através do nosso site www.bikeregistrada.com.br/selo ou em alguma loja de artigos de ciclismo pertinho de você.

Qual prazo de entrega do Selo de Segurança Bike Registrada na compra online?

Nós enviamos os selos de segurança pelos correios e o prazo de entrega é de 7 a 15 dias dependendo da localidade.

Qual melhor local para fixar meu Selo de Segurança Bike Registrada?

Para faciliar, por favor clique aqui para assistir o vídeo de como fixar o Selo de Segurança Bike Registrada

Quais são as formas de pagamento para compra online do Selo de Segurança Bike Registrada?

Via cartão de crédito ou boleto bancário. Todos os pagamentos são intermediados pelo PagSeguro UOL 100% seguro.

Quais os benefícios de se realizar o pagamento via PagSeguro UOL?

Através do PagSeguro, o Bike Registrada não armazena informações de cartão de crédito e as compras ainda podem ser parceladas, tornando a compra mais segura e viável para o comprador.

Comprei meu Selo de Segurança Bike Registrada pelo site e ainda não recebi, o que faço?

A entrega do seu Selo pode demorar até 15 dias após a confirmação de pagamento pelo PagSeguro. Caso já tenha atingido esse prazo, por favor envie um e-mail para contato@bikeregistrada.com.br com o assunto "Entrega do meu Selo" e no corpo do e-mail informe a data da compra e o seu e-mail utilizado no PagSeguro no ato do pagamento.

Como faço para ativar o meu Selo de Segurança Bike Registrada ?

É simples. No painel “Minhas bikes” siga os seguintes passos:

  1. Selecione a bicicleta que deseja atrelar ao selo,
  2. Clique em “Outras ações”
  3. Selecione a ação “Incluir Selo”,
  4. Digite o código da TAG descrita no selo e clique em cadastrar;
  5. Cole o selo no quadro da sua bike, de preferência em local visível. Sugerimos a colocação na parte superior do quadro.
  6. Pronto, agora o Selo Bike Registrada está ativado e possui todos os dados do seu registro.

Quando vender minha bike devo retirar o Selo de Segurança Bike Registrada?

Não. No caso de venda da bicicleta não será necessário a remoção do selo. Utilize a função “Transferir registro” no site e todos os dados do selo serão alterados automaticamente para o novo proprietário. Para isso o novo proprietário deverá ter uma conta no Bike Registrada.

Posso reutilizar o Selo de Segurança Bike Registrada em outra bike ?

Não. Após a ativação o selo Bike Registrada não poderá ser reutilizado em outra bicicleta.

É possível retirar Selo de Segurança Bike Registrada da bicicleta após a colagem?

O Selo de Segurança Bike Registrada possui uma cola de alta aderência que dificulta sua remoção após a colagem no quadro da bicicleta. Cuidado, a remoção poderá danificar a pintura da bicicleta.

Só consigo fazer a consulta do Selo de Segurança utilizando um celular ou tablet?

Não. A consulta também poderá ser realizada em computadores e aparelhos que não possuem aplicativo de leitura de QR CODE, com a digitação do código tag do selo na página www.bikeregistrada.com.br.

Se eu cancelar meu registro, meu Selo de Segurança também é cancelado ?

Não. Na verdade, com o cancelamento do registro o selo será DESVINCULADO. Quando criar um novo registro, você poderá utilizar o mesmo selo, pois ele estará liberado para a ativação.

O que é TAG?

TAG é um código único, utilizado para direcionar para uma URL específica de um registro armazenado em uma base de dados.

O que é QR CODE?

O QR Code é um código de barras bidimensional que serve como um direcionador para URL ou dados, proporcionando maior velocidade no acesso a informações. Sua leitura pode ser realizada por celulares e tablets que possuem APP para leitura de QR Code.

O que é Registro?

Registro é o número de série constante no quadro da bicicleta localizado embaixo do movimento central, local de fixação dos pedais. Pode ser composto por um ou mais grupos alfanuméricos.

Como ativo o Alerta de Roubo?

Acesse www.bikeregistrada.com.br, faça o login, no painel “Minhas bikes registradas” clique em outras ações e selecione “Alertar roubo”.

Posso incluir as fotos da minha bike no meu registro?

Sim. Acesse www.bikeregistrada.com.br, faça o login, no painel “Minhas bikes registradas” clique em outras ações e selecione “Incluir fotos”.

Só devo registrar minha bicicleta no Bike Registrada se ela for roubada?

A resposta é NÃO! Faça o registro logo que adquirir a bike. O site www.bikeregistrada.com.br pretende antecipar-se a ação dos ladrões. Nossa proposta é que todas as bicicletas do Brasil sejam registradas, pois a partir daí, sempre que alguém tentar lhe vender uma bicicleta você poderá fazer a consulta no site e saberá se ela é produto de roubo. Com esta ação o risco de adquirir produtos roubados é bastante reduzido e se os ladrões não conseguirem vender as bicicletas roubadas, não haverá mais motivo para roubá-las e, dessa forma, estaremos combatendo e desestimulando o roubo de bicicletas.

Minha bicicleta foi roubada e não tinha registro no Bike Registrada! Posso fazer o registro agora?

SIM! Desde que você tenha o número de série da bicicleta será possível realizar o registro. Recomendamos que você faça o registro e selecione o alerta de roubo. Essa ação além de ajudar a polícia a localizar você, no caso de recuperação de sua bike, dificultará a venda da bicicleta.