Modelos de Bicicleta

Tudo o que você precisa saber sobre bicicleta motorizada

Estradas de areia, trilha nas montanhas ou caminhos na floresta, mas também itinerários entre as colinas, nas planícies e até mesmo dentro da cidade. Nada melhor do que ter uma bicicleta motorizada, capaz de ser a fiel companheira que aguenta a aventura e ainda te acompanhar em todos estes desafios. Já pensou em ter uma?

Desde sua criação, a bicicleta motorizada sem engrenagem revolucionou o mundo das bikes. E não é para menos, considerando os benefícios que ela oferece. Velocidade, economia e agilidade são apenas alguns dos aspectos que fazem dessa inovação uma escolha acertada para quem ama o ciclismo.

Quer viver uma experiência de pedal suave e eficiente, de maneira versátil nos mais diversos tipos de terrenos e cenários? Confira nosso post e fique por dentro sobre o funcionamento e as vantagens de ter uma bicicleta motorizada. Boa leitura!

Afinal, o que é uma bicicleta motorizada?

Se você ainda não considerou ter uma bicicleta motorizada, chegou a hora. Ela é campeã em oferecer possibilidades emocionantes nas mais diferentes aventuras. Tudo isso porque ela consegue unir, no mesmo lugar, a potência de um bom motor com a praticidade de uma bike.

Por ser equipada com um motor, que pode ser elétrico ou a combustão, ela ajuda o ciclista a impulsionar a pedalada. Isso torna muito mais ágil e rápido a atividade de pedalar. Essa característica é particularmente benéfica para quem busca uma experiência de ciclismo mais eficiente.

Para quem vive em ambientes urbanos, como grandes cidades, ela é uma excelente alternativa em comparação com um carro, por exemplo. A bicicleta motorizada possibilita deslocamentos rápidos para qualquer lugar. Com ela, o ciclista elimina preocupações relacionadas ao estacionamento, proporcionando uma solução mais prática e ágil para o dia a dia.

Qual a diferença entre uma bicicleta motorizada e uma bicicleta elétrica?

As bicicletas a motor e as bicicletas elétricas são duas categorias distintas de bikes. Elas possuem características e funcionamentos diferentes. Vem conhecer as principais diferenças, positivas ou negativas, entre elas:

Bicicleta Motorizada

– Equipadas com um motor de combustão interna, elas se utilizam de combustível para gerar energia e fazer a propulsão. Geralmente os modelos mais populares fazem uso da gasolina. Um tanque cheio pode chegar a durar aproximadamente 150 quilômetros.

– Comparada com bikes convencionais ou mesmo as elétricas, elas são capazes de atingir altas velocidades. Claro, dependendo da potência do motor que a bicicleta estiver equipada, como 60 ou 80 cilindradas, por exemplo. Porém, é possível manter uma velocidade dentro da média de 45km/h.

– Por utilizar a combustão, ela deve passar regularmente por uma manutenção mais completa.

– Como ela utiliza combustível fóssil, infelizmente elas emitem gases poluentes, mesmo que em pequena quantidade.

Bicicleta elétrica

– Impulsionadas por um motor elétrico, elas são alimentadas por meio de baterias recarregáveis.

– O motor faz com que elas ofereçam uma assistência durante a pedalada, auxiliando o ciclista enquanto ele pedala.

– Comparada com a bike motorizada, a bicicleta elétrica possui uma manutenção mais simples. Normalmente ela é mais voltada para a saúde da bateria e dos componentes elétricos.

– Em termos ambientais, ela é uma opção mais sustentável.

– Considerada mais ecológica que a bike com motor, ela não emite poluentes durante o uso.

Quanto tempo dura o motor de uma bicicleta motorizada

durabilidade de um moto de bike que seja movido por gasolina depende. É que fatores como manutenção adequada, qualidade do motor, intensidade de uso e mesmo o tipo de gasolina usado, interferem e muito.

Para se ter uma ideia, o motor de uma moto pode durar entre 12 e 15 anos, se o dono cuidar da revisão e manutenção regular. O que podemos citar para manter a vida útil do motor é sempre seguir as recomendações do fabricante. Isso vale para tudo, desde à manutenção, quanto aos cuidados específicos.

Qual a real vantagem da bicicleta motorizada?

Ter uma bike com motor pode proporcionar para um ciclista diversas vantagens. Pois, ela consegue combinar as características positivas das bicicletas convencionais com o conforto do motor. Não é à toa que ela é recomendada para aqueles que percorrem trajetos mais extensos.

Um ponto a favor é sua capacidade de atingir velocidades superiores no trânsito em comparação com as bicicletas convencionais. A motorização permite que o ciclista chegue ao destino de maneira mais rápida e com menos esforço, algo notável mesmo em percursos íngremes. O motor para bicicleta auxilia na pedalada, proporcionando uma sensação semelhante à de pedalar em terreno plano.

Outra vantagem é que geralmente ela apresenta um custo mais acessível em comparação com a versão elétrica. Econômica, sua autonomia pode ser alcançada utilizando gasolina comum ou uma mistura de gasolina e óleo, esta última recomendada para prolongar a vida útil do motor.

Para abastecer você não precisa correr para carregar a bateria. Basta se dirigir a qualquer posto de combustível convencional e encher o tanque. Simples!

Como funciona a legislação para bicicleta motorizada no Brasil?

No Conselho Nacional de Trânsito (Contran), existe uma medida publicada no Diário Oficial da União (DOU) que regulariza a utilização de bicicleta. Sejam elas motorizada, elétricas ou veículos individuais autopropelidos no Brasil.

Segundo consta, estão isentas de licença e habilitação as bicicletas que possuem a velocidade de até 32 km/h.

Já os proprietários de bikes que possam chegar de 32 km/h a 50 km/h, deverão regularizar a sua situação junto ao DETRAN. Neste caso, só é permitido trafegar na rua os ciclistas que possuem uma permissão específica. A Carteira Nacional de Habilitação (CNH) para bicicleta com motor deve ser a do tipo “A”, ou seja, pessoas maiores de idade. Além disso, a bike deve estar devidamente emplacada e licenciada.

No que se refere a própria circulação, está estabelecido até o presente momento que, as prefeitura de cada município, deverá definir os seus limites. No Rio de Janeiro, por exemplo, para andar na ciclovia as bikes não podem ultrapassar 20 km/h

Você sabia que o seguro da Bike Registrada também contempla bicicleta motorizada? Entre agora mesmo no site e consulte os planos oferecidos para cada perfil de ciclista. Basta inserir as informações da sua bicicleta e pronto. Mais simples, impossível!

Artigos relacionados
Esporte e FitnessModelos de Bicicleta

Bikes para jovens ciclistas: O que a linha grom da Sense Bike oferece de diferente

Pedalar é mais do que uma atividade física; é uma porta para descobertas, aventuras e memórias…
Leia mais
CriançasModelos de Bicicleta

Como escolher bicicleta aro 14 para meninas

Lembra da alegria de receber sua primeira bicicleta? Agora é a vez dela! Selecionar a bicicleta…
Leia mais
Modelos de Bicicleta

Caloi Peak ou Peak Carbon? Comparativo dos modelos para escolher a melhor para você

Escolher a bicicleta perfeita é uma missão importante para quem busca performance e diversão no…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *