O universo do ciclismo está sempre em movimento! A Shimano, reconhecida como uma das principais marcas do setor, apresentou recentemente o Shimano CUES.
O objetivo principal do Shimano CUES é padronizar sua linha de grupos de transmissão básicos, uma inovação que já está causando grande repercussão.
Prossiga com a leitura deste artigo e conheça todos os pormenores desta incrível atualização
Shimano CUES: o que é?
A Shimano deu um grande passo, possivelmente motivado também pela competição, para aprimorar a facilidade de uso, durabilidade e compatibilidade.
Esta atualização é voltada especificamente para a linha de grupos de transmissão básicos e marca um divisor de águas para muitos componentes da empresa.
O Shimano CUES foi introduzido para substituir os grupos de transmissão de 9, 10 e 11 velocidades dos modelos Alivio, Acera e Altus, ou seja, os grupos de entrada da marca.
Ele também substitui alguns componentes da linha intermediária de MTB Shimano Deore.
Benefícios e melhorias do Shimano CUES
Obviamente, uma marca globalmente reconhecida como a Shimano não iria implementar uma mudança dessas sem motivos sólidos.
Recentemente, a SRAM, que historicamente teve rivalidades com a Shimano, atualizou sua linha de grupos de transmissão para bicicletas de estrada.
Isso implica que muitas das suas peças são agora completamente compatíveis dentro da mesma hierarquia, proporcionando não apenas compatibilidade, mas também significativas melhorias em desempenho e durabilidade.
Com isso em vista, a Shimano lançou essa novidade impactante que, dentre outras atualizações, traz os seguintes benefícios:
Simplicidade
Certamente, esse é o grande destaque dessa inovação.
Ciclistas de qualquer nível de experiência podem substituir os componentes com facilidade.
Isso é particularmente vantajoso na linha de entrada, ideal para ciclistas que ainda estão explorando as opções mais adequadas às suas necessidades.
Torna-se possível ajustar componentes e selecionar a configuração de marchas ideal, simplificando também a manutenção.
Caso uma peça se danifique, basta dirigir-se à loja e adquirir o componente específico necessário.
Durabilidade
Para se manter à frente das inovações da concorrência, a Shimano também implementou diversas melhorias na durabilidade.
Adotou a tecnologia Linkglide para assegurar um sistema de transmissão extremamente resistente.
Adicionalmente, a troca de marchas agora está mais suave, graças ao novo design dos dentes do pinhão, o que contribui para uma maior resistência ao desgaste.
Diga adeus ao problema de salto de corrente e desgaste por uso inadequado. Pensando especialmente nos ciclistas iniciantes, a Shimano projetou considerando todas as variáveis de um pedal nível amador.
Por isso, o sistema inclui dentes de cassete mais altos e robustos e uma distribuição de força mais eficiente.
Linhas das séries Shimano CUES
Vejamos então os detalhes das linhas que fazem parte do Shimano CUES.
Série U8000
É a principal série de 11 velocidades da marca, recomendada principalmente para passeios e ciclismo urbano.
Além de ser estilosas, contam com os seguintes componentes:
- Manete de freio a disco hidráulico SHIMANO CUES com faixa de fixação I-SPEC II
- Trocador:
- Faixa de fixação trocador SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS 11 velocidades
- Trocador SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS I-SPEC II 11 velocidades
- Faixa de fixação trocador esquerdo SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS MONO 2×11 velocidades
- Trocador esquerdo SHIMANO CUES SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS MONO I-SPEC II para 2×11 velocidades
- Câmbio Traseiro SHIMANO CUES SHADOW RD+ 11 velocidades
- Cassete SHIMANO LINKGLIDE 11 velocidades
- Pedivela:
- SHIMANO CUES HOLLOWTECH II 2×11 velocidades
- SHIMANO CUES HOLLOWTECH II 1×11/10/9 velocidades
- Movimento central roscado da SHIMANO DEORE XT com largura da caixa de 68/73 mm
- Câmbio dianteiro SHIMANO CUES TOP SWING (montagem em faixa de fixação) 2×11/10 velocidades
- Corrente de E-BIKE de 11 velocidades super estreita E6000 da SHIMANO STEPS
- Freio De Disco Hidráulico:
- Pinça de 2 pistões de freio a disco hidráulico SHIMANO CUES
- Pinça de 4 pistões de freio a disco hidráulico SHIMANO CUES
- Rotor de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK SHIMANO CENTER LOCK ICE TECHNOLOGIES FREEZA 203/180/160/140 mm
- Cubo dianteiro:
- Cubo dianteiro com freio a disco da SHIMANO com E-THRU de 100×12 mm
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 100 mm de blocagem rápida
- Dínamo no cubo de 3,0 W da SHIMANO para freio a disco CENTER LOCK no eixo E-THRU
- FREEHUB:
- Eixo E-THRU no FREEHUB traseiro com freio a disco da SHIMANO 10/11 velocidades
- Freio a disco traseiro FREEHUB de liberação rápida 10/11 velocidades O.L.D. 135 mm
Foto: Reprodução Shimano
Série U6000 11 velocidades
Mais versátil do que a U8000, serve tanto para trilhas quanto para o treino diário.
- Alavanca De Freio:
- Manete de freio a disco hidráulico da SHIMANO com faixa de fixação I-SPEC II
- Manete de 3 dedos do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Trocador:
- Faixa de fixação trocador SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS 11 velocidades
- Faixa de fixação trocador esquerdo SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS MONO 2×11/10 velocidades
- Câmbio Traseiro:
- SHIMANO CUES SHADOW RD+ 10/11 velocidades
- SHIMANO CUES SHADOW RD 11 velocidades
- Cassete SHIMANO LINKGLIDE 11 velocidades
- Pedivela:
- 2-PIECE CRANKSET SHIMANO CUES 2×11/10/9 velocidades
- Pedivela SHIMANO CUES HOLLOWTECH II 2×11 velocidades
- 2-PIECE CRANKSET SHIMANO CUES 1×11/10/9 velocidades
- Movimento Central:
- Movimento central tipo encaixe por pressão da SHIMANO DEORE com largura da caixa de 89.5/92 mm
- Movimento central roscado da SHIMANO com largura da caixa de 68/73 mm
- Câmbio Dianteiro:
- SHIMANO CUES SIDE SWING (montagem direta) 2×11/10 velocidades
- SHIMANO CUES SIDE SWING (E-type sem montagem em placa de movimento central) 2×11/10 velocidades
- SHIMANO CUES SIDE SWING (montagem em faixa de fixação) 2×11/10 velocidades
- SHIMANO CUES TOP SWING (montagem em faixa de fixação) 2×11/10 velocidades
- Corrente LINKGLIDE de 10/11 velocidades
- Freio De Disco Hidráulico:
- Pinça de 4 pistões do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Pinça de MTB de 2 pistões do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Rotor do freio a disco CENTER LOCK da SHIMANO 180/160 mm
- Cubo Dianteiro:
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 100 mm de blocagem rápida
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 100 x 15 mm eixo E-THRU
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 110 x 15 mm eixo E-THRU
- Dínamo no cubo de 3,0 W da SHIMANO para freio a disco CENTER LOCK
- FREEHUB:
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 135 mm blocagem rápida 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 142 x 12 mm eixo E-THRU 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 148 x 12 mm eixo E-THRU 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
Foto: Reprodução Shimano
Série U6000 10 velocidades
Uma velocidade menos, mas sem perder qualidade e potência.
- Alavanca De Freio:
- Manete de freio a disco hidráulico da SHIMANO com faixa de fixação I-SPEC II
- Manete de 3 dedos do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Trocador:
- Faixa de fixação trocador SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS 10 velocidades
- Faixa de fixação trocador esquerdo SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS MONO 2×11/10 velocidades
- Câmbio Traseiro:
- SHIMANO CUES SHADOW RD+ 10/11 velocidades
- SHIMANO CUES SHADOW RD 10 velocidades
- Cassete SHIMANO LINKGLIDE 10 velocidades
- Pedivela:
- 2-PIECE CRANKSET SHIMANO CUES 2×11/10/9 velocidades
- 2-PIECE CRANKSET SHIMANO CUES 1×11/10/9 velocidades
- Movimento Central:
- Movimento central tipo encaixe por pressão da SHIMANO DEORE com largura da caixa de 89.5/92 mm
- Movimento central roscado da SHIMANO com largura da caixa de 68/73 mm
- Câmbio Dianteiro:
- SHIMANO CUES SIDE SWING (montagem direta) 2×11/10 velocidades
- SHIMANO CUES SIDE SWING (E-type sem montagem em placa de movimento central) 2×11/10 velocidades
- SHIMANO CUES SIDE SWING (montagem em faixa de fixação) 2×11/10 velocidades
- Corrente LINKGLIDE de 10/11 velocidades
- Freio De Disco Hidráulico:
- Pinça de 4 pistões do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Pinça de MTB de 2 pistões do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Rotor do freio a disco CENTER LOCK da SHIMANO 180/160 mm
- Cubo Dianteiro:
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 100 mm de blocagem rápida
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 100 x 15 mm eixo E-THRU
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 110 x 15 mm eixo E-THRU
- Dínamo De Cubo:
- Dínamo no cubo de 3,0 W da SHIMANO para freio a disco CENTER LOCK
- Dínamo no cubo de 3,0 W da SHIMANO para freio a disco CENTER LOCK
- FREEHUB:
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 135 mm blocagem rápida 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 142 x 12 mm eixo E-THRU 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 148 x 12 mm eixo E-THRU 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
Foto: Reprodução Shimano
Série U4000
Essa série de 9 velocidades de nível de entrada serve para tudo: trilhas, treino, dia a dia. O que você quiser, ela dá conta.
- Alavanca De Freio:
- Manete titânio de 3 dedos do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Manete de aço de 3 dedos do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Trocador:
- Faixa de fixação trocador SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS 9 velocidades
- Faixa de fixação trocador esquerdo SHIMANO CUES RAPIDFIRE PLUS MONO 2×9 velocidades
- Câmbio traseiro SHIMANO CUES SHADOW RD 9 velocidades
- Cassete SHIMANO LINKGLIDE 9 velocidades
- Pedivela:
- SHIMANO CUES 2×11/10/9 velocidades
- 2-PIECE CRANKSET SHIMANO CUES 2×11/10/9 velocidades
- SHIMANO CUES 1×11/10/9 velocidades
- Movimento Central:
- Movimento central rosqueado SHIMANO largura da caixa de 68 mm
- Movimento central ponta quadrada
- Movimento central roscado da SHIMANO com largura da caixa de 68/73 mm
- Câmbio Dianteiro:
- SHIMANO CUES SIDE SWING (montagem direta) 2×10/9 velocidades
- SHIMANO CUES SIDE SWING (E-type sem montagem em placa de movimento central) 2×10/9 velocidades
- SHIMANO CUES SIDE SWING (montagem em faixa de fixação) 2×10/9 velocidades
- SHIMANO CUES TOP SWING (montagem em faixa de fixação) 2×10/9 velocidades
- SHIMANO CUES TOP SWING (montagem em faixa de fixação) 2×9 velocidades
- Corrente LINKGLIDE de 10/11 velocidades
- Freio De Disco Hidráulico:
- Pinça de MTB de 2 pistões do freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Pinça de freio a disco hidráulico da SHIMANO
- Rotor do freio a disco CENTER LOCK da SHIMANO 203/180/160 mm
- Cubo Dianteiro:
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 100 mm de blocagem rápida
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 100 x 15 mm eixo E-THRU
- Cubo dianteiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 110 x 15 mm eixo E-THRU
- Dínamo no cubo de 3,0 W da SHIMANO para freio a disco CENTER LOCK
- FREEHUB:
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 135 mm blocagem rápida 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 142 x 12 mm eixo E-THRU 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
- FREEHUB traseiro de freio a disco SHIMANO CENTER LOCK 148 x 12 mm eixo E-THRU 11/10/9/8 velocidades HG estriado M
Foto: Reprodução Shimano
A Shimano ainda não divulgou os preços e a disponibiliade dos produtos, mas Brasil é um grande mercado no mundo, portanto, esperamos que esta informação esteja disponível em breve.
É possível contar com um seguro para as peças do Shimano CUES?
Embora a inovação da Shimano e de outras marcas facilite a troca rápida e descomplicada de peças, isso não elimina a necessidade de estar atento a possíveis roubos ou acidentes.
Afinal, trata-se de um investimento financeiro significativo.
Com essa realidade em vista, a Bike Registrada introduziu no mercado sua própria proposta de seguros.
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