Equipamentos

Do asfalto à trilha: Gravando cada pedalada com câmera de bicicleta

Cada ciclista tem a sua própria maneira de celebrar a paixão pelo universo das bikes. Uma das formas mais populares de fazer isso é capturando cada momento emocionante com uma câmera de bicicleta.

Permitindo que os ciclistas possam documentar suas aventuras, hoje as câmeras de bicicleta se tornaram uma ferramenta fundamental. Seja para revelar paisagens deslumbrantes, mostrar as desafiadoras trilhas e reviver a cada momento as emoções de suas pedaladas. Elas estão em toda parte!

Se você quer começar também a captar os seus melhores momentos no pedal, confira este artigo completo. Aqui, trazemos um pouco de tudo o que você precisa saber sobre câmera de bicicleta. Vem conferir!

Escolhendo a câmera de bicicleta certa: recursos essenciais para uma experiência imersiva

Como você acha que é a melhor maneira de fazer vídeos durante a sua pedalada? Com uma câmera digital convencional, normalmente bem pesada? Ou com um smartphone que descarrega e recebe dezenas de notificações a cada minuto? Talvez não, né?

As chamadas câmeras de ação são as queridinhas do momento. Qualquer esportista, independente da modalidade, tem feito uso delas. Principalmente os ciclistas.

Elas são câmeras pequenas, de bolso, que podem ser fixadas nos mais diferentes lugares. Com elas, é possível filmar qualquer cena de maneira não invasiva.

É muito comum durante um pedal em grupo, ver algum ciclista portando uma, seja no guidão, no capacete ou no peito. Como é de se imaginar, a procura por câmera de bicicleta tem sido grande. Por isso, sempre fica a dúvida de qual é o melhor modelo a se escolher.

Muitos fabricantes têm introduzido novas câmeras de ação no mercado e evoluindo cada vez mais a tecnologia delas. A principal marca no assunto com certeza é a GoPro, líder mundial que dita as novidades no setor.

Isso porque, foi ela que revolucionou o conceito das câmeras voltadas para a ação. Por isso, não há como duvidar da sua expertise.

Porém, ela não está sozinha. Além dela, outras marcas como Sony, Olympus e Garmin têm ganhado espaço. A própria Shimano entrou no jogo, com a câmera esportiva Shimano Sport Cm- 1000, compatível com todos os tipos de acessórios da marca GoPro.

Sem falar nas marcas chinesas que, além de possuir um baixo custo, tem a cada dia melhorando a qualidade das imagens que entrega.

À prova de adversidades: como a câmera de bicicleta encara condições extremas

Desde pedaladas em trilhas acidentadas até desafios em terrenos montanhosos ou climas adversos, a câmera de bicicleta vem se mostrando uma verdadeira companheira de aventura.

Porém, é preciso estarmos atentos a diversos fatores que não estão além da qualidade de imagem e durabilidade. Confira abaixo quais itens são importantes que a sua câmera tem que ter:

– Ela deve ser à prova d’água;

– Ter um bom ângulo de visão bem amplo. Isso é importante para capturar grandes perspectivas da paisagem;

– Fazer uso de comandos de voz para iniciar a gravação e fotografar enquanto você está ocupado pedalando;

– Que ela possa capturar imagens estabilizadas eletronicamente. Ninguém merece assistir vídeos que tremem tanto que dá enjoo;

– Seja totalmente integrada com aplicativos para smartphone, para download, edição e compartilhamento de vídeos e fotos;

– Tenha compatibilidade com diferentes suportes que possam ser fixados em qualquer lugar. Ter múltiplas perspectivas de uma pedalada faz total diferença no resultado.

Montagem e posicionamento: capturando os melhores ângulos durante o passeio

gravando cada pedalada com câmera de bicicleta

O segredo de um vídeo envolvente, para além da técnica, é entregar dinamismo e uma boa variedade de imagens. Ninguém quer assistir por muito tempo algo estático, não é mesmo?

Por isso, é preciso explorar os diferentes pontos de captação e cenários. Aproveitando tudo que um bom pedal é capaz de oferecer. Confira agora os principais pontos de posicionamento para que a sua montagem saia perfeita:

Guidão – Muito comum, o apoio da câmera de bicicleta no guidão consegue mostrar um panorama real das dificuldades do pedal.

Capacete – Certamente o ponto principal, porque aproveita a estabilização natural do pescoço do próprio ciclista. As câmeras normalmente possuem adaptadores com placas adesivas para a fixação frontal. Com ele é possível ter uma perspectiva bem interessante da pedalada.

Selim – Com um suporte instalado na parte traseira do selim, é possível enquadrar os outros ciclistas que estão pedalando com você.

Peitoral – Com um suporte de peito é possível enquadrar o que temos à nossa frente, o guidão e a roda dianteira. É como se estivéssemos levando o nosso espectador para passear.

Luz, câmera e ação

Estude bem as configurações avançadas da sua câmera, leia o manual e faça testes nos aplicativos. Deixe a perfeição de lado, pois você só irá alcançar bons resultados, fazendo! Aqui vai algumas dicas:

Pense no som – Depende um pouco do contexto, mas você pode inserir músicas ou deixar o som ambiente, caso os ruídos sejam agradáveis. Sons da natureza, por exemplo.

Ative os comandos de voz – É fundamental que você possa com a voz tirar fotos, iniciar ou parar gravações.

Ligue o GPS – Em algumas câmeras como a GoPro é possível adicionar gráficos, percurso no mapa e até velocidade.

Confira a pré-visualização – Alguns aplicativos mostram no celular a inclinação e o ângulo em tempo real. Deste modo, é possível confirmar se está tudo certo.

Faça clipes curtos – Use os comandos de voz para iniciar e parar as gravações. Assim, você consegue fazer pequenos takes de diferentes momentos, deixando a edição do seu vídeo bem mais interessante. Além do mais, você também acaba economizando tempo para escolher as melhores cenas e claro, a bateria.

Compartilhando com a comunidade: redes sociais e plataformas para ciclistas

Depois de captar as imagens, chegou a hora de trabalhar todo o material e começar a espalhar para a galera. Uma dica é que, no processo de edição, tente transmitir as emoções da sua pedalada, envolvendo quem está assistindo.

Deste modo, será possível proporcionar uma perspectiva única e imersiva de como funcionam os seus treinos de bike. Esses vídeos não só proporcionam uma perspectiva única e imersiva, mas também permitem que os ciclistas compartilhem suas experiências com amigos, familiares e a comunidade de ciclistas.

Publique no seu Instagram, TikTok ou nos grupos do Facebook. Compartilhe com seus contatos do WhatsApp! Apresente, inspire e conecte pessoas com as maravilhas do ciclismo.

Além da imagem: como uma câmera de bicicleta pode aprimorar sua experiência de ciclismo

Registrar seus treinos em vídeo, sem dúvida, contribuirá para aprimorar sua experiência no ciclismo. Identificar questões técnicas que frequentemente passam despercebidas durante a empolgação do treino é um dos benefícios dessa prática.

Claro que, antes de fazer vídeos, o ideal é que o seu momento de pedal seja também um ato de prazer individual. Se você não é um profissional do audiovisual, leve esse ato como uma forma divertida de pedalar.

É que muitos ficam focados demais em prestar atenção nas captações e esquecem do seu tempo de qualidade com a bike. Certas preocupações, deixe com a gente!

Assegure sua câmera de bicicleta

Muitas pessoas hesitam em investir em equipamentos por temerem que imprevistos possam prejudicar seus investimentos. Porém, o seguro da Bike Registrada é muito completo. Além de garantir e assegurar a sua bicicleta, você também pode proteger seus equipamentos, acessórios e componentes. Conte com a Bike Registrada para que o seu pedal seja só diversão.

Faça agora mesmo uma simulação de assinatura e garanta a segurança necessária para a sua bike e câmera de bicicleta. Clique aqui!

Artigos relacionados
EquipamentosRoupas e AcessóriosSegurança do Ciclista

Equipamentos essenciais para praticar BMX com segurança

Você já imaginou sentir a adrenalina de uma manobra no BMX enquanto voa sobre uma rampa? Esse…
Leia mais
EquipamentosRoupas e Acessórios

Os 5 melhores capacetes In-Mold para ciclistas iniciantes em 2024

Se você está começando no mundo do ciclismo, provavelmente já percebeu que a escolha do capacete…
Leia mais
EquipamentosPreparação e PráticaSegurança do Ciclista

Os melhores capacetes e proteções corporais para downhill em 2024

Imagine descer uma montanha íngreme, com pedras e raízes de árvores espalhadas pelo caminho…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *