DicasEquipamentos

Correntes para bicicleta: Como escolher a certa para a sua bicicleta

Para subir em sua magrela e andar com segurança, é preciso considerar vários itens. Um deles são as correntes para bicicleta. Com tantas marcas, especificações, tolerâncias de fabricação e tamanhos, escolher a ideal para você pode não ser uma tarefa tão simples.

Por isso, criamos um artigo especial para que você possa entender e tomar sua melhor decisão quando precisar realizar uma compra deste componente. Continue lendo nosso conteúdo!

O que é corrente para bicicleta?

Uma corrente de bicicleta é feita de elos unidos por pinos. Ele converte e transmite a potência criada por você por meio de seus pedais para o cassete e coroa para fazer sua bicicleta avançar. Elas são construídas principalmente em liga de aço. Este material é forte e durável o suficiente para suportar as tensões associadas à pedalada.

Qual a importância desse item na segurança do ciclista?

A corrente de bicicleta pode ser o componente mais importante em todas as bicicletas. Composta por centenas de placas, elos e roletes, a corrente contém mais partes móveis do que o resto da bike combinado.

Dessa forma, a manutenção regular de suas correntes para bicicleta é fundamental para preservar o bom funcionando de modo confiável e suave. O conselho que damos a todos é o de “limpar e lubrificar sua corrente” regularmente, para evitar tais intercorrências:

  • Se as correntes de bicicleta estiverem alongadas, você pode escorregar e ter uma queda.
  • Caso sua corrente esteja muito seca ou enferrujada, ela pode estourar e causar acidente.
  • Ao deixar a corrente muito esticada, quando colocar em uma marcha mais pesada ela pode ficar larga e pular as marchas. Isso pode te causar alguma lesão muscular ou um acidente.

Por isso, é importante que a manutenção esteja em dia para que sua atividade ou competição aconteçam com segurança, contando sempre a correntes para bicicleta correta.

correntes para bicicleta

Conheça um pouco da história deste acessório

Tudo começou em 1873, quando o engenheiro suíço Hans Renold encontrou trabalho em Manchester com uma empresa de exportadores de máquinas, aos 21 anos. Em 1879, ele comprou uma empresa de cadeia têxtil em Salford, levando à invenção da Bush Roller Chain um ano depois.

Também em 1879, a primeira bicicleta ‘Segurança’ foi desenvolvida a partir do Penny-farthing, mas com uma corrente inadequada para o propósito. Foi somente em 1886 que a Corrente de Rolos Bush da Renold revolucionou a maneira que as bicicletas seriam usadas.

Quais as medidas e tamanhos da corrente de Bike?

As correntes vêm em 1/2 x 3⁄32 pol (2,4 mm), 1/2 x 1⁄8 pol (3,2 mm), 1/2 x 5⁄32 pol (4,0 mm) ou 1/2 x 3⁄16 pol (4,8 mm) de largura de rolo, a largura interna entre as placas internas.

As correntes de 1⁄8 pol. (3,2 mm) são normalmente usadas em bicicletas com uma única roda dentada traseira. Correntes com rolos de 3⁄32 pol. (2,4 mm) de largura são geralmente usadas em bicicletas com câmbios traseiros.

Rodas com engrenagem fixas e cim marcha única também estão disponíveis em larguras de 1/2 x 3⁄32 pol. (2,4 mm), para que as bikes de engrenagem fixa e de velocidade única possam ser configuradas para usar correntes mais estreitas e leves de 1/2 x 3⁄32 pol. (2,4 mm).

Finalmente, correntes de bicicleta com rolos de 1/2 x 11⁄128 pol. (4,0 mm) de largura, correntes fina.

Nas bicicletas equipadas com câmbio traseiro, a largura externa da corrente (medida no rebite de conexão) também é importante, porque as correntes não devem ser muito largas para a roda dentada ou irão se esfregar próxima da roda dentada maior, ou muito estreitas para que possam cair entre duas engrenagens.

Como medir correntes para bicicleta?

As correntes de bicicleta também podem ser identificadas pelo número de marcha traseira no cassete que podem suportar, de 3 a 13, e a lista abaixo permite medir uma corrente de origem desconhecida para determinar sua adequação.

  • 6 velocidades – 7,3 mm ( 9⁄32 pol.) (Shimano HG), 7,1 mm ( 9⁄32 pol.), SRAM, Shimano IG.
  • 7 velocidades – 7,3 mm ( 9⁄32 pol.) (Shimano HG), 7,1 mm ( 9⁄32 pol.), SRAM, Shimano IG.
  • 8 velocidades – 7,3 mm ( 9⁄32 pol.) (Shimano HG), 7,1 mm ( 9⁄32 pol.), SRAM, Shimano IG.
  • 9 velocidades – 6,5 a 7,0 mm ( 1⁄4 a 9⁄32 pol), todas as marcas.
  • 10 velocidades – 6,0 a 7,0 mm ( 1⁄4 a 9⁄32 pol.), Shimano, Campagnolo.
  • 10 velocidades (Estreito) – 5,88 mm ( 7⁄32 pol.), Campagnolo, KMC.
  • 10 velocidades (Estreito, Direção) – 5,88 mm ( 7⁄32 pol.), Shimano CN-5700, CN-6700, CN-7900.
  • 11 velocidades – 5,5 a 5,62 mm ( 7⁄32 a 7⁄32 pol.), Campagnolo, KMC, Shimano CN-9000.
  • 12 velocidades – 5,3 mm ( 13⁄64 pol.), SRAM, Shimano CN-9100.
  • 13 velocidades – 4,9 mm de largura – Campagnolo Ekar.

As correntes com 10 velocidades ou menos podem ser trocadas quando estiverem em 0,75 em um verificador de corrente, porque são um pouco mais largas. Se sua corrente de 11-13 velocidades esticou para 0,75, ou sua corrente de 6-10 para 1,0, você também precisará trocar seu cassete.

Por que a medida é importante para a corrente de bike?

Uma corrente muito longa aumentará o risco de queda da corrente, enquanto uma corrente muito curta coloca muito estresse no sistema de transmissão ou pode danificá-lo.

A corrente muito curta também pode danificar o câmbio traseiro. E, a corrente com a medida errada não encaixará na coroa e no cassete.

Com sistemas modernos, cada vez mais populares, que possuem uma coroa na frente e várias coroas atrás (sistemas “1x”), o comprimento ideal é alcançado ao adicionar dois elos extras, em vez de apenas um, depois de enrolar a corrente ao redor do apenas a coroa dianteira e a maior roda dentada traseira.

Quais são os tipos de correntes para bicicleta?

Geralmente, existem apenas algumas opções para escolher: corrente simples, corrente dupla e corrente de câmbio traseiro. Estas são as correntes de bicicleta mais comuns encontradas no mercado hoje.

Correntes para bicicleta de fio único

Esta corrente convencional de uma velocidade destina-se ao uso em bicicletas que possuem uma única roda dentada no pedivela enquanto a outra roda dentada está na roda. Embora a largura do rolo seja de aproximadamente 1/8 de polegada de largura (3,3 mm). Esses tipos de correntes não devem ser usados ​​em bicicletas com câmbio traseiro.

Correntes para bicicleta de fio duplo

Uma corrente de fio duplo caberá apenas em uma roda dentada grossa em oposição a uma estreita e pode operar em uma faixa de temperatura entre 14 e 302 graus Fº. Geralmente, há quatro partes em uma corrente de tensão dupla; ou seja, um pino, bucha, um rolo e uma placa.

Correntes de câmbio traseiro

As correntes do câmbio traseiro são oficialmente chamadas de “correntes de 3/32 polegadas”. Uma bicicleta equipada com desviadores tem várias marchas traseiras e, na maioria dos casos, várias coroas. Uma bicicleta deste padrão tem duas ou três coroas e seis a doze marchas no cassete traseiro ou roda livre, dependendo do modelo.

Veja qual a corrente certa para cada tipo de bike

Existem diversos modelos que podem se encaixar em sua bike, mas vamos apresentar algumas que não te decepcionarão!

Corrente KMC K1 WIDE PRATA/PRETO 112 ELOS – 1V/GROSSA para Bike Fixa e BMX

Corrente KMC K1 WIDE PRATA/PRETO 112 ELOS - 1V/GROSSA para Bike Fixa e BMX

Corrente GROSSA para relações com velocidade única (1v). Compatível com todos os modelos de relação de 1v: FIXA/BMX/SINGLE.

Especificações:

  • Marca: KMC;
  • Modelo: K1 WIDE;
  • Medida: 1/2″x1/8″ – CORRENTE GROSSA;
  • Cor: PRATA e PRETO;
  • Elos: 112L;
  • Material: Aço;
  • Peso: 420g;

Corrente KMC X12 PRATA 126 ELOS – 12V para Bike Fat

O mais recente avanço da KMC em tecnologia de correntes. A nova corrente compatível com 12 velocidades supera a concorrência em todos os aspectos! Compatível com todos as configurações de relação de 12v (SRAM, SHIMANO e demais marcas).

Especificações:

  • Marca: KMC;
  • Modelo: X12;
  • Cor: PRATA;
  • Elos: 126 elos;
  • Material: Aço;
  • Peso Aproximado: 280g;

Corrente KMC Z7, cinza com 116 ELOS e PINO EMENDA – 7V

Correntes para Bicicleta

A linha Z é a linha econômica para multi-velocidades da KMC. Essa linha carrega toda a tecnologia e durabilidade em materiais da marca. Possui pinos reforçados e trabalho silencioso. Além disso, acompanha a conexão via PINO.

Corrente indicada para uso em bicicleta de estrada (SPEED), bicicleta de montanha (MTB), bicicleta recreativa ou bicicleta de uso URBANO. Esse modelo Z7 é exclusivo para relações de 7v e segue com 116 elos. Sendo compatível com todas as combinações de coroas TRIPLA, DUPLA ou coroa ÚNICA. Seu peso é de 360g.

Em suma, agora você tem muito conteúdo para entender como fazer sua melhor escolha e não errar no momento da compra de suas correntes para bicicleta.

Gostou do artigo? Então aproveite para ler esse também: Como instalar freio na bicicleta? Veja nosso guia.

Artigos relacionados
Equipamentos

Qual melhor freio para bicicleta?

O sistema de freios é um dos itens mais importantes para um ciclista. Muitas vezes ele passa…
Leia mais
DicasPreparação e Prática

5 dicas para diminuir o cansaço no treino de bike

Seja pela manhã, tarde ou noite, fazer um pedal exige que você esteja preparado para que as dores…
Leia mais
DicasPreparação e Prática

Como funciona o transporte de bikes em trens e metros em SP

Fatores como a expansão populacional têm impactado no crescimento do transporte de bikes em trens…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *