Ao procurar uma nova bicicleta, é comum darmos prioridade ao material do quadro, ao complexo sistema de transmissão, aos freios e, claro, ao visual. Contudo, frequentemente relegamos o aro a uma posição menos destacada. Essa abordagem, obviamente, não é a mais acertada, dado que a diversidade de tipos de aro de bicicleta oferece distintas possibilidades de desempenho ao ciclista.
Ademais, os seguidores fiéis do blog da Bike Registrada já estão cientes de que não se pode menosprezar nenhuma parte da bicicleta. Afinal, uma bicicleta é composta por um conjunto de peças essenciais, e cada uma delas tem seu peso na performance geral. Assim, compreender os diferentes tipos de aro e suas respectivas funções é crucial para realmente aproveitar as pedaladas ao máximo.
Aro de bicicleta: para que serve?
O aro define a essência do que é uma roda. Em conjunto com os raios, os pneus e as câmaras, os aros integram o sistema de rolamento da bicicleta. Ele é fundamental para garantir a estabilidade de toda a estrutura da roda, apto a sustentar o peso do ciclista.
Embora existam variados modelos de aros de bicicleta, é imprescindível que todos apresentem certas qualidades:
– Ser resistentes às pressões internas;
– Absorver os impactos de forma eficaz;
– Diminuir as vibrações;
– Dissipar o calor gerado pelas frenagens;
– Ser imunes à corrosão atmosférica, evitando a oxidação ou a ferrugem.
A importância de escolher o aro mais apropriado
Alguns acreditam que o material ou o tamanho do aro são os fatores decisivos na hora de escolher o aro mais adequado. No entanto, como vamos mostrar ao longo deste texto, a realidade é um pouco diferente.
O critério para selecionar o aro ideal para sua bicicleta deve ser baseado no uso que se fará dela. Qual é a sua finalidade? O tipo de terreno que você prefere? Seus objetivos dentro dessa prática? Respondendo a essas questões, fica mais fácil identificar os aros que realmente atendem às suas necessidades, elevando o conforto e, por tabela, a performance.
Tipos de aro de bicicleta
O universo do ciclismo é diversificado, oferecendo aros fabricados a partir de uma ampla variedade de matérias-primas. E, com a constante inovação, novos materiais são introduzidos regularmente. No entanto, é importante salientar que não existe um material “perfeito”. O que realmente existe é o material mais adequado ao seu estilo de pedalada. Entender os diferentes tipos de aro de bicicleta e para que serve cada um é essencial:
Aro de aço
Seus principais benefícios são dois: a durabilidade e o preço baixo. Ele é a escolha mais indicada para quem está começando a dar as primeiras pedaladas no ciclismo.
Por ser um material mais pesado, a sua utilização é recomendada para ambientes urbanos ou mesmo em trilhas leves, onde não seja exigida uma performance elevada. Além disso, ele possui um grande potencial de enferrujar, por isso o cuidado com ele deve ser redobrado.
ARO DE FIBRA DE CARBONO
É um material nobre e muito presente nas bikes speed, onde cada grama conta. São muito leves, se comparado com os outros elementos. Por isso, ele está no topo dos elementos mais procurados e é o queridinho dos atletas de elite.
Seu formato pode ser arredondado, aero, achatado ou até mesmo fechado. Pode ser utilizado em treinos e competições das mais elevadas.
Em contrapartida, eles precisam de uma atenção especial em caso de chuva, pois a superfície de frenagem é afetada pela água. Além disso, se sofrerem alguma queda significativa podem rachar. Nesse caso, não existe nenhum tipo de conserto.
Aro de alumínio
A grande maioria das bicicletas do mundo são equipadas com aros de alumínio, pois são resistentes, leves, seguros contra a oxidação atmosférica e têm uma longa vida útil.
O formato aero auxilia na velocidade, por isso são bem indicados para freios com respostas mais firmes.
Bem flexível, ele é ideal para aquele pedal mais agressivo, em terrenos bem acidentados e exigentes. Em relação ao custo benefício ele leva sempre vantagem, pois apresenta um bom equilíbrio entre preço e rendimento
Diferentes diâmetros de aros
Para conseguir comprar os aros do tamanho mais adequado para o quadro da nossa bicicleta é necessário compreender, mesmo que minimamente, como funciona o universo das dimensões de aros. Aliás, a recomendação sempre é esta: antes de fechar negócio, o ciclista deve pedalar no aro, para sentir se a estrutura está de acordo com a sua altura. Vamos lá para a explicação!
Aro 20’’: Recomendado para crianças ou adultos ciclistas que possuam uma estrutura física de até 1,45m e o peso corpóreo mais leve.
Aro 24”: Pensado para crianças, adolescentes e adultos ciclistas que estejam com a altura entre 1,35 m e 1,55m.
Aro 26’’: Este é o modelo mais padrão. Pode ser utilizado por pessoas com diferentes estruturas corpóreas. É resistente e responde bem às exigências de terrenos urbanos ou de terra.
Aro 27,5’’: Estabilidade e tração são as palavras-chaves para este tipo de diâmetro. Por isso, ele é bem utilizado por ciclistas dentro das modalidades de MTB XC, Enduro e
Aro 29’’: Na lista dos aros profissionais, o 29” é ideal para quem busca alta velocidade na hora do pedal. Ele exige um freio dinâmico, para atender bem a sua performance.
Aro 700: Normalmente ele é bem híbrido e se adapta conforme a roda e a câmara utilizada. Desenvolvido para auxiliar no ganho de velocidade, sua largura interna é bem estreita e oferece pouco peso .
Modelos especiais
Conheça alguns modelos diferenciados de tipos de aros de bicicleta. Eles são personalizados e não estão disponíveis facilmente para o público comum, porém, vale a pena conferir o funcionamento de cada um:
Liga leve
Fazendo uso do alumínio e do silício, o aro de liga leve oferece o que o próprio nome já diz: leveza. Ele é bastante encontrado no mundo do automobilismo, mas se encaixa perfeitamente no universo do ciclismo, já que proporciona rapidez e muito conforto no momento do pedal.
Magnésio
Há quem diga que o magnésio é o material do futuro. Ele é forte como o aço e mais leve que a fibra de carbono. Por enquanto, continua sendo um material de nicho específico, utilizado por atletas de elite.
Raio personalizado
Usado por quem busca uma maior estabilidade e firmeza no pedal, o raio personalizado normalmente utiliza 32 ou 36 esferas. Com a sua utilização, a bike suporta melhor o impacto do solo e aguenta mais facilmente o peso do corpo de quem pedala.
Como fazer uma manutenção eficaz?
É crucial evitar deixar a bicicleta sob a exposição direta do sol. A incidência dos raios solares pode ressecar o pneu e prejudicar outras partes da bicicleta, diminuindo a resistência do aro aos impactos. Esse desgaste pode resultar em deformações no aro e aumentar a necessidade de serviços de alinhamento.
A limpeza dos aros também é essencial. naturalmente, eles podem acumular sujeira após aventuras ao ar livre. No entanto, é importante lavá-los e secá-los assim que retornar para casa. Deixá-los frequentemente úmidos, especialmente se forem feitos de aço, pode comprometer a estrutura.
Dicas para uma compra consciente
Adquirir uma bicicleta não é algo que fazemos frequentemente, então é crucial aproveitar algumas orientações para fazer a melhor escolha. Ignore as promessas exageradas das propagandas. É fundamental analisar, investigar e comparar cuidadosamente antes de fazer um investimento.
Priorize a qualidade em vez de buscar economia a todo custo. Um aspecto crucial é valorizar a funcionalidade antes da leveza. Entre os diversos tipos de aros disponíveis, uma escolha acertada pode acompanhar você por toda a vida. Vale a pena refletir sobre isso!
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