Nesse post falaremos de um acessório que já teve sua popularidade, mas hoje gera polêmica e divide as águas entre os ciclistas: o bar end.
Talvez você nunca tenha ouvido falar, mas com certeza já deve ter visto na rua aquelas bikes com “chifrinhos” no guidão. Bem, esse é o bar end.
Mas, é um acessório realmente útil? Faz a diferença na hora de pedalar? Continue lendo e descobra!
O que é o bar end?
O bar end é um acessório que fica nas pontas do guidão da bike.
Trata-se de umas barras (daí o “bar” e, como vai no final do guidão, “end”) fixadas nas extremidades do guidão, que oferecem uma possibilidade a mais de pegada.
O bar end não deve ser confundido com as manoplas. As manoplas são acessórios que já vem de forma original nas bikes, e ajudam na aderência.
Embora muitas bicicletas já contem com bar ends de fábrica, em geral, é preciso compra-las e fixa-las separadamente.
Mas, no fim das contas, qual é a finalidade do bar end? É realmente útil?
Vantagens e desvantagens do bar end
Se o bar end não tivesse suas vantagens, logicamente não seria tão usado por muitos ciclistas no mundo. Porém, muitos questionam essas vantagens e assim surge a polêmica.
Faremos uma análise dos pontos principais para você conseguir elaborar sua própria opinião sobre o assunto.
Vantagens
A principal vantagem do bar end é o conforto.
É especialmente recomendado para longas distâncias, porque ajuda a variar a posição das mãos e do corpo e aliviar o formigamento causado por permanecer sempre na mesma postura e fazendo pressão nos mesmos pontos.
Assim, também alivia o cansaço e dores, relaxando os braços e as mãos.
Outra vantagem, um pouco mais discutida, é a performance. É um acessório muito usado por ciclistas que treinam sprints ou pedalam em subidas.
O motivo é que garante maior eficiência nessas ocasiões, ao permitir uma melhor pegada, conseguindo aproveitar melhor a força.
A terceira vantagem, porém é a mais subjetiva, é a parte estética. Há ciclistas que simplesmente gostam de como fica o bar end na sua bike.
Uma última vantagem é o preço e a instalação. Comprar uma bar end de boa qualidade é muito accessível e super fácil de instalar, podendo assim testar rapidamente por nós mesmos se realmente faz uma diferença ou não.
Desvantagens
Começaremos pela estética. Para muitos, isso na real é uma desvantagem porque muda o visual de um jeito que não gostam.
Embora em muitos blogs ou posts sobre o assunto se fala que os bar ends são usados na modalidade MTB, na real podem ser considerados uma desvantagem nessa prática.
A chance do bar end ficar enroscada nos galhos, nos cipós e em basicamente qualquer tipo de planta no mato é grande. Portanto, não é muito recomendado para ser usado na trilha.
Muitos ciclistas garantem que, em locais acidentados ou com obstáculos, o bar end oferece uma proteção extra para as mãos e proteção contra quedas. Mas isso fica por conta e gosto de cada um.
Em geral, não é recomendado para trilhas pelo motivo falado acima e porque as manoplas garantem um melhor controle da bike.
Além disso, as mãos ficam mais expostas para ficar machucadas batendo em galhos e a vegetação em geral. Porém, alguns ciclistas discordam disso.
A terceira desvantagem são os acidentes. Isto é assim principalmente pedalando em grupo.
Não são poucos os casos onde um bar end encostou no bar end de outra bike e ficou enroscado e fez o ciclista perder o equilíbrio, causando um acidente.

Principais tipos de bar end
Na hora de classificar e comprar um bar end é preciso considerar alguns aspectos fundamentais.
Ergonomia
Há bar ends mais ergonômicos que outros, dependendo do acabamento e o formato.
Os modelos mais básicos simplesmente são semelhantes a um tubo, sem oferecer muito mais.
Mas os modelos ergonômicos são mais confortáveis, graças ao acabamento com borracha ou espuma e, portanto, são mais anatômicos e macios.
Alguns, inclusive, oferecem variações como pequenas curvas ou espaços para os dedos, ótimos para longas viagens.
Tamanho
Se você for comprar um bar end considerando o conforto, então é fundamental conhecer o tamanho das suas mãos.
Felizmente, não é preciso instalar o bar end na bike para conseguir testa-lo. Você pode pegar os “chifrinhos” e segurá-los para testar se são verdadeiramente para você.
Diâmetro
O diâmetro também é outro ponto importante na hora de comprar bar end.
Da mesma forma que com o tamanho, você pode ir numa loja e pegar o bar end para descobrir se consegue segurar o acessório com toda a mão para o maior conforto e segurança.
Material
Como falamos no primeiro ponto, o material influi muito na ergonomia, mas também na performance
Há opções de bar ends disponíveis no mercado feitas com todo tipo de materiais.
Os de alumínio e fibra de carbono são muito recomendados porque não adicionam uma quantidade significativa de peso, mas também são muito resistentes.
Se queremos o melhor material, então devemos procurar pelo titânio. Mas, para começar e testar se gostamos do acessório, o mais accessível e é aço comum.
Instalação
Instalar o bar end é muito simples.
Basicamente você só precisa de uma chave allen para fixar o bar end no guidão.
Mas, se você tem uma manopla, é preciso cortar a ponta até que o bar end consiga encaixar certinho no guidão.
O ângulo do bar end em relação ao solo dever ser de uns 45 graus ou menos, e os dois bar ends devem ter a mesma inclinação.
De qualquer forma, recomendamos experimentar até encontrar a posição mais confortável para você.
Resumindo, para você saber se é ou não do time bar end, não há outra opção a não ser tentar e tirar suas próprias conclusões.
Porém, esperamos ter ajudado na sua aproximação desse acessório com as dicas aqui oferecidas.
Para mais material relacionado com o mundo da magrela, só precisa se inscrever na nossa newsletter e será notificado antes que ninguém dos novos posts, além de ter acesso para muita informação valiosa!
1 comentário