CriançasPreparação e PráticaSaude e Bem-Estar

Aro 12: O primeiro passo para o ciclismo infantil

Abicicleta aro 12, muitas vezes, é o primeiro contato das crinaças com o ciclismo. Sabemos que o exercício físico é essencial para o desenvolvimento do ser humano e a manutenção da sua qualidade de vida. É através desta prática que se ganha condicionamento físico e, consequentemente, mais disposição e saúde.

Sendo assim, é muito comum encontrar adultos tentando inserir esse hábito em sua rotina – tanto pela questão da saúde quanto pela questão estética. No entanto, esse costume pode ser estimulado ainda na infância por meio de esportes que tornem a prática de atividade física prazerosa para as crianças e adolescentes.

Um dos esportes mais simples e fáceis de serem implementados na rotina destas crianças é o ciclismo – uma prática muito comum no mundo dos adultos.

Vamos entender como essa decisão pode influenciar e trazer benefícios para a vida dos pequenos? Continue a leitura e entenda como o ciclismo infantil é a porta de entrada para uma vida mais saudável.

Benefícios do ciclismo infantil: saúde e desenvolvimento

Assim como toda prática de esportes, seja na infância ou na fase adulta, os benefícios para a saúde e desenvolvimento são inúmeros. No caso do ciclismo infantil, além de deixar a criança mais ativa e atenta ao seu redor, ainda traz diversas outras vantagens para o seu crescimento.

aro 12

Sem dúvidas, um dos principais benefícios do ciclismo para as crianças é para o desenvolvimento da coordenação motora e do senso de direção. Afinal de contas, para poder andar com segurança é preciso manter a sua atenção naquela atividade em questão. Além disso, precisa que a criança trabalhe diversas partes do corpo para poder se mover em cima da bike.

Mas, ainda há outros benefícios da prática deste esporte, como o aumento da resistência do corpo e a melhoria na postura e no condicionamento físico. Sem contar que essa constância na prática do esporte ainda leva a melhoria na saúde, evitando o surgimento de diabetes adquirida, além de auxiliar na recuperação de lesões óssea e liberar o estresse acumulado em outras atividades.

Sendo assim, podemos perceber que o ciclismo infantil traz inúmeros benefícios para a saúde e o desenvolvimento da criança, deixando-a mais ativa e feliz e aumentando sua qualidade de vida até mesmo na fase adulta.

Mas, para que esses benefícios sejam adquiridos, é preciso saber escolher a bicicleta certa, de acordo com a idade e a fase da criança.

O que é uma bicicleta aro 12?

Cada faixa etária, assim como a modalidade do ciclismo que se quer fazer, exige uma bicicleta que atenda às necessidades. Sendo assim, uma bicicleta para uma criança de 4 anos deve ser diferente de uma bicicleta feita para o público que tem 10 anos, por exemplo. Sabendo disso, é preciso diferenciar através dos aros da bike, sendo uma das opções, a bicicleta de aro 12.

Geralmente, a bicicleta de aro 12 é indicada para crianças entre 2 e 4 anos. Isso porque a polegada do pneu (o aro, como é popularmente conhecido) é de 12, ou seja, bem menores, pois a bike é pequena e vem acompanhada das famosas rodinhas, tendo em torno de 85cm ou 110cm – vai variar de acordo com a marca.

Escolhendo a bicicleta certa para crianças de 4 anos

Se você tem uma criança de 4 anos, nós temos algumas dicas para te ajudar a escolher a bicicleta certa para esta fase, estimulando o ciclismo infantil na sua rotina.

O primeiro ponto a ser observado é o aro ideal para a idade da criança. Geralmente, crianças que têm 4 anos podem escolher dois tipos de bike: as de aro 12 ou as de aro 14. A diferença entre as duas é que as rodas de apoio no aro 14, as famosas rodinhas, é opcional e possuem um tamanho maior que a de aro 12. Sendo assim, recomendamos escolher a de aro 14 se a criança já for um pouco maior e desenvolvida.

Bicicleta de equilíbrio aro 12 x bicicleta de rodinha aro 12: qual a melhor?

Essa pode ser uma dúvida recorrente dos responsáveis, especialmente daqueles que desejam dar mais liberdade e autonomia para a criança. No entanto, é preciso analisar alguns fatores antes de tomar esta decisão, como, por exemplo: a criança tem medo de andar de bike? Ele tem uma boa coordenação motora ou senso de direção?

As biciclistas de equilíbrio são uma boa opção para que as crianças menores treinem bastante sua coordenação e senso de direção antes de começarem a, efetivamente, pedalar.

Quando estivarem familiarizadas com a bike e mais desenvoltas, elas podem passar para as bikes com rodinha, pois trazem mais segurança e, no começo, autonomia para andar por aí sem precisar de apoio, por exemplo.

Assim, avalie a realidade da criança e opte por aquela que traz segurança e conforto durante o processo de aprendizagem. Lembre-se: as rodinhas podem ser retiradas depois.

Como garantir a segurança das crianças ao andar de bicicleta?

A segurança ao aprender algo novo é essencial, principalmente para não criar traumas durante esse aprendizado. Com as crianças é primordial ter um cuidado redobrado nestas situações.

Sabendo disso, garantir a segurança da criança ao andar de bike pela primeira vez é imprescindível. Por isso, acompanhá-la e segurá-la durante as primeiras pedaladas é uma das formas de garantir sua segurança e passar confiança; além disso, equipá-lo com itens de segurança, como capacetes e joelheiras é uma outra forma de protegê-lo.

Dicas para ensinar uma criança a andar de bicicleta pela primeira vez

Vai ensinar uma criança a andar de bike? A gente tem algumas dicas para você!

aro 12

1. Tenha paciência, afinal, ninguém nasceu sabendo, não é? Então, seja paciente com a criança neste momento tão marcante da vida dela.

2. Opte por levá-la em lugares calmos, para que as distrações externas não influenciem neste momento.

3. Andar em círculos – caso o local seja pequeno – é uma ótima opção para aprender a fazer voltas.

4. Acompanhe a criança durante todo o trajeto, a confiança é primordial nesta fase!

Gostou desse conteúdo? Nós temos muito mais em uma newsletter exclusiva para quem ama o mundo do ciclismo e gosta de se manter informado sobre este universo. Assine a nossa newsletter e fique por dentro de tudo o que acontece no mundo do ciclismo.

Artigos relacionados
DicasPreparação e Prática

Guia completo da bicicleta: Tudo o que você precisa saber para começar

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de se exercitar, se divertir e explorar o mundo ao seu…
Leia mais
DicasPreparação e Prática

Como andar de bicicleta na rua de forma segura

Andar de bicicleta é uma ótima maneira de aliar lazer e saúde. Mas não é nenhum segredo que…
Leia mais
Saude e Bem-Estar

Como o ciclismo pode transformar sua saúde mental

Num mundo cada vez mais acelerado, onde o estresse e a ansiedade se tornaram companheiros constantes…
Leia mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *